Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 27/03/2020 as 3:30pm

RESILIÊNCIA PARA VENCER O CORONAVÍRUS

Uma visão de quem está acompanhando de perto a realidade desta pandemia. A reflexão de hoje é com o jornalista Saulo Pithan.

Vanilsa.

O momento é de reflexão, de conscientização e sobretudo de informação. Quero inicialmente agradecer pelo convite da amiga Vanilsa Oliveira e do Jornal Brazilian Times para ocupar este importante espaço e compartilhar minha visão a respeito desta pandemia que está abalando o mundo. Sou jornalista formado há quase 15 anos e desde então, jamais havia vivenciado algo nestas proporções. Apesar de todas as dificuldades, vejo necessidade de união e resiliência.

O mundo inteiro parou. O ano é 2020, os fatos cada vez mais assustadores incluindo notícias de morte em massa, isolamento social e confrontos políticos no centro do controle de uma “pandemia” que pela frieza da própria palavra já causa pânico. Estamos diante de uma crise mundial de saúde nunca antes vista e nem vivenciada. Especialistas e autoridades da Organização Mundial de Saúde já anunciaram e pedem precauções diante da gravidade da situação.

Tá parecendo roteiro de filme não é mesmo? Realmente, filmes surpreendem o público. Também são capazes de ativar emoções como o medo e a ansiedade, dependendo da história a ser contada. Surpresa. Improviso. Incerteza. Tudo isso faz parte da nova realidade mundial implantada pelo Covid-19. Difícil mesmo é manter o equilíbrio emocional diante desse desafio mundial, que infelizmente não é uma ficção.

Resiliência talvez seja uma das características a serem desenvolvidas neste momento. Claro que as preocupações são inúmeras! As contas estão chegando e o momento financeiro não é favorável. Você não está acostumado a ficar confinado, tem a sensação de impotência. Você está ansioso! Todo esse contexto é muito desconfortável… Mas, resiliência.

Emocionalmente, é importante não perder a esperança e o ânimo. Sem eles, o desespero chega. A imunidade baixa. A doença se instala mais facilmente. Todos estão com os “nervos à flor da pele”. A informação sobre o assunto é importante, mas o excesso dela pode te tencionar ainda mais.

Dificuldade para relaxar e para desligar a mente podem te impedir de pegar no sono. A preocupação descontrolada vai te congelar e impedir que realize suas atividades. Olha aí! O novo coronavírus afetando indiretamente a sua mente, mesmo que você não tenha sido contaminado.

É tempo de ser prudente. Cautela nas decisões. A sua rotina mudou sem que você tivesse se programado para isso. Faça sua parte, fique em casa, adote novos hábitos e principalmente seja resiliente. Somos diferentes atores, neste mesmo filme, ainda sem um desfecho definido.

Saulo Pithan
Jornalista e Diretor da Performance Comunicação

Top News