Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 21/02/2020 as 6:00pm

Cooperadas do GMB voltam de assembleia empoderadas

“Esse encontro mudou a minha vida”, disse a cooperada Gilvânia Araújo, uma das três...

Cooperadas do GMB voltam de assembleia empoderadas Cooperadas participaram dos debates de Assembleia da Aliança Nacional das Trabalhadoras Domésticas.

“Esse encontro mudou a minha vida”, disse a cooperada Gilvânia Araújo, uma das três membras da Cooperativa Vida Verde de Mulheres, referindo-se à Assembleia geral da Aliança Nacional das Tabalhadoras Domésticas (NDWA), realizada em Las Vegas, Nevada, de 15 a 19 últimos.

A delegação do Grupo Mulher Brasileira reuniu seis mulheres e três crianças. Edna Vicentino e Gilvânia Araújo fazem parte da Cooperativa de Mulheres.

Alessandra Nascimento, está treinando para ser cooperada. Lucimara Rodrigues, cooperada senior, representa as house cleaners brasileiras no Conselho de Trabalhadoras. Ela foi eleita ano passado. O grupo incluiu também a organizadora de direitos trabalhistas Lídia Ferreira, e a diretora do GMB, Heloisa Maria Galvão.

Durante os quatro dias da Assembleia, marcada para Las Vegas por causa da importância do caucus que acontece em Nevada este sábado, as trabalhadoras domésticas participaram de reuniões, apresentaram workshops, votaram na nova diretoria da Aliança e tiveram oportunidade de fazer perguntas ao vivo à senadora Elizabeth Warren e ao senador Bernie Sanders, que concorrem às eleições presidenciais. Também apresentaram um número musical durante a noite de talentos.

O impacto da Assembleia na vida dessas mulheres fica claro quando elas falam. Edna “achou (o encontro) magnífico, uma coisa muito grandiosa, empoderada, a gente junto dessas mulheres se sente exaltada. Tanto aprendizado, conhecemos muitas pessoas, vemos muita coisa diferente. Eu quero estar sempre neste congresso”.

Alessandra: “Aqui a gente sai da nossa zona de conforto, vi que tem pessoas que se importam com o outro, tantas mulheres lutando pelos nossos direitos, por benefícios para todas. Saiam vocês também da sua zona de conforto, façam a diferença onde você estiver. Nós precisamos mudar o mundo, ecologicamente, na saúde, nosso posicionamento. Nós podemos muito mais do que achamos que podemos. É força, unidade, poder e união e juntas podemos transformar o mundo”.

“Existiam duas Gilvânias, uma antes e outra depois. Hoje, esta Gilvânia está totalmente impactada”, diz Gilvânia. “Não era nem para eu estar falando, porque estou muito emocionada. Eu vim com a visão de housecleaner, eu sou housecleaner e fui convidada pela Cooperativa Vida Verde. Hoje eu me coloco como mulher forte, uma mulher capaz de mudar o mundo. Hoje eu não me coloco mais como uma funcionária, uma trabalhadora, mas uma mulher que pode criar leis, ajudar as leis que estão aí para serem cumpridas, transformadas, isso é muito forte. Eu achava que isso era uma utopia. Não é. É realidade e fato. Nós vamos vencer e eu sou uma outra Gilvânia”.

Lucimara Rodrigues, veterana dessas assembleias e de manifestações, disse que mal podia falar: “Há 11 anos eu quero que as mulheres pensem assim porque eu sei o tanto que a Aliança fez de diferença na minha vida, o tanto que ainda faz. É muito bom escutar uma pessoa que chega aqui e saí transformada, porque a primeira vez que eu vim eu saí transformada”. E conta: “Em 2011-2012, a Aliança fez uma coisa impactante, fizeram um círculo em frente à Casa Branca e várias mulheres foram presas, muitas eram indocumentadas.

Eu fiquei emocionada, eu não sabia se parava na rua ou se chorava porque aquilo foi tão forte, tão emocionante. Na época estavam fazendo a campanha Families Belong Together. E agora, eu venho aqui, 2020, e eu vejo a meta sendo cumprida, eu vejo o poder, o tanto que (a Aliança) cresceu. Estou maravilhada, cada vez eu estou aprendendo mais”.

Lívia Calixto foi uma das intérpretes do grupo. “Incrível. Eu estou tendo a oportunidade também de ser as vozes dessas mulheres maravilhosas. Este é um momento importante não só na minha vida pessoal, como na minha carreira. Somos mais de mil mulheres (na Assembleia). As nossas necessidades estão sendo ouvidas, as mulheres estão se organizando em prol de um bem comum. Isso vai impactar nossas famílias, é uma esperança que a longo prazo vai fazer uma diferença para nossa comunidade”.

Lídia Ferreira aproveitou para convocar todas as mulheres, “você que é mulher de cor, você que é trabalhadora doméstica, venha participar deste movimento que é mundial.

Lucimara, Alessandra, Edna e Gilvânia apresentaram workshop sobre o trabalho da Cooperativa Vida Verde

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News