Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 8/07/2020 as 5:30pm

Coluna Atiaia Life by Milena Bittencourt

5 mudanças que ocorrem durante a jornada do autoconhecimento    Durante a jornada do...

Coluna Atiaia Life by Milena Bittencourt Coluna Atiaia Life by Milena Bittencourt

5 mudanças que ocorrem durante a jornada do autoconhecimento 

 

Durante a jornada do autoconhecimento é comum que ocorram algumas transformações na sua forma de pensar, e, consequentemente, em suas ações. São mudanças significativas e essenciais que acontecem por você está mudando, por está se tornando uma nova versão de si mesmo. Essa versão, atualizada, e consciente, traz novas maneiras de enxergar e compreender a vida. Como se você passasse a ver a vida pelos olhos de uma outra pessoa. E, no caso, a “outra pessoa”, é você mesmo, que passa a observar e fazer decisões sobre a própria vida por uma nova e diferente perspectiva. Você descobrirá no decorrer da caminhada do autoconhecimento aspectos sobre si mesmo que jamais imaginou possuir.

As mudanças podem se manifestar de maneiras diferentes e não há uma regra universal. Cada experiência é única e individual, cada uma com sua particularidade, aprendizados e desafios. Entretanto, algumas mudanças são comuns entre indivíduos que se entregam à jornada do autoconhecimento:

  1. Você passa a se observar 

Em vez de observar apenas o que outras pessoas fazem ou como se comportam, você passa a fazer as observações, porém, direcionados a si mesmo. Buscando racionalizar de forma empática cada situação, antes de formar julgamentos ou expressar uma opinião. Com o passar do tempo, a prática da auto-observação torna-se natural, diminuindo as chances do indivíduo de agir de forma impulsiva e irresponsável, criando assim, uma realidade mais leve e balanceada. 

  1. Você busca por mais conhecimento 

Do desejo de conhecer a si mesmo, nasce o amor pelo conhecimento. E, em busca de respostas, você passa a ter sede de conhecimento, buscando regularmente leituras e novos aprendizados, a fim de se reconstruir, de reaprender. O provérbio do poeta inglês Thomas Gray: “Where ignorance is a bliss”, que significa, em uma tradução mais popular, “a ignorância é uma virtude”, é contraditória e bastante debatida, pois somente a sabedoria é capaz de guiar para o caminho da felicidade.

  1. Você já não possui os mesmos gostos 

Você percebe que aquela série da Netflix que antes você passava horas e dias assistindo, não lhe proporcionam mais o mesmo prazer e nem satisfaz sua insaciável sede por sabedoria. Sua nova versão demanda outras vontades, outras necessidades. Você vê seu antigo mundo se desmoronar diante dos seus olhos e vê um novo mundo surgir. Você já não se contenta com o superficial, com o passageiro. É comum também seu círculo de amizade, ambiente de trabalho e relações amorosas se modifiquem, pois tudo passa se alinhar de acordo com seu novo EU.

  1. Você escolhe o silêncio 

Já dizia o filósofo Pitágoras “Escuta e serás sábio. O começo da sabedoria é o silêncio”. E por que será que isso é uma verdade? Quando nos encontramos envoltos pela ignorância possuímos muitas verdades, acreditamos genuinamente, porém, de forma ignorante que somos os únicos possuidores da verdade, e que todas outras visões são inaceitáveis. O silêncio surge naturalmente quando descobrimos que acreditamos em verdades, que na maioria das vezes, não passam de mentiras que inventamos para nós mesmo em função de alimentar o ego ou amenizar uma dor emocional. 

  1. Passa a acreditar que é possível ser feliz

A famosa frase de Sócrates “Conhece-te a ti mesmo”, foi escrita na entrada do Templo de Delfos a fim de estimular a reflexão dos gregos antigos, e que também se encaixa em nossa realidade atual. O filósofo Sócrates, já naquela possuía um grande conhecimento sobre a importância do autoconhecimento para a felicidade, pois é através dele o indivíduo consegue se conectar com amor próprio de forma genuína e progressiva. Após se encontrar com o seu verdadeiro eu, você se desapega da errônea ideia de que não é possível ser feliz e que nascemos pra sofrer. 

Você conseguiu se identificar de alguma forma durante a leitura do texto? Revisite seu passado e pergunte-se o que causou tal transformação, que tipo de pensamento lhe levou a agir de forma empática e positiva? Quanto mais aumentamos nosso nível de autoconhecimento, mais nos tornamos empáticos e confiantes. Fatores que transformam e que nos levam para estados mentais, físicos, profissionais e emocionais mais elevados. 

E o que você está esperando para proporcionar essa vida para você? Deixe as desculpas de lado e se jogue nessa aventura. Garanto que você se surpreenderá!


Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Liberty Mutual Group- é uma empresa norte-americana do ramo de seguros. Entre os seguros oferecidos estão automotivo, casa, vida, moto, barco, joias, pet, etc. Gabriela Murray, agente licenciada. Tel: (978) 831-8752, em Framingham (MA).

ATENÇÃO COMUNIDADE BRASILEIRA: Mais do que nunca, agora é o momento em que toda comunidade deve se unir por representatividade e distribuição proporcional de verbas. Se você ainda não respondeu ao CENSO 2020, acesse agora: www.my2020census.gov ou (844) 474-2020 (Ambos em Português)

Plano de saúde para idosos- Já pensou em não pagar nada por uma consulta médica? Ou por tratamentos dentários e oculistas? Isso é possível, com o Senior Whole Health (HmO SMP), um plano de saúde Medicare Advantage para idosos com mais de 65 anos de idade que tenham o MassHealth Standard. Tel (888) 566-3526 (TTY 711)

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News