Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 8/04/2020 as 11:30am

Escolha a solitude nessa quarentena e diga não à solidão

Atiaia Life by Milena Bittencourt. Ao contrário do que muitos acreditam, a solidão e a...

Atiaia Life by Milena Bittencourt.

Ao contrário do que muitos acreditam, a solidão e a solitude possuem significados distintos. A palavra solidão está relacionada ao isolamento acompanhado de uma dosagem de sofrimento, de vazio, de desespero e a sensação de não pertencimento. Já a solitude possui o significado oposto.

Enquanto solidão é um estado mental em que você está constantemente sentindo a falta do outro, a solitude é um estado mental em que você está completamente envolvido por si mesmo, sente prazer em estar só. Essas duas palavras se referem, respectivamente, à alegria e ao sofrimento de estar sozinho, e no fim, tudo vai depender da forma como você vai enxergar esses momentos de reclusão.

No estado mental de solitude você é preenchido por um desejo de olhar para si mesmo como nunca antes, de ser o próprio observador que busca por sua essência. O momento em que você se encontra consigo mesmo em um nível mais profundo, mais verdadeiro, é a hora em que o milagre de se sentir completo sozinho acontece.

Isso não quer dizer que a felicidade que você sente quando está entre amigos, em uma festa ou fazendo um stories em suas redes sociais não seja importante ou verdadeiro, de forma alguma, mas é importante ressaltar que, a felicidade consiste em saber ser feliz sozinho e mais ainda acompanhado.

Está na solitude é não possuir a dependência e necessidade do outro para estar bem e feliz. Os dois são ingredientes que não podem faltar, são essenciais para manter nossa saúde mental balanceada.

Se você, durante a quarentena, vem se sentido sozinho pois não pode mais está entre amigos, na igreja, na escola ou em qualquer espaço social onde por anos, talvez, você tenha usado como distração para não lidar de frente com os próprios dilemas não resolvidos, esse pode ser um bom momento para parar e refletir melhor sobre a forma em que vem direcionando sua vida.

Aqueles que escolhem a solitude como perspectiva de vida não se sentem sós, abandonados ou vítimas. Entendem que o distanciamento das pessoas, da correria do dia a dia é necessário para praticar a autoavaliação, prática que os permite enxergar pontos em si mesmo antes não percebidos.

O vazio de uma vida muito ocupada é um exemplo de como preenchemos todas nossas vinte quatro horas do dia olhando para fora de nós, e quase nunca para dentro, onde se encontra o que realmente importa, nossa criança interior que precisa de atenção e afeto.

Escolha a solitude e tire vantagem do tempo que possui, tire algumas horas do dia para ficar sozinho, sem música, sem telefone, sem TV, sem nenhum tipo de distração. Durante os momentos em que estiver sozinho comece a organizar seus pensamentos. Enquanto estiver fazendo a análise de si próprio, comece pela área que preferir, a ordem nessa situação não altera o resultado.

Antes de iniciar sua análise é primordial entender que, para encontrar o seu verdadeiro eu, você deve usar a verdade o tempo todo, não romantizar o tóxico, e entender que deverá fazer perguntas difíceis e profundas responde-las da forma mais verdadeira e genuína possível. As respostas autenticas passam a ser o seu mapa, seu guia, o levando na direção em que deve seguir.

Se você mentir para si mesmo e recusar aceitar certas verdades, será extremamente difícil encontrar o que busca, pois a mentira e a ilusão não levam a lugar algum, a não ser ao estado mental de dúvida, incertezas e medo.

Se você, inicialmente, sentir-se sozinho, e desamparado durante a esse tempo de reclusão, permita-se mudar a forma de enxergar e compreender a situação em que se encontra. Não perca a oportunidade de se certificar de que está investindo seu tempo, sua vida, em algo que realmente se alinha com seus verdadeiros desejos e pretensões.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

ALPHA DENTAL- Fazemos canal, coroa, implantes, dentaduras, tratamentos cosméticos e muito mais. Estamos localizados no 701 Broadway, Somerville (MA). Tel: 617-764-1454

BACC TRAVEL- Oferecemos as melhores opções de viagem saindo de vários pontos e conexões em todas as cidades dos EUA. Estamos localizados no 362 Somerville Ave., Somerville (MA). Tel: 617-629-2222

BMAC- Aulas de MMA, Jiu-jitsu, Muay Thai. Não perca tempo e matricule-se hoje mesmo. Estamos localizados no 700 Mystic Ave., Somerville (MA). Tel: 617-628-3800.

Top News