Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 31/10/2020 as 10:00am

Brasileira é uma das 3 vítimas fatais de atentado terrorista na França

A baiana Simone Barreto Silva, de 44 anos, morava no país há 30 anos e deixou 3 filhos

Brasileira é uma das 3 vítimas fatais de atentado terrorista na França Simone Barreto Silva, de 44 anos, natural de Salvador (BA), foi ferida a faca e morreu num restaurante quase em frente à Basílica de Notre-Dame, em Nice

Uma das vítimas do atentado terrorista na Basílica de Notre-Dame, no centro de Nice, França, nesta quinta-feira (29) é a brasileira Simone Barreto Silva, natural de Salvador (BA), informou o Itamaraty. Conforme as autoridades locais, ela tinha 44 anos.

A baiana foi ferida a faca e morreu num restaurante quase em frente à catedral, onde procurou ajuda após ser ferida, informou a RFI. Ela estava na França há aproximadamente 30 anos e deixou 3 filhos. Brahim Jelloule, um dos donos do restaurante l’Unik, falou à TV France Info do socorro prestado à vítima:

"Ela atravessou a rua, toda ensanguentada, e meu irmão e um dos nossos funcionários a resgataram, a colocaram no interior do restaurante, sem entender nada. Ela dizia que havia um homem armado dentro da igreja", relatou o comerciante.

Muçulmano, Jelloule se diz chocado com o atentado: “Isso não é o Islã. Eu conheço o Alcorão de cór e não é isso que ele prega”, comentou.
O atentado ocorreu às 9:00 am na França.

O governo brasileiro lançou uma nota em que "deplora e condena veementemente o atroz atentado" de Simone e também afirmou repudiar "toda e qualquer forma de terrorismo, independentemente de sua motivação". O Itamaraty disse estar prestando assistência à família da vítima.

Silva nasceu no bairro de Lobato, na Cidade Baixa de Salvador (BA), tinha formação em culinária e atualmente trabalhava como cuidadora de idosos, informou a RFI. Ela tinha nacionalidade francesa.

Segundo membros da Ala Mulheres na Resistência da Lavagem da Madeleine, evento cultural brasileiro que acontece há 19 anos em Paris, Simone e suas irmãs “participaram da Ala em 2019 e não vieram este ano por causa da Covid-19”. Ela teria ido a Paris em 2019 com uma filha ainda bebê.

A RFI acrescentou que Simone era agitadora cultural em Nice e teria organizado, com suas irmãs e primas, a Festa de Iemanjá de Nice.

Segundo os investigadores da Procuradoria Antiterrorismo, o agressor, depois identificado como Brahim Aouissaoui, um imigrante de 21 anos e natural da Tunísia, foi baleado por policiais ainda dentro da igreja e levado a um hospital local, onde está sob custódia da justiça e em estado grave.

De acordo com o prefeito da cidade, Christian Estrosi, o terrorista gritou “Allahu Akbar” (Deus é grande) diversas vezes antes de ser preso.

O ataque levou a França a elevar o estado de alerta a seu nível máximo. O Presidente Emmanuel Macron anunciou novas medidas antiterror, com o deslocamento de milhares de soldados para aumentar a segurança de centros religiosos e escolas espalhados pelo país. Macron, que expressou seu apoio à comunidade católica, viajou para Nice horas após o ato terrorista.

Simone Barreto Silva e dois de seus 3 filhos. Ela morava no país há 30 anos e tinha nacionalidade francesa

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News