Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 1/07/2020 as 12:30pm

Coluna Wendel Stein

Quando o mudar é preciso  “É urgente eliminarmos da mente humana a ingênua suposição...

Coluna Wendel Stein Coluna Wendel Stein

Quando o mudar é preciso

 “É urgente eliminarmos da mente humana a ingênua suposição de que seja possível sairmos da grave crise em que estamos mergulhados, usando o mesmo pensamento que a produziu.”

Albert Eistein

 Quando Albert Eistein escreveu a frase acima há 50 anos atrás não imaginou o mundo moderno como ele é hoje, ainda mais com as pessoas convivendo com uma crise surreal causada pela pandemia do Covid-19. Mas a ingenuidade que ele se referiu, ainda é moderna, existe e tem contribuído para a ineficácia da contenção deste vírus em alguns países.  Nada pode ser baseado em hipóteses e sim em dados científicos. O método científico não pode ser contestado, a não ser por outro método científico, fora isso tudo é religião, superstição ou charlataísmo.

Lembro que ainda na época de faculdade, li a livro de Eric Hobsbawn, “A Era dos Extremos”, uma obra prima do pensamento histórico e que delimitava o ataque terrorista das Torres Gêmeas em 2001, como o ponto de divisão entre uma era e outra.

Se a gente for tomar como parâmetro está divisão, podemos afirmar que a Pandemia da Covid-19 também e o delimitador de uma nova, A Era da Sobrevivência.

No passado, quando ocorreu o fim da Segunda Guerra Mundial, o mundo se reconstruiu, As Nações Unidas e a ONU foram criadas e os Estados Unidos se firmaram com a nova potência Mundial ao lado a União Soviética. A Guerra Fria quase causou o fim nuclear do mundo, mas a disputa entre as nações, provocaram uma aceleração nos processos tecnológicos e científicos. A própria corrida espacial, que atingiria dois de seus ápices, o primeiro com o lançamento do satélite soviético Sputnik, e o segundo e derradeiro com a descida do primeiro homem a Lua, resultaram na criação de novos produtos e avanços na medicina. O teflon, novas técnicas de conservação de alimentos também foram graças a corrida espacial

O tempo passou, houve outras guerras, epidemia como o Ebola e a Gripe Suína e sobrevivemos. A União Soviética acabou, junto com a Guerra Fria, o mundo não acabou. Depois o Muro de Berlim caiu e a Alemanha novamente foi unificada. A Globalização parecia ser o caminho mais viável, quase como inevitável. A internet e a telefonia celular aproximaram as pessoas, o mundo parecia estar se tornando um lugar melhor. O mundo tentava se encaixar entre erros e acertos e amadurecer.

O tempo leva para a morte heróis e bandidos, governantes e governados, alguns mais cedo, outros mais tarde. E assim com os erros e acertos vamos aprendendo, crescendo. Então a epidemia se torna pandemia e a COVID-19 muda a cultura, a política, o mundo. E desde o começo já sabíamos que nada seria como antes.

O futuro hoje reserva incertezas, desemprego e recessão de marcas históricas. As pessoas tiveram que se distanciar, os pobres continuavam a ser os primeiros a pagar o preço, apesar de ser um vírus que não tem preconceitos sociais, religiosos ou de raça.

Mas o que será de nós no futuro depende das ações de nossos governantes hoje. Será que eles se tornaram monstros, heróis ou vilões? Será que os governantes isolarão nossas nações ou as abrirão? Será que as vacinas contra a Covid-19, quando descobertas terão suas patentes liberadas para a produção global ou não? São muito mais perguntas do que respostas. Se o tiro for errado, o preço pode ser muito alto.

Como diria Eistein, devemos mudar nossos pensamentos, pois é a única forma de sairmos da grave crise que estamos mergulhados. E a união, o amor, o respeito e a ciência devem ser nosso norte e direção, rumo a sobrevivência nesse novo mundo, Pós-Covid19.


Wendell Stein, 46 é jornalista, cineasta e escritor profissional.

Email: Wendellstein@me.com


Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624  e Somerville (617) 591-9888.

INVEST REALTY GROUP- Com um vasto conhecimento na área imobiliária e profunda conhecedora das leis que englobam este mercado, Jaqueline pretende ajudar seus clientes a obter o melhor resultado na hora de comprar a sua casa. Informações: (603) 689-4517

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News