Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 26/02/2020 as 9:00am

Evento visa arrecadar dinheiro para custear bolsas para estudantes indocumentados em Somerville

Os estudantes indocumentados ou que têm status temporário não se qualificam para receber...

Evento visa arrecadar dinheiro para custear bolsas para estudantes indocumentados em Somerville Evento terá participação da SeBoom, uma banda de mulheres com inspiração brasileira.

Os estudantes indocumentados ou que têm status temporário não se qualificam para receber ajuda financeira federal. Portanto, mesmo que um aluno passe quatro anos como destaque na Somerville High School, ele ainda não será considerado candidato e terá que pagar para ter acesso a uma faculdade do estado ou comunitária. Isso torna a jornada um desafio insuperável.

Com isso em mente, uma coalizão formada por educadores, músicos, líderes e membros da comunidade de Somerville (Massachusetts) se uniu para oferecer esse objetivo ao alcance dos estudantes. No dia 1º de março, eles realizarão a “Somerville Dreamers Scholarship Launch Party” na Cantina La Mexicana, localizada na Union Square.

“Há muitos residentes de Somerville bem-intencionados que querem fazer algo para ajudar seus vizinhos imigrantes, mas é difícil saber o que fazer", disse Jamal Halawa, professor de inglês. "Eles querem saber como podem ajudar", continuou.

Depois de ver os educadores do Sindicato dos Professores de Boston e Lawrence criarem uma bolsa em suas comunidades para indocumentados, Halawa se reuniu com a Deputada Estadual Denise Provost, a Coalizão de Defesa dos Imigrantes e Refugiados de Massachusetts (MIRA, sigla em inglês), educadores da Associação de Professores de Somerville e a ativista de Somerville Janine Fay para lançar uma bolsa semelhante.

"Há muitos educadores trabalhando para tornar as escolas 'em locais de santuário' e seguras para crianças indocumentadas que estão no país sozinhas ou com a família", disse Halawa. “O problema é que não importa quanto tempo elas morem nos EUA, não importa quão boas sejam suas notas, não importa o quanto elas sonham seguir carreira estudantil, se não tiverem documentos, terão que pagar mensalidades altas, o que para muitas é impossível”, continuou.

As taxas de ensino para faculdades e universidades do estado de Massachusetts podem ter valores duplicados ou triplicados para indocumentados. Além disso, o aluno tem zero de acesso a ajuda federal, e isso pode proibir sua frequência nas faculdades públicas, sem falar nas escolas particulares.

Embora não haja dados sobre quantos imigrantes indocumentados vivem em Somerville, o assunto é relevante para uma parcela significativa da população local. De acordo com dados da American Community Survey de 2017, 13,8% da população de Somerville não são cidadãos dos EUA e 10,6% são cidadãos por naturalização.

Dados do relatório de 2019-2020 do Departamento de Educação de Massachusetts mostram que 21,1% dos estudantes são alunos de inglês e 49,4% falam inglês como segunda língua.

Fay organizou a festa de lançamento, que contará com seu grupo musical SheBoom (um conjunto de percussão e vocal de inspiração brasileira), a Second Line Social Aid, a Pleasure Society Brass Band e o SHS World Percussion Ensemble, liderado pelo brasileiro Marcos Santos.

″Esta bolsa vai ajudar as crianças e apesar de ser uma pequena gota de água no no balde, as pessoas ficam felizes em fazer parte disso”, disse Fay. "Temos que compensar todas as coisas horríveis que nosso governo está fazendo e fez".

O evento acontece no domingo, dia 1º de março, a partir das 3:00 pm até às 5:00 pm, na Cantina La Mexicana, 247 Washington Street, na Union Square de Somerville. Cheques, dinheiro e cartões de crédito serão aceitos como doações. Quem não puder ir à festa pode doart on-line através do site www.bit.ly/SHSDreamers.

O brasileiro Marcus Santos também participará da festa.
Veja a diferença de custo de taxas para um aluno que recebe apoio do governo e quem não recebe.

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News