Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 15/10/2020 as 9:00pm

Brasileira esposa do vice-governador sofre ataque racista na Pensilvânia

A carioca Gisele Barreto Fetterman postou no Twitter que foi agredida verbalmente no interior e estacionamento de uma mercearia nos arredores de Pittsburgh (PA)

Brasileira esposa do vice-governador sofre ataque racista na Pensilvânia Gisele é casada com o democrata John Fetterman, que foi prefeito de Braddrock (PA) durante 14 anos, antes de ser eleito vice-governador

Gisele Barreto Fetterman, esposa do vice-governador democrata, John Fetterman, e ex-imigrante indocumentada, relatou nas redes sociais que o incidente de domingo (11) aconteceu após ela ser reconhecida na loja. Ela, natural do Rio de Janeiro e criada em Nova York, postou no Twitter que o incidente aconteceu quando ela foi comprar alguns kiwis perto de sua casa, nos arredores de Pittsburgh (Pensilvânia).

“Corri ao supermercado local e fui recebida e agredida verbalmente por uma mulher que repetidamente me disse que eu não pertenço a este lugar”, postou Gisele no Twitter.
Fetterman é uma imigrante brasileira que já viveu indocumentada durante a infância e adolescência nos EUA. No curto vídeo que ela postou sobre parte do incidente, uma mulher não identificada é vista puxando sua máscara em um estacionamento e xingando a brasileira. Gisele registrou o momento de dentro de seu carro, mas disse que o ataque começou dentro da loja depois que a mulher a reconheceu.

“Ela disse: 'Essa é 'aquela palavra' (negra) com quem Fetterman se casou. Você não pertence aqui. Ninguém quer você aqui. Você não pertence a este lugar’”, disse Fetterman ao jornal The Washington Post. “O fato de que ela estava tão confortável e ousada para simplesmente fazer isso na minha cara com uma audiência ... foi realmente assustador”.

“Foi realmente muito tempo de viver nas sombras e ter muito medo de cada batida na porta”, disse ela sobre seu tempo como imigrante indocumentada. “Para, então, estar em um lugar onde sou tão grata por poder votar e por ser chamada para o júri e finalmente poder pertencer a este país que tanto amo; para então ter esses momentos em que me sinto completamente mal recebida de novo e com medo".

No Twitter, Fetterman, cujo marido foi eleito em 2018, disse que o incidente foi um exemplo da divisão em seu estado e em todo o país.

“Esse comportamento e esse ódio são ensinados. Se você a conhece, se ela é sua vizinha ou parente, por favor, em vez disso, ensine o amor à ela”, postou a brasileira.

O senador da Pensilvânia, Bob Casey, postou no Twitter o seu apoio a Fetterman, escrevendo na noite de domingo (11) que, "Cabe a nós ensinar aos nossos filhos bondade, aceitação e inclusão, e condenar o ódio quando e onde quer que o vejamos".


De indocumentada a segunda-dama:

Gisele Barreto Fetterman imigrou aos 7 anos de idade com a mãe, avó e irmão para Nova York ainda na infância, fugindo da violência urbana no Rio de Janeiro. 

 “A violência era demais”, disse ela ao site Keystone Edge, em 2013. “Minha mãe queria que tivéssemos oportunidades além do que o Brasil poderia oferecer no início dos anos 90, quando emigramos”.

Em Nova York, Gisele, com 9 anos de idade, vasculhava o lixo grande nas calçadas em dia de coleta, encontrando itens como móveis em perfeitas condições. “Eu sempre tentava encontrar um novo lar para as coisas”, relatou. “Nosso primeiro apartamento inteiro foi mobiliado com achados em calçadas; no dia do ‘lixo grande’ (bulk garbage day), como eles o chamavam em Nova York. Eu não podia acreditar que eles esmagariam completamente tudo nos caminhões de lixo. Isso me deixou triste por toda a energia e materiais que foram colocados em fazer cada peça de mobília, e como alguém novo poderia salvá-la, amá-la e dar-lhe um lar”.

Mesmo depois de conhecer o marido, John Fetterman, ex-prefeito da cidade de Braddock (PA) e atual vice-governador da Pensilvânia, Gisele manteve o interesse na reciclagem e reuso de materiais. Para o casamento dela com John, a carioca usou um vestido que comprou em uma loja de artigos usados por US$ 13. Ela é nutricionista holística, graduou-se na Universidade de Columbia e atualmente é ativista comunitária. A “segunda dama” da Pensilvânia também é fundadora da Free Store, uma ONG em Braddock (PA) que recolhe e doa gratuitamente roupas e outros artigos às pessoas que necessitam.

Nas últimas eleições, os eleitores na Pensilvânia concederam a vitória ao atual governador, o democrata Tom Wolf, o Senador Bob Casey, além de elegerem 4 mulheres para a Câmara dos Deputados. Entre os candidatos vencedores também está John Fetterman, que conquistou o cargo de vice-governador, após ser prefeito de Braddock (PA) durante 14 anos.

Durante seu discurso de vitória, John agradeceu o apoio do eleitorado e destacou o fato de a esposa, Gisele, ter imigrado aos EUA na infância e sido indocumentada.

 “Os cidadãos da Pensilvânia têm sua nova segunda-dama, a qual já foi imigrante indocumentada nesse país”, disse John na ocasião.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624 e Somerville (617) 591-9888.

INVEST REALTY GROUP- Com um vasto conhecimento na área imobiliária e profunda conhecedora das leis que englobam este mercado, Jaqueline pretende ajudar seus clientes a obter o melhor resultado na hora de comprar a sua casa. Informações: (603) 689-4517

Fonte: Redação Brazilian Times

Top News