Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 20/01/2020 as 6:00pm

Agentes do ICE desrespeitam ordem de juiz em NH e detêm líder imigrante de MA

Na sexta-feira, dia 17, o líder e pai de imigrantes, Nelson Fuentes, foi detido por agentes do...

Agentes do ICE desrespeitam ordem de juiz em NH e detêm líder imigrante de MA Manifesto busca liberdade de Nelson Fuentes.

Na sexta-feira, dia 17, o líder e pai de imigrantes, Nelson Fuentes, foi detido por agentes do Departamento de Imigração e Fiscalização Aduaneira (ICE, sigla em inglês) dentro do Tribunal Distrital dos Estados Unidos em New Hampshire. Ele estava agendado para comparecer ao tribunal neste dia e estava acompanhado de sua família e mais de 50 membros da comunidade que testemunharam como os agentes o afastaram de sua filha, de oito meses de idade.

Imigrante foi detido na frente da família.

Quando os agentes do ICE apareceram no Tribunal, o juiz Joseph Laplante pediu a eles que se idenficasse e ordenou que Nelson retornasse em 48 horas, porque ele não queria que sua família o visse detido dentro do tribunal. 

No entanto, os agentes esperaram até que o juiz deixasse a sala do tribunal para contrariar seu pedido, e prenderam Nelson. 

Este tipo de ação tem gerado grande polêmica, pois os agentes têm buscado pessoas em tribunais municipais, estaduais e federais em New Hampshire e em todo o país.

No ano passado, Nelson era passageiro em um carro que foi parado devido a uma infração de trânsito. Depois da abordagem policial, ele e outras pessoas que estavam no veículo foram levadas a uma delegacia e entregues ao ICE. Os ativistas denunciam que os residentes de Massachusetts que trabalham ou viajam para New Hampshire continuam sendo vítimas da colaboração do ICE e da polícia local. Essas parcerias entre as agências aumentaram a crise de separação familiar nos Estados Unidos, que continua a afetar mais de 11 milhões de imigrantes indocumentados que já estão no país ou são detidos na fronteira. 

Os defensores da comunidade estão alertando sobre essas paradas de trânsito, que estão apenas aumentando e levando imigrantes indocumentados a detenção do ICE.

Os membros da comunidade de Massachusetts e New Hampshire estão exigindo que o ICE libertem Nelson clamam aos funcionários eleitos a apoiar publicamente quer o imigrante possa lutar pela sua família.

Antes de ser detido, nesta semana, Nelson visitou os escritórios da congressista Lori Trahan, da congressista Ayanna Pressley e da senadora Elizabeth Warren. Ele temia que isso acontecesse quando ele fosse ao tribunal. Por isso pediu apoio público dos políticos e que eles estivessem presentes na sexta, durante a audiência. 

A família de Nelson e sua comunidade continuam a luta para libertá-lo da detenção e pedem às autoridades eleitas que tomem medidas públicas para denunciar o comportamento do ICE.

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News