Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 30/11/2020 as 3:30pm

Ipê brasileiro é o preferido em decks e assoalhos nos Estados Unidos

O Brasil exporta ipê para cerca de 60 países de diversas partes do mundo, mas nenhum deles...

Ipê brasileiro é o preferido em decks e assoalhos nos Estados Unidos Madeira é a preferida dos norte-americanos

O Brasil exporta ipê para cerca de 60 países de diversas partes do mundo, mas nenhum deles tem tanto interesse como os Estados Unidos. De acordo com o relatório técnico sobre o ipê que o Ibama enviou para a Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção de 2008 a 2017, foram exportados um total de 276 mil metros cúbicos da madeira para terras norte-americanas.

O maior exportador dessa madeira serrada, neste período, foi o Brasil, responsável por nada menos que 93% do volume total, seguido pela Guiana (3%) e Bolívia (1%).

Somente no ano de 2017, o país do Tio Sam importou 70,5 mil metros quadros e 1,3 mil metros cúbicos de piso de ipê. Neste mesmo ano, o maior exportador foi o Brasil, com 87% do total, seguido pelo Paraguai, com 11% e demais países com apenas 2%.

O relatório sobre o ipê enviado pelo Ibama enviou mostrou que no fim de 2018, 75% das exportações da madeira que deixou o Brasil foram registradas como decks, 16% como madeira serrada e os 9% restantes como soalhos, ripas e "outros".

De acordo com uma reportagem publicada pelo site Terra, toda a produção de madeira de ipê no Brasil é proveniente de florestas naturais, ou seja, não há produção, replantio. Um comércio legalizado da madeira, portanto, dependeria apenas das árvores retiradas dos chamados "planos de manejo", regiões que são fiscalizadas pelo governo e que possuem um inventário das espécies presentes naquela área, permitindo a exploração controlada, de modo que não comprometa a renovação da floresta.

Na prática, porém, o que chega aos portos do Brasil é um volume infinitamente maior do que aquele que as áreas de manejo nacionais seriam capaz de produzir. É madeira ilegal, retirada, principalmente, de terras indígenas e unidades de conservação, que hoje concentram as áreas menos degradadas.

Para justificar a inclusão do ipê entre as espécies que precisavam do monitoramento da Cites, os analistas foram claros ao afirmarem que "níveis potencialmente altos de extração ilegal foram relatados no país, e há preocupações com medidas de manejo inadequadas, incluindo superestimação de colheitas sustentáveis".

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Liberty Mutual Group- é uma empresa norte-americana do ramo de seguros. Entre os seguros oferecidos estão automotivo, casa, vida, moto, barco, joias, pet, etc. Gabriela Murray, agente licenciada. Tel: (978) 831-8752, em Framingham (MA).

Plano de saúde para idosos- Já pensou em não pagar nada por uma consulta médica? Ou por tratamentos dentários e oculistas? Isso é possível, com o Senior Whole Health (HmO SMP), um plano de saúde Medicare Advantage para idosos com mais de 65 anos de idade que tenham o MassHealth Standard. Tel (888) 566-3526 (TTY 711)

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

 

Fonte: Redação Brazilian Times

Top News