Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 10/07/2020 as 3:30pm

Coluna Belo Horizonte em foco

1- A Rainha que se autoproclamou Faraó (por David Faria) O templo Este colunista em...

Coluna Belo Horizonte em foco Coluna Belo Horizonte em foco

1- A Rainha que se autoproclamou Faraó

(por David Faria)

O templo
Este colunista em visita ao local de descanso de Hatchepsute
 Escultura em Granito de Hatshepsute vestida como Faraó.

Em minha primeira viagem ao Egito, que não foi nada menos que a realização de um sonho, conheci as Pirâmides de Gizé, Abu Simbel, Alexandria entre tantos outros locais que me fizeram entender a expressão “obras faraônicas”. Percebi que os 14 dias que lá passei foram insuficientes para absorver satisfatoriamente as histórias daquela terra, cuja importância sempre nutri, pelo que voltei para aprender in loco um pouco mais.

Após desembarcar no aeroporto do Cairo, pegar um trem até Aswan e de lá, um cruzeiro pelo Nilo, cheguei em Luxor, onde, se existem vidas passadas, certamente vivi. Local da antiga Tebas, Luxor é considerada “o maior museu a céu aberto do mundo” e foi lá, após passar dias conhecendo o Vale dos Reis e das Rainhas que conheci um templo, diferente de todos os outros, conhecido por Djeser-Djeseru ("A maravilha das maravilhas").

O templo foi construído por Hateshepsute e foi dedicado aos deuses Amom, Anúbis e Hator, com a finalidade de ser seu local mortuário, contudo, mais impressionante que o templo, é a história de sua construtora.

Filha de Tutmés I, que a designou como herdeira, Hatshepsute teve de se casar com o irmão Tutmés II e conformar-se com um papel secundário. Depois da morte do seu esposo, Hatshepsute assumiu aos poucos todo o poder até se autoproclamar faraó.

No Antigo Egito, o faraó ostentava um poder absoluto. Concentrava em si toda a autoridade política e religiosa. Para os seus súbditos, era um deus na terra, descendente do ser supremo que criara o mundo na origem dos tempos e só ele podia manter a ordem em tudo o que era criado. Para os egípcios, era natural que uma função com essa autoridade fosse exercida por um homem.

Os reis eram identificados com Hórus, o deus celeste da mitologia egípcia, representado como um homem com cabeça de falcão. No entanto, sabemos que, ao longo da história egípcia, algumas mulheres superaram a sua condição de esposas ou mães e ocuparam o trono real.

De todas elas, a que mais se destaca na história do Egito –com exceção da famosa Cleópatra – foi Hatshepsute, no início da XVIII dinastia, fundada em 1552 a.C. Filha e esposa de reis, Hatshepsute governou o Egito durante um longo período e fê-lo sozinha: não se limitou a assegurar a regência de um faraó menor de idade, como sucedeu com outras rainhas. Ao invés, apresentou-se ela própria como faraó, adotando uma postura firme e autoritária que a distinguiu de outras rainhas e a consagrou na história pois foi a única mulher proclamada Faraó.


Para Refletir:

“Nunca se sinta derrotado diante dos obstáculos. A cada adversidade que se abater sobre você, a cada obstáculo, por mais difícil que se apresente, faça deles um degrau para atingir um lugar melhor, com mais visão e maturidade. A derrota não existe, a não ser que você aceite. Comece e recomece sempre. É assim que se constrói sempre. É assim que se constrói uma vida feliz!” (provérbio árabe).


Você Sabia?

Anúbis pesando o coração.

Os egípcios antigos acreditavam que após a morte a alma era levada para um julgamento e se o coração do falecido não fosse puro a ponto de pesar igual à uma pena, sua alma seria devorada por um demônio e cairia em total esquecimento.


Tempo em que José de Alencar ocupava a Presidência do Brasil, tendo como Primeira Dama sua esposa Dona Mariza que criou e se dedicou a vários projetos beneficentes, implantando vários deles na Capital Federal, dentre os quais em atenção aos portadores de deficiência. Na Foto, as amigas, Dona Mariza e Albertina Moura que à época coordenava em Belo Horizonte a Sociedade de Proteção às Pessoas portadoras de Deficiência, com apoio de Dona Mariza Gomes.


Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

DENTISTA JOHN PALLOTTA- Fazemos limpeza profunda, limpeza comum, coroas, venneers. Estamos localizados no 19 Muzzey Way, 3rd floor, Lexington (MA). Ligue: (978) 230-9630.

ADVOGADO STEPHEN BANDAR- Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes.  Estamos localizados no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.

VITÓRIA MEAT MARKET- Loucura nas promoções da Vitória Market. Venha e confira você mesmo. Açougue, pães de queijo, pães de sal, frutas, verduras, biscoitos e muito mais. Estamos em promoção!  Temos 5 localizações para melhro lhe atender: Everett, Revere, Peabody, Allston e Lynn. Ligue: (617) 381-4593.

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News