Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 23/01/2020 as 10:00am

EUA analisam enviar brasileiros para o México em meio a aumento de prisões na fronteira

O Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS, sigla em inglês) considerou enviar...

EUA analisam enviar brasileiros para o México em meio a aumento de prisões na fronteira A aumento de brasileiros detidos na fronteira for‡ou a decisão.

O Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS, sigla em inglês) considerou enviar imigrantes brasileiros que cruzam a fronteira para o México para aguardar suas audiências nos Estados Unidos. A decisão partiu depois de acordo das autoridades norte-americanas com a mexicana.

As deliberações vieram em resposta ao aumento de brasileiros que chegaram à fronteira dos EUA com o México em busca de asilo, de acordo com as informações. 

A administração do presidente Donald Trump também considera a possibilidade de enviar requerentes de asilo brasileiros para outros países, de acordo com a autoridade dos EUA.

Trump, que está buscando a reeleição em novembro, fez da imigração um foco central de seu discurso aos eleitores. Durante sua presidência, ele criticou os requerentes de asilo e argumentou que a maioria dos imigrantes que chegam à fronteira não tem um pedido válido de proteção.

Se o plano avançar, os brasileiros poderão ser enviados ao México sob um programa conhecido como “Protocolos de Proteção aos Migrantes”. Mais de 57.000 imigrantes não mexicanos foram devolvidos ao México sob esse esforço desde que foi lançado há um ano, segundo o DHS.

O programa já havia coberto imigrantes de língua espanhola. Mas a adição de pessoas do Brasil ampliaria ainda mais o seu alcance.

A porta-voz do DHS, Heather Swift, não confirmou ou negou a possibilidade de que os brasileiros possam ser enviados ao México, mas disse que o departamento "está sempre procurando maneiras de expandir e fortalecer o programa para incluir novos locais, populações e procedimentos".

A possibilidade de incluir o Brasil no programa surgiu à medida que o número de brasileiros presos na fronteira aumentou no ano passado.

A Patrulha de Fronteira capturou cerca de 17.900 brasileiros na fronteira sudoeste no último ano fiscal, que começou em 1º de outubro de 2018. O número foi um forte aumento em relação às 1.500 prisões do ano anterior.

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News