Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 27/09/2020 as 10:30pm

Brasileiros são acusados de roubar número de SS para fraudar aplicativos de viagens

A Redação do Brazilian Times recebeu diversas denúncias de pessoas que relataram um suposto...

Brasileiros são acusados de roubar número de SS para fraudar aplicativos de viagens Mensagens enviadas em grupos de WhatsApp

A Redação do Brazilian Times recebeu diversas denúncias de pessoas que relataram um suposto esquema fraudulento por parte de brasileiros que residem na Califórnia e em Massachusetts. De acordo com os denunciantes, eles estão furtando números do Social Security de cidadãos dos Estados Unidos para criar contas em aplicativos de viagens como a Uber e Instacart.

A redação do BT verificou as denúncias e anexos (como prints e depoimentos contidos nesta notícia) e percebeu uma movimentação estranha e passível de investigação. Em razão da gravidade dos fatos, os denunciantes optaram por não relevarem a identidade e para protegê-los de qualquer perseguição a redação aceitou o pedido.

As denúncias são, na verdade, referentes a dois crimes, mas que são executados pelo mesmo grupo em momentos distintos e também por outros grupos que não estão ligados com o primeiro.

O primeiro grupo diz respeito a roubos do Social Security de cidadãos. O objetivo é criar cadastros em aplicativos e trabalhar com utilizando o SSN dessas pessoas, de modo que os usuários não precisem pagar impostos.

"Tem três maneiras de aplicar estas fraudes. Na primeira, é a pessoa que usa a sua própria carteira de motorista, sua própria conta de banco, mas inventa o número social falso. A segunda é quando a pessoa que usa sua carteira de motorista e compra um Social Security de outra pessoa e usa o número para se registrar no aplicativo. E a terceira é a pessoa que fez as etapas anteriores, mas a conta dela caiu e aí ela aluga ou compra contas de terceiros", explicou uma das denunciantes, que iremos nomear de BTY.

De acordo com os relatos, em fevereiro ocorreram denúncias de pessoas que foram vítimas de roubos de identidade. A situação ocorreu da seguinte maneira: quando chegou o informativo a respeito do imposto de renda (IRS, sigla em inglês), onde constava os rendimentos do aplicativos como Uber, lift, DoorDash, Instacart, GrubHub e outros.

Ou seja, como se ela tivesse trabalhado para esses aplicativos e precisasse pagar os impostos referentes ao trabalho. "E aí a pessoa está com um grande problema na mão, porque até provar que não foi ela quem trabalhou, vai gastar tempo e dinheiro", afirmou BTY.

A denunciante ainda relatou a maneira como o esquema acontece. "Por exemplo, o usuário utiliza o Instacart, entrega as coisas na casa de uma pessoa e quando ela pede algo, o usuário precisa escanear o ID dela. Só que aí ele não pego código da pessoa. Deveria escanear, mas quem que quer roubar, faz uma foto do documento. Depois disso, o documento é usado e a vítima terá contas em todos aplicativos que existirem, sem saber", continuou.

A denúncia também apontou que há pessoas envolvidas no esquema que roubam a carteira de motorista da vítima e colam a foto de quem está comprando o documento. “Nesse tipo de fraude, o estelionatário utiliza o nome do documento da pessoa que sofreu o furto. A única diferença é que a foto utilizada é a da pessoa que comprou o documento furtado”, acrescentou.

Há ainda uma segunda modalidade de fraude. De acordo com a denúncia, foi criado um robô, que funciona sem licença, e rouba "compras" de outras pessoas. Dessa maneira, as "compras" mais altas vão para quem utiliza o robô, prejudicando aqueles que estão trabalhando de forma lícita. "Por exemplo: se você utiliza o Instacart, eles vão enviar as compras maiores para você e você vai ter possibilidade de um lucro maior", expôs o denunciante.

O BT continua a investigação para encontrar quem está por trás destes crimes e prejudicando aqueles que trabalham de maneira honesta. As autoridades alertam para que ninguém aceite se registrar nestes aplicativos utilizando documentos falsos ou esquemas fraudulentos, pois uma hora o crime é descoberto e todos pagarão. “Quem compra documentos falsos é tão criminoso quanto os que os roubam”.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

ALPHA DENTAL- Fazemos canal, coroa, implantes, dentaduras, tratamentos cosméticos e muito mais. Estamos localizados no 701 Broadway, Somerville (MA). Tel: 617-764-1454

BACC TRAVEL- Oferecemos as melhores opções de viagem saindo de vários pontos e conexões em todas as cidades dos EUA. Estamos localizados no 362 Somerville Ave., Somerville (MA). Tel: 617-629-2222

L & B Agency- A equipe da L&B Agency, LLC, oferece serviços altamente profissionais por um preço sem comparação. Entre os trabalhos oferecidos estão contabilidade, imposto de renda individual e empresarial, notário público, aberturas de empresas, entre outros. Ligue para (617) 651-0719, e fale com Letícia, ou (617) 908-8186, e fale com Bárbara.

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News