Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 22/05/2020 as 1:30pm

Coluna Albertina

Paris e a Torre Eiffel Símbolo da França, a Torre Eiffel, inicialmente, não estava prevista...

Coluna Albertina Albertina.

Paris e a Torre Eiffel

Símbolo da França, a Torre Eiffel, inicialmente, não estava prevista para durar. Na ocasião do centenário da Revolução Francesa, um grande concurso havia sido organizado, tendo como tema a “possibilidade de erguer sobre o Campo de Marte uma torre de ferro, de base quadrada, com 125 metros de largura e 300 metros de altura”.

Dos 107 projetos apresentados, o de Gustave Eiffel foi o escolhido. Os trabalhos duraram 2 anos e se desenrolaram em 3 etapas, uma vez as fundações construídas: a construção do primeiro andar, terminado em 1° de abril de 1888, a construção do segundo andar, terminado em 14 de agosto de 1888, e por fim, a montagem definitiva até o topo da torre em 31 de março de 1889, quando o monumento foi inaugurado.

Assim que o projeto virou realidade, estava previsto que o direito de exploração ligado à convenção para a construção da torre durasse 20 anos. Ao fim deste período, a torre deveria ser destruída.

Ao revés da destruição, a Torre Eiffel tornou-se símbolo da França, e se passaram mais de 130 anos desde sua inauguração. A cada ano, milhões de turistas sobem a grande armação de ferro, de onde têm uma das mais belas visões de Paris, sendo pois o edifício mais alto da cidade e o monumento pago mais visitado do mundo.

A Torre Eiffel
fases da Construção
Este colunista brindando à beleza da Torre Eiffel iluminada.

Fatima Miranda e sua “Encantadora Produção Artística”

Artista plástica, curadora e professora de artes. Respeitada criadora de projetos e ações culturais, atua na capital mineira e em diversas localidades do Brasil. Suas obras participam constantemente de exposições no território pátrio, já tendo inclusive sido vistas em diversas partes do globo: Lisboa, Porto, Madri, Roma, Túnis, Santo Domingo, Praga, Sofia, Viena, Oslo e Londres, estão entre eles. Dedica-se intensivamente à pintura - do cavalete ao mural, das galerias às intervenções urbanas.

A pintura de Fátima Mirandda reflete a sua personalidade forte e o seu olhar realista e ao mesmo tempo poético sobre o mundo. Sua desenvoltura transborda potência gestual. Novas fases são constantes, como forma de revitalizar a sua produção e formulações artísticas. A sua obra aborda diversos temas, sendo marcante o da figura humana. A artista tem uma sólida trajetória em retratos, executados em tinta acrílica espatulada sobre tela.

Com ateliês em Betim – onde vive – e em Belo Horizonte, a artista ministra oficinas e aulas para crianças e adultos. Além de artista e professora, Fátima Mirandda é promotora da arte mineira.

Em Betim, é reconhecida como criadora de eventos e projetos (“Pintando ao Vivo em Betim” e “Circuito Cultural de Artes de Betim”), tendo exercido o cargo de coordenadora da Secretaria de Cultura, de presidente da Associação de Artesãos e Artistas Plásticos de Betim e os cargos de diretora e coordenadora do Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo.

Como curadora, já participou da organização de livros (Gallery Art Brasil I), de salões (Salão de Arte de Itabirito, Congonhas e Betim) e de projetos no exterior (Circuito Internacional de Arte Brasileira).

Em Belo Horizonte, vem trabalhando há anos no Espaço Cultural do Restaurante Casa dos Contos. Nesta galeria independente, por meio de uma programação regular, Fátima Mirandda tem apresentado a produção atual de artistas mineiros consolidados e a produção de novos talentos, inclusive grafiteiros. Mineira, nascida em Governador Valadares, Fátima é conhecida e reconhecida por seus retratos, que expressam sentimentos e transbordam vida.

Nas palavras do consagrado artista Plástico Miguel Gontijo, “Seus retratos não são simplesmente ilustrativos, mas profundamente visuais”.

A Artista Plástica Fátima Mirandda

Você Sabia?

Das cinco cidades mais altas do Brasil, quatro estão em Minas Gerais. A ordem é: 1. Campos do Jordão (SP) – 1.620m / 2. Monte Verde (MG) – 1.554m / 3. Senador Amaral (MG) – 1.505m / 4. Bom Repouso (MG) – 1.360m / 5. Gonçalves (MG) – 1.350m.

Projeto “Renova”

A partir dessa premissa, Luiza Miranda idealizou o “Projeto Renova”, que visa dar continuidade às atividades que desenvolve como escritora e colunista nas mídias sociais desde 2007.

O objetivo é divulgar projetos de empresas e profissionais de diversos segmentos, no que tange às atividades criativas desenvolvidas pelos mesmos nesse momento crucial da pandemia, contribuindo para que estejam sempre em evidência na sua área de trabalho, de forma a motivar os leitores e proporcionar apoio mútuo. Maiores informações sobre o projeto “Renova”, podem ser obtidas diretamente com a idealizadora pelo email @luizamirandacolunista.

Os novos tempos vislumbram gradativamente novas formas de posicionamento no mercado, levando a refletir sobre como poderemos nos destacar no cenário que permeia nossas vidas atualmente.

A idealizadora do projeto Luiza Miranda.

Para Refletir

“Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver”. (Dalai Lama).

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

LIBERTY MUTUAL GROUP- é uma empresa norte-americana do ramo de seguros. Entre os seguros oferecidos estão automotivo, casa, vida, moto, barco, joias, pet, etc. Gabriela Murray, agente licenciada. Tel: (978) 831-8752, em Framingham (MA).

BOZETTIS BUSINESS- Você que é helper, empregado ou proprietário de empresa que tem o desejo de abrir seu próprio negócio ou precisa de ajudapara crescer sua empresa. NÓS PODEMOS TE AJUDAR! Tel: (978) 886-0396

ATENÇÃO COMUNIDADE BRASILEIRA: Mais do que nunca, agora é o momento em que toda comunidade deve se unir por representatividade e distribuição proporcional de verbas. Se você ainda não respondeu ao CENSO 2020, acesse agora: www.my2020census.gov ou (844) 474-2020 (Ambos em Português)

PLANO DE SAÚDE PARA IDOSOS- Já pensou em não pagar nada por uma consulta médica ? Ou por tratamentos dentários e oculistas? Isso é possível, com o Senior Whole Health (HmO SMP), um plano de saúde Medicare Advantage para idosos com mais de 65 anos de idade que tenham o MassHealth Standard. Tel (888) 566-3526 (TTY 711)

Fonte: David Faria

Top News