Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 20/01/2020 as 8:30am

Decisões Acertadas

Marcus Giotto. Chegou 2020 e alguém lhe desejou muita saúde, felicidade, amor e...

Marcus Giotto.

Chegou 2020 e alguém lhe desejou muita saúde, felicidade, amor e prosperidade no ano novo. Para que tudo isso aconteça, certamente, vai exigir de você uma habilidade especial: a de tomar decisões acertadas. Aprender a decidir é fundamental para identificar prioridades e facilitar a realização dos objetivos. Quando chega a hora de tomar uma decisão, as melhores opções podem não ser tão óbvias e as razões podem não ser tão claras, mas as consequências, certamente, afetarão dezenas de pessoas ao seu redor.

Aprender a tomar decisões

Antes de conhecer as etapas para tomar boas decisões, é fundamental compreender porque as pessoas devem aprender a escolher melhor no dia a dia, sem medo de errar ou de se arrepender. O autoconhecimento aliado à experiência de vida é essencial para que uma pessoa seja mais controlada emocionalmente e muito mais assertiva antes de decidir sobre algo importante.

Desenvolver a capacidade de fazer boas escolhas fortalece os indivíduos, pois coloca o futuro e as suas possibilidades sob certo controle. Isso permite que bons líderes se desenvolvam, que pessoas cresçam e relacionamentos sejam mais estáveis levando a uma vida plena e feliz.

7 passos para uma boa tomada de decisão

1) Identificar a situação

Sempre que você precisa decidir pelo caminho a seguir, o primeiro passo é identificar e compreender a situação. Analise quais áreas da sua vida serão impactadas por essa decisão, defina quais são as suas prioridades e qual é o real alcance da escolha a ser feita. Quem não faz essa análise detalhada, pode ter a sensação de arrependimento, no futuro, concluindo que não tomou a melhor decisão; buyer’s remorse, como dizem os americanos.

2) Controlar a impulsividade

Sua decisão não pode ser guiada somente pela emoção ou impulso. Se você se sentir pressionado(a) ou agir sob a influência dos outros, as chances de arrependimento são enormes. Portanto, fuja do imediatismo gerado pela impulsividade. Decida com base nos fatos e nas suas necessidades.

3) Filtrar as opiniões dos outros

É importante filtrar aquilo que os outros lhe dizem e recomendam. Na hora da tomada de decisão, nada mais comum do que recorrer a amigos e parentes para conversar e trocar ideias sobre a escolha que deve ser feita. No entanto, tenha cuidado! Nem sempre os fatores que são importantes para as outras pessoas são relevantes para você também. Afinal de contas, quem irá lidar com as consequências da decisão é você, não é mesmo?

4) Pés no chão

Seja realista e encare os fatos no momento da tomada de decisão. Isso lhe deixará mais otimista, reduzirá as chances de frustração no futuro e evitará a criação de expectativas destrutivas. Ter os pés no chão dá mais segurança e reduz as chances de decepção no futuro.

5) Procurar alternativas

Fique atento(a) aos detalhes antes da tomada de decisão. Não limite seu pensamento apenas àqueles caminhos tradicionais, conhecidos como “mais seguros”. Analise outras alternativas que você não havia pensado. Sempre há mais de dois caminhos possíveis.

6) Refletir sobre as consequências da sua decisão

É muito comum no processo de tomada de decisão que as pessoas pensem apenas no efeito imediato. Porém, pensar nas consequências no curto, médio e longo prazo demonstra sabedoria.

7) Evitar procrastinação

A procrastinação é um dos grandes desafios dos indivíduos na atualidade, e isso também é aplicável à tomada de decisão. Sempre que houver uma decisão a ser tomada, evite adiar essa ação. Pesquise todas as informações sobre a questão, reflita sobre as consequências, avalie alternativas e quando tiver tudo pronto, simplesmente decida. Prolongar o sofrimento da indecisão pode criar ainda mais ansiedade e deixar o processo angustiante.

Como aumentar sua inteligência emocional para tomar boas decisões?

Se você quer fortalecer sua inteligência emocional para fazer escolhas mais sábias em sua vida, a dica do Ph.D. Paulo Vieira é o Método CIS da Febracis. Esse treinamento de 50 horas é um curso de imersão de três dias e que, em pouco tempo, pode turbinar a sua inteligência emocional. Entre em contato com o Master Coach Marcus Giotto no WhatsApp +1 (508) 335-7368 ou visite www.oseucoach.com/marcusgiotto para maiores informações. Feliz Ano Novo!

Fonte: Marcus Giotto.

Top News