Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 15/01/2020 as 8:30am

Como desenvolver um bom networking sendo tímido?

Sibia Keila. É notório o fato de que o networking, ou seja, as relações que...

Sibia Keila.

É notório o fato de que o networking, ou seja, as relações que estabelecemos com outras pessoas é fundamental na nossa vida pessoal e profissional. Entretanto, como fica o caso das pessoas tímidas? O coaching pode ajudar essas pessoas a criarem bons laços mesmo com a timidez?

A resposta para essa pergunta é sim. Algumas pessoas parecem nascer com desinibição e habilidades sociais incríveis, mas essas habilidades sociais podem muito bem serem aprendidas e os processos de coaching são práticas e úteis para essa finalidade.

Dicas de como ter um bom networking mesmo sendo tímido

Quem é tímido sabe muito bem as sensações que perpassam pelo corpo quando é necessário fazer interação com outras pessoas. Muitas vezes só de pensar em estabelecer contato ou tomar a iniciativa da comunicação você sua frio, treme, entre outras reações.

Vamos dar algumas dicas de como se livrar ao menos um pouco da timidez e conseguir criar um bom networking.

Seja mais flexível

É muito comum as pessoas mais tímidas e introvertidas procurarem interagir com uma ou outra pessoa determinada. Entretanto, para vencer a timidez, é preciso abrir o leque, acreditando que todos têm potencial para criar laços com você.

Conte com a ajuda de terceiros

A pessoa com a qual deseja interagir é alguém em comum com algum conhecido seu? Peça a ajuda dessa pessoa e solicite a ela que te apresente ao seu “alvo” de contato. Isso ajuda a quebrar o gelo e engatar uma conversa.

Não tema as críticas e julgamentos

Um dos principais motivos para alguém tímido evitar contato é o medo do que outras pessoas podem pensar e dizer, é o medo de ser julgado e condenado. Todos somos sujeitos a falhas e isso é super normal e não há nada de errado nisso.

Prepare-se para a conversa

Obviamente você não deve ficar engessado na preocupação do que vai falar, como vai agir, e por aí vai, mas pesquisar sobre o ambiente da conversa, possíveis assuntos e pensar em uma possível abordagem pode ajudar.

Procure a ajuda de um coach

O coach é um profissional que pode te auxiliar a entender em quais situações você fica tímida, quais os medos sentidos e como modificar essa situação, te deixando mais seguro para a socialização.

Top News