Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 29/01/2020 as 4:30pm

Entrevista da escritora Sandra Bandeira

Arilda. Hoje minha entrevista é com a escritora brasileira Sandra Bandeira, que mora na...

Arilda.

Hoje minha entrevista é com a escritora brasileira Sandra Bandeira, que mora na Itália. Ela escreveu o livro  "Brixia Brasile in Versi" 

e vai contar um pouco a sua história de imigrante no país europeu das maravilhas, da arte, da culinária, e das cidades mais antigas do mundo.

 -Ola Sandra ! Qual é a sua origem, estado, cidade e há quanto tempo você vive na Italia? 

*Hello everybody! Fiquei muito feliz com o convite e a oportunidade de compartilhar, realizar a nossa conexão com vocês diretamente da Provincia de Brescia, no norte da Italia. Eu sou cearense natural de Fortaleza e vivo há 11 anos nessa histórica cidade greco romana. Berço da humanidade que amo muito! Sem dúvida, maravilhoso é viver na BRIXIA antiga, e hoje BRESCIA. A historia é viva por aqui. 

 -Qual é a historia de sua ida para a Italia?

 *Eu deixei o Brasil com o sonho de estudar "direito"-Giurisprudenza na Itália e fazer um intercâmbio cultural na Europa. Realizei um tour em 2008 quando visitei Brescia e fiquei encantada. Em 2009 comecei a estudar na Università degli Studi di Brescia e no mesmo ano conheci um bresciano. Nos casamos em 2013 e estamos juntos até hoje. Em 2013 também iniciei um curso de Mediação Artistica Cultural e pude conhecer em profundidade o patrimonio cultural dessa encantadora Provincia. Então, após concluir esse processo formativo criei o projeto PONTE CULTURAL ITALIA BRASIL atual Connessione Itália/Brasile. 

-Foi uma coisa planejada ou aconteceu na sua vida? 

*Planejado mesmo era somente o desejo de estudar direito e fazer um intercambio. O resto aconteceu depois ao submergir nessa experiência intercultural. 

-Fala um pouco como foi o seu processo de adaptação?

*O meu processo de adaptação foi difícil diante das primeiras experiências. Por exemplo: estudar leis de um país diverso sem dominar o idioma, lidar com o modo formal e pontual dos italianos especialmente no meio acadêmico e me deparar com os inúmeros estereótipos sobre o Brasil e sobre a mulher brasileira.

Outra grande dificuldade foi o enquadramento profissional, uma praxis muito burocrática e difícil para regularização de todo estrangeiro. E como a maioria das pessoas no mundo inteiro sofri com os preconceitos. Por isso, criei a Connessione Italia Brasile com o objetivo central de remover estereótipos. 

-O que você mais gosta do lado profissional e pessoal morando na Italia? 

*Gosto quando escrevo, entrevisto artistas, organizo ou participo de eventos culturais e os italianos me dizem que através dessa conexão conheceram algo novo sobre o Brasil além do samba, futebol e carnaval. Pessoalmente me sinto realizada especialmente com a conclusão do meu projeto literário o meu livro "Brixia Brasile in Versi". 

-Como você percebeu esta sua vontade e entendeu que seu destino era ser escritora?

*A vontade de escrever veio em paralelo a vontade de divulgar a Literatura de Cordel na Itália. E consequentemente, a ideia de criar um cordel bresciano essa rica coletânea histórico poética. 

-Quais eram seus passatempos que te levaram a querer contar historias? 

*O meu passatempo preferido por aqui é visitar castelos medievais. Quase todo fim de semana descubro um novo pra visitar, tirar fotos e conhecer a história deles.

 -De onde vem os seus personagens? São inspirados em pessoas reais ou em fatos?

 *Os personagens que me trazem inspiração são personagens históricos, alguém que deixou um marco na historia mundial. Gosto muito por exemplo:Anita Garibaldi, dos ex combatentes do exercito brasileiro, dos gladiadores e de poetas como Giosuè Carducci e José de Alencar. 

-Qual será o seu próximo livro? Você esta com algum na gaveta? 

*O meu próximo livro com certeza será sobre histórias da Guerra ou de imigrantes ou quem sabe minha auto biografia. 

-Do Brasil, quais são as lembranças melhores? 

*Do Brasil as lembranças são todas presentes e intensas. Saudade viva dos verdes mares, do nordeste, da alegria e do calor humano brasileiro.

 -Uma das experiências inesquecíveis que você ja viveu na Italia?

 *Experiência inesquecível que vivi na Italia foi passar um Réveillon em Ferrara, no Castelo degli Estensi admirando um espetáculo de fogos de artifícios como fogo que saía das muralhas acompanhado de musica classica. Fantástico e inesquecível! 

-Uma referência importante na sua vida? 

*O amor e a família. Meu marido è uma referência importantissima na minha vida, assim como minha mãe e meu filho. São meus portos seguros. 

-Cite três coisas que ainda estão na sua lista de desejos? 

*Três coisas da minha lista de desejos me faz pensar um pouco...sou bem feliz até aqui com o que tenho e com aquilo que ja realizei também. Com certeza, conhecer mais alguns países. Mas, também conseguir um lugarzinho no Brasil na area de comunicação seria um sonho! Criar outros projetos literários. 

-Qual é o seu mantra? 

*Meu mantra é o da energia feminina, do positivismo, do espírito e da perseverança necessários para afrontar qualquer desafio ou projeto.

 -Você tem planos de viver novamente no Brasil? 

*Sim quero me transferir ao Brasil e viver minha velhice na minha terra. Creio que em breve isso vai ser possível, quando meu marido se aposentar. 

-Como você gostaria de ser lembrada no futuro?

 *Gostaria de ser lembrada no futuro como uma nordestina que lutou contra os estereótipos na Europa. (risos)

-Muito obrigada pela sua atenção e desejo muito sucesso para você.

*Eu que agradeço! Carissimi saluti.  Bacione a tutti.

EU FOTO MINHA APRESENTACAO
FOTO PAUTA LIVRO BRIXIA

MEU LOGOTIPO NUOVO.

Top News