Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 27/03/2020 as 12:30pm

Março: O mês que comemora o dia Mundial da Oração

Albertina. O Dia Mundial da Oração surgiu no século XIX, nos Estados Unidos e Canadá,...

Albertina.

O Dia Mundial da Oração surgiu no século XIX, nos Estados Unidos e Canadá, através de um movimento que reuniu mulheres cristãs desses países, com o intuito de expandir as obras missionárias.

A partir desse encontro, identificaram que a oração, além do ato de orar, é mais ampla, envolve agir em prol de causas sociais, visando o bem comum.

Segundo definições de Larousse, a oração é a súplica dirigida a Deus ou a outra divindade que se creia, fazendo-se uma invocação em agradecimento ou uma súplica por algo que se necessita.

A pessoa que ora é motivada pelo entusiasmo de seu próprio discurso, pois a fé eleva a crença de que seu desejo será atendido, abre espaço para a renovação do espírito, através do sentimento interior de esperança.

Segundo as religiões católica e protestante, a fé, unida à esperança e à caridade, formam os três bens divinos.

O movimento iniciou-se em 1861, conquistando novas adeptas, já que o interesse era no início a defesa da mulher e de crianças, que foi ganhando força no decorrer da história. Essas primeiras missionárias apresentaram o que consideramos a visão da unidade cristã, juntaram-se unindo força para os problemas das mulheres em todo o mundo.

Dessa forma, o Dia Mundial da Oração foi se difundindo pelo mundo e é celebrado no dia 4 de março. No Brasil, tais comemorações foram adaptadas somente em 1938, através da Igreja Presbiteriana do Brasil, espalhando-se por todo o país.

Com isso, são colocados nas mãos de Deus os conflitos em família, cura interior, realização profissional, paz, saúde, dentre outros. Também existem os grupos que se reúnem em oração, a fim de agradecer pela qualidade de vida, pela saúde e por outras bênçãos recebidas.

Independente da crença, o momento pede oração e reflexão diante da pandemia que estamos presenciando.

Coronavírus: com chegada da doença ao Brasil, o que realmente funciona para se proteger?

A principal — simples, porém bastante eficiente — é lavar as mãos com sabão após usar o banheiro, sempre que chegar em casa ou antes de manipular alimentos.

O ideal é esfregar as mãos por algo entre 15 e 20 segundos para garantir que os vírus e bactérias serão eliminados — de acordo com Fernando Spilki, presidente da Sociedade Brasileira de virologia, o tempo para se cantar dois "Parabéns a você".

Essa é uma orientação básica para evitar uma série de doenças e é eficiente especificamente contra o coronavírus porque ele é um vírus envelopado.

Isso significa que, além da estrutura que recobre o genoma do vírus, o chamado capsídeo, ele tem um envelope, uma bicamada lipídica onde ficam as proteínas que vão fazer a interação com as membranas das nossas células para nos infectar.

O envelope pode dar a ideia que esse vírus é mais forte, mas é justamente o contrário.

"A camada do envelope, por conter gordura, é muito sensível a solventes, sabão, à dessecação (extrema secura), à falta de umidade no ambiente", afirma Fernando Spilki, presidente da Sociedade Brasileira de Virologia.

Para Refletir:

Três viajantes encontraram, certa vez, um tesouro.

Depois, sentiram fome, e um dos três foi comprar-lhes comida. No caminho, pensou: "por que não colocar veneno na comida ? Comerão e morrerão, e ficarei com todo o tesouro".

Entretanto, seus companheiros decidiram também matá-lo e dividir entre si sua parte. Quando voltou, assassinaram-no, e comeram a comida envenenada e morreram. (Al-Ghazzali)

Você Sabia?

Uma das curiosidades sobre orquídeas é que elas são flores autótrofas. Isso significa, que elas possuem a capacidade de produzirem o próprio alimento. Basicamente, ocorre o processo de fotossíntese que leva todos os nutrientes necessários.

Minas Gerais enfrenta coronavírus com medidas rápidas de combate à pandemia

Antes mesmo de a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificar o coronavírus como pandemia, o Governo de Minas se antecipou e passou a executar o Plano de Prevenção de Contingenciamento em Saúde do Covid-19.

Além do treinamento dos profissionais de Saúde e monitoramento de casos, o Executivo mineiro decretou situação de emergência em Saúde Pública no estado, como uma das ações de preparação para assistência aos pacientes.

As definições são revistas diariamente, conforme o monitoramento de risco. A situação é acompanhada e estudada durante 24 horas e as medidas intensificadas para conter a propagação do vírus.

Top News