Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 3/02/2020 as 5:00pm

Grupo Mulher Brasileira diz que “é imoral mandar brasileiros para o México”

Heloísa Galvão ‚ uma das fortes ativistas dos direitos brasileiros em Massachusetts. O...

Heloísa Galvão ‚ uma das fortes ativistas dos direitos brasileiros em Massachusetts.

O Grupo Mulher Brasileira (BWG), emitiu um comunicado e qualificou como desumana, ilegal e perigosa a decisão do Departamento de Segurança Interna (HSI, sigla em inglês) de enviar imigrantes brasileiros para o México quando eles solicitam asilo quando são detidos na fronteira. 

O Brazilian Times divulgou na edição de sexta-feira, dia 31 de janeiro, a notícia sobre a inclusão dos brasileiros no programa de Protocolos de Proteção de Migrantes (MPI, sigla em inglês), anunciada na quarta-feira, 29 de janeiro. O Grupo Mulher Brasileira afirmou que pelo menos 10 brasileiros, incluindo famílias com crianças pequenas, foram enviados para a cidade de Juarez, no México.

“É imoral tentar expandir um programa com resultados tão ruins”, disse Heloisa Maria Galvão, diretora-executiva do Grupo, acrescentando: “Estamos extremamente preocupadas. Os brasileiros não falam espanhol e não têm conexões ou redes para ajudá-los em Juarez. Ouvimos das famílias que são informadas pelos policiais que precisam esperar em Juarez pelo menos até abril. Essas pessoas não têm dinheiro ou onde ficar”. 

De acordo com os relatos da mídia, houve 64 homicídios em Juarez nos primeiros 18 dias de 2020. O ano anterior terminou com 1.500 assassinatos; as mulheres são um alvo mais frequente.

O BWG solicita que o governo brasileiro tome medidas imediatas para proteger seus cidadãos, abrindo um escritório em Juarez. “Desde a posse do atual presidente brasileiro, o governo tem falhado terrivelmente na proteção e defesa dos brasileiros que emigram para os Estados Unidos. Não podemos esquecer que a imigração do Brasil disparou como resultado das más políticas de ambos os países, não podemos penalizar as famílias por tentar melhorar a vida de seus entes queridos. É hora desse absurdo terminar. Pedimos a interrupção imediata dos voos charter para deportar brasileiros e que o governo brasileiro garanta a defesa do seu povo”.

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News