Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 8/04/2020 as 9:30am

ALIMENTAÇÃO E ROTINA SAUDÁVEL NA QUARENTENA!!

Coluna Flavianny Marques. Com o isolamento domiciliar, sentimentos como a ansiedade podem...

Coluna Flavianny Marques.

Com o isolamento domiciliar, sentimentos como a ansiedade podem acabar sendo descontados na comida e contrariar uma alimentação saudável. Logo, vem a fome... ou é vontade de comer? Há uma diferença entre a fome fisiológica e a fome emocional.

Fome Fisiológica
Surge de forma gradual e dá-lhe sinais de forma constante e com aumento progressivo de intensidade, como por exemplo as sensações que o seu estômago lhe transmite: se sente algum desconforto, o estômago “vazio” ou até mesmo a “fazer barulhos”.

Com o passar do tempo, se não se alimentar, pode mesmo sentir alguma fraqueza física ou até dor de cabeça. A fome física incentiva-o a alimentar-se assim que possível, mas não o obriga a comer de imediato. Ou seja, surge quando o organismo tem de suprir as necessidades energéticas e nutricionais essenciais ao seu bom funcionamento, através da alimentação.

Fome Emocional
A fome emocional é independente das necessidades energéticas e nutricionais do indivíduo, expressando-se pela vontade de comer em função do estado emocional. Pode ser gerada pela ansiedade, é uma fome específica, como o desejo de comer um doce, por exemplo.

Além disso ela desaparece se fizermos outra atividade e tende a gerar sensação de culpa e frustração após o consumo do alimento. É essencial neste momento ter um planejamento diário de atividades para diminuir momentos de gatilho, de modo a evitar descontar nossas emoções no alimento.

Rotina Saudável
É importante incluir práticas que auxiliarão em nosso lado comportamental para nos ajudar a reduzir os níveis de ansiedade e estresse. Além da rotina saudável, os alimentos certos também podem contribuir para o combate à Covid-19.

O consumo de vitamina C, A e vitamina D são de extrema importância para o sistema imunológico, citado no artigo anterior (“Como Aumentar a Imunidade?”). Durante a pandemia, também é preciso redobrar a atenção com a higiene dos alimentos, para os que são consumidos crus, como frutas, verduras e legumes.

Quando se tem uma rotina muito intensa, opte em adaptar alguns treinos em casa e continue equilibrando a alimentação específica para você, (busque por profissionais da área). Dê preferência sempre por alimentos naturais e evite os industrializados. O corpo precisa de energia, de calorias, para o pleno funcionamento. A observação, entretanto, é não exagerar.

Imunidade x Bebida Alcoólica
É importante ter cuidado com o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, pois a ingestão em altas quantidades, pode diminuir as respostas do nosso sistema imunológico e mais do que nunca, nosso foco agora é saúde e bem-estar. Portanto, equilíbrio e moderação sempre. Alimentação, corpo, emoções e mente equilibrados. Esse é o “cardápio” para enfrentar o período de quarentena.

Flavianny Marques

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624 e Somerville (617) 591-9888.

MINEIRÃO MARKET- Venha conhecer nossas promoções. Açougue, verduras, doces, sucos, pães de sal e muito mais. Temos 3 localizações para melhro lhe atender: Somerville, Marlboro e Malden. Ligue: (617) 301-3900.

Top News