Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 25/03/2020 as 10:30am

A prática da empatia em momentos de crise

Atiaia Life by Milena Bittencourt. É verdade que a busca e o clamor por paz aumentam em...

Atiaia Life by Milena Bittencourt.

É verdade que a busca e o clamor por paz aumentam em tempos de crises. O que não podemos esquecer é que as dificuldades que enfrentamos coletivamente são responsáveis por unir ou separar a humanidade, vai depender da presença ou ausência de empatia nas nossas ações.

Agora, é uma boa hora para relembrar que dividimos o mesmo planeta, o mesmo ar, o mesmo sol e a mesma lua. E entender que cuidar do outro também é cuidar de si mesmo e é essencial.

O pânico e o instinto de sobrevivência acionados simultaneamente são uma verdadeira bomba relógio prestes a explodir. As pessoas desinformadas e dominadas pelo medo criam mais caos, não conseguem pensar nos outros ou racionalmente por estarem focados somente em seu próprio bem estar. Compras de produtos essenciais de forma exagerada é um dos transtornos causados pela cegueira do medo e da ignorância.

Tais atitudes podem parecer inofensivas, mas afetam diretamente os que vivem às margens da sociedade e os idosos que possuem dificuldade em locomoção e acessibilidade. Por isso, reflita sobre suas decisões e seu nível de empatia, isso pode ajudar você a enxergar o mundo com outros olhos, olhos mais generosos com quem está em uma realidade totalmente diferente da sua, mas que deve também merece respeito.

Não basta apenas focar em se prevenir do vírus, é preciso saber lidar coletivamente de forma empática e consciente. Provavelmente, você não seja o cientista que descobrirá a cura para esse vírus e salvará milhões de pessoas, mas talvez você pode ser a pessoa que deixou o caminho daqueles que enfrentaram dificuldades maiores que a sua mais leve, mais feliz.

Esse mais do que nunca é o momento de espalhar paz, pois o pânico coletivo durante uma pandemia é extremamente prejudicial.

No meio de tanto caos externo é possível vivenciar a paz interior, e você é o responsável em cultivá-la. Para alcançá-la é necessário acreditar que ela pode se manifestar em sua vida e que você é o único que tem o poder de criá-la. A decisão de permitir ou não que um caos interno se instaure na sua vida é sua, e de mais ninguém.

Essa paz não se compra ou empresta, você encontra dentro de você. A quarentena é um excelente momento para refletir e repensar sobre nossas atitudes e decisões a respeito do outro. O momento em que vivemos é caótico e assustador, e é preciso ter cautela e tomar todos os cuidados necessários, mas também não devemos permitir que o medo tome a direção de nossas vidas.

Para se afastar do medo, uma boa “receita” é o uso de práticas holísticas como meditação e técnicas de respiração. Elas podem aliviar os sintomas de estresse e preocupação. Afinal, as ferramentas holísticas existem justamente para nos manter balanceados e conscientes mesmo em situações desafiadoras como a que estamos vivendo atualmente.

Top News