Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 24/01/2020 as 4:30pm

Mostra de artes – Mineiro de Ferro – do Artista Plástico Demogolet

Albertina O artista Plástico Décio Moreno Gomes Leite  Uma retrospectiva com foco...

Albertina
O artista Plástico Décio Moreno Gomes Leite 

Uma retrospectiva com foco no minério de ferro e destaque para as releituras da obra do Mestre Ataíde, que ocupou com muito sucesso a Galeria de Arte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em setembro de 2019, estará agora em exposição no Restaurante Casa dos Contos – Savassi em BH. A exposição aborda tema que está na pauta diária da mídia nacional: a exploração do minério de ferro, em especial nas Minas Gerais, lembrando que no dia 25/01/2020 faz um ano que se rompeu a barragem da Mina do Feijão em Brumadinho. A mostra estará em curso no espaço cultural Restaurante Casa dos Contos, local que se tornou há mais de 40 anos ponto de encontro de artistas, intelectuais, apreciadores das artes plásticas e da boa gastronomia. A Mostra estará disponível para a visitação do dia 28/01 a 03/03/2020.

O eixo conceitual da exposição do arquiteto, pintor e escultor Décio Moreno Gomes Leite [ Demogolet ], é a presença do minério de ferro como elemento de identificação da alma mineira e de formação das Minas Gerais. A mostra reúne telas com técnicas e estilos variados, elaborados em diferentes momentos criativos do artista plástico Demogolet. Há obras inspiradas no Classicismo, no Impressionismo, no Pontilhismo, no Expressionismo e até mesmo na pop art. Todas as telas, pintadas a partir de1979 até os dias atuais, fazem referência ao minério de ferro, de forma concreta, como naquelas que os vagões o transportam ou conceitualmente nas releituras de parte das obras do Mestre barroco Manuel da Costa Ataíde, que estão localizadas no forro e nas paredes laterais internas da Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto. Nessas telas que são o destaque na mostra, o minério de ferro está presente como o elemento que auxiliou os artistas do barroco a realizarem o seu magnífico trabalho, viabilizado pelos recursos financeiros provindos da sua lavra e do ouro. Há duas telas à óleo que fazem referência direta às consequências do rompimento da barragem da Mina do Feijão em Brumadinho: Neoliberalismo (70x113cm) e O último índio com o último peixe no último rio (70x113 cm). São obras com forte apelo para a causa ambientalista. Concebida especialmente para a Mostra, a Assemblage “Os Rejeitados”, tem tudo para provocar muitas reflexões nos visitantes da mostra. Nela somos instados a perceber que a lama do minério de ferro encobre, além das vidas e da história local, a luz do saber. Décio Moreno Gomes Leite (Demogolet ) graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais ( UFMG ). Iniciou suas atividades artísticas em 1974, ao ser selecionado para o 2º Salão Global de Inverno, concurso da Rede Globo de Televisão cujos trabalhos participantes foram expostos no Palácio das Artes. Selecionado e premiado em salões de arte, com exposições individuais e coletivas, o artista encontra-se em atividade permanente.

Metallica em BH

A Banda Metallica

 

A banda Metallica se apresentará pela primeira vez em Belo Horizonte no dia 27 de abril. O show do grupo com quase 40 anos de carreira acontecerá no Mineirão. 

Na turnê pelo Brasil, o Metallica também desembarcará em Porto Alegre (21 de abril), Curitiba (23) e São Paulo (25). 

A abertura do show em BH ficará por conta da banda Ego Kill Talent.

3-“Moana – O Musical” no Palácio das Artes

Integrando a programação da 46ª Campanha de Popularização Teatro & Dança, no dia 30 de janeiro, o Grande Teatro do Palácio das Artes recebe o espetáculo Moana, o Musical.

 Dinâmico, leve e divertido o espetáculo é para toda as idades. Nessa aventura, a aldeia de Moana sofre uma terrível maldição que afeta diretamente o solo e o mar, que produz escassos frutos e peixes. A destemida Princesa Moana, filha do chefe, resolve atravessar os recifes e salvar suas terras. E, assim, Moana é escolhida pelo Mar para ir atrás do semideus Maui, que roubou o coração da terra.

O diretor Rafael Ventura foi o responsável pela adaptação do filme para o teatro, com elenco e equipe técnica selecionados cuidadosamente. Houve um extenso trabalho de pesquisa sobre a cultura da Polinésia francesa, onde a história é ambientada, que inspirou as coreografias e figurinos. Os atores se envolveram profundamente no processo de concepção do espetáculo trazendo contribuições para coreografias, trabalhos corporais e arranjos vocais.

A Miller Produções, responsável pelo espetáculo, acredita que levando crianças ao teatro, além de incentivar a literatura, essa atividade cultural estimula a imaginação, a concentração e a capacidade de compreensão dos pequenos. Trata-se de um ótimo passeio para todos, pois ainda é possível apreender regras de convívio social e fazer desse momento de lazer uma excelente oportunidade de aprendizado.

Você Sabia?

Quase todo mundo conhece a expressão “cuspido e escarrado”, usada para enfatizar a semelhança de uma pessoa com outra. O que poucos sabem, contudo, é que teve sua origem numa corruptela, num desvirtuamento de palavras mais elegantes promovido pela ignorância do povo. A locução original seria “esculpido em Carrara”, isto é, cinzelado no nobre mármore da região italiana de Carrara pelas mãos hábeis de um artista.

Para Refletir:

 

6- Foto Galeria VIP

Maria Elvira Ferreira e Marcelo Ab- Saber.
Este colunista e Suzely Ortênzio.

 

Albertina Moura e o estilista Victor Dzenk

 

A atriz Glória Pires.

Top News