Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 16/12/2019 as 8:30am

O que é o Estilo de Vida Holístico?

Atiaia Life by Milena Bittencourt Antes de falar sobre o conceito de Estilo de Vida...

Atiaia Life by Milena Bittencourt

Antes de falar sobre o conceito de Estilo de Vida Holístico, é importante iniciar essa relação colunista e leitor relatando as razões por trás do meu desejo em escrever sobre o estilo de vida holístico. Agora, depois de alguns anos, propositalmente, reclusa do mundo social em que me encontrava, descobri que havia vivido, por muitos anos, em um processo inconsciente que acreditava ser benéfico e progressista.

Entretanto, para minha surpresa, depois de chegar ao fundo do poço emocional, compreendi que estava totalmente enganada e que não enxergava a realidade como ela realmente é. Pior, me dei conta que eu desconhecia a mim mesma! É verdade que eu conhecia meus traumas, meus hábitos, meus medos, mas não tinha ideia de quem eu era por trás dessa pessoa que havia me tornado, ou seja, desconhecia a minha verdadeira essência.

Por alguns anos, em profunda análise e em busca pelo meu verdadeiro EU, encontrei o estilo de vida holístico, que foi um divisor de águas em minha vida. Em busca de paz me vi sem saber o que fazer para sentir-me plenamente bem. Já não me conformava mais com a felicidade superficial e os prazeres temporários.

O que eu precisava era encontrar essa tal felicidade que diziam existir e que eu ainda não tinha vivenciado. Até aquele momento, eu tinha minhas dúvidas sobre a existência desse estado perfeito. Mas, essa perspectiva começou a mudar quando passei a ler livros e adquirir uma perspectiva de mundo que não possuía anteriormente e que fizeram com que minhas expectativas aumentassem.

A cada aprendizado vi que a felicidade era real e acessível, não um mero fruto da fértil imaginação de um escritor. Mas como faria para possuir essa felicidade? Como ela se manifestaria em mim? Decidi que buscaria formas de encontrá-la e isso tornou-se a minha missão de vida. Cansada de tentar outros métodos que não me levaram a lugar algum, decidi que daria 100% de mim e faria tudo que fosse necessário para alcançá-la.

Tudo no mundo se repete de certa forma, então, seguir os passos de pessoas que já superam dilemas emocionais, físicos e espirituais bem maiores do que os meus foi o meu combustível para continuar. Eu não tinha muitas opções, ou voltava a viver da forma miserável e superficial, que vivi até aquele momento, ou me entregava totalmente ao processo de transformação. Dei um voto de confiança para esse estilo de vida e dei o “start” ao processo que mudaria para sempre o meu modo de viver.

Confesso que não foi um processo fácil logo no início, afinal, teria que me despir de tudo que eu acreditava ser. Ao mesmo tempo, desde já, adianto que foi um processo que por menor que fosse minha dedicação já me proporcionava uma sensação de paz que jamais havia sentido. Foi assim que descobri o meu propósito, entendi que minha missão era propagar e conscientizar sobre o processo de expansão da consciência que acontece por meio do estilo de vida holístico, que pode fazer parte da vida de qualquer pessoa e em qualquer lugar.

Primeiro, vamos falar sobre o conceito de estilo de vida holístico. Ao contrário de uma dieta que você faz por um período e com uma finalidade específica e que geralmente não traz resultados constantes e permanentes, o estilo de vida holístico é algo natural e constante e que oferece benefícios duradouros, por isso, não acaba em frustração como as dietas e os 'detoxes' que possuem prazo de validade. A palavra holístico foi criada a partir do termo holos que em grego significa "todo" ou "inteiro". Afirmando que para se encontrar o equilíbrio entre a mente, o corpo e o espirito é necessário cuidar e dar atenção a todas as áreas de nossa vida de forma balanceada.

A vida holística vai além de tomar sucos verdes, praticar Yoga ou meditação. Ela consiste em estar sempre consciente das suas ações, pensamentos e reações, como com o que você come, com quem você se relaciona, com sua relação com sua espiritualidade, com o cuidado com o seu corpo, da sua relação com o planeta e, em especial, com o que você fala sobre si para si mesmo e o que acredita que outros falam ao seu respeito.

Viver holisticamente traz benefícios mentais, físicos e espirituais que muitas vezes buscamos encontrar por meio de formas paliativas como vícios, uma vida muito ocupada, relações tóxicas e atividades destrutivas como privação do sono e sedentarismo. Na próxima coluna falaremos sobre os principais aspectos do estilo de vida holístico que podem transformar sua vida e lhe proporcionar a paz que tanto busca. Afinal, quando iniciamos esse processo tudo se transforma, quer queiramos ou não.

Fonte: Atiaia Life by Milena Bittencourt.

Top News