Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 21/01/2021 as 8:00pm

Modelo brasileira trans consolida carreira internacional

Em 2020, a jovem cearense tornou-se a primeira modelo trans da revista Sports Illustrated

Modelo brasileira trans consolida carreira internacional "Eu reconheço que sou uma das afortunadas", ela escreve na SI, "e minha intenção é honrar isso da melhor maneira possível", disse Valentina Sampaio, na ocasião

Ela continua a fazer história. Em 2017, Valentina Sampaio se tornou a primeira mulher trans a aparecer na capa da Vogue Paris. Dois anos depois, a jovem cearense foi a primeira modelo abertamente transgênero a ser contratada pela Victoria's Secret. Em 2020, a modelo, de 23 anos, natural de Aquiraz (CE), continua quebrando barreiras na indústria da moda ao ter se tornado a primeira mulher trans a ser destaque na edição de maiôs da revista Sports Illustrated.

A modelo brasileira foi nomeada uma das "rookies" da edição de 2020 e modela um maiô branco da Haus of Pink Lemonaid e um biquíni cinza cintilante da Triangl.

Sports Illustrated (SI) se tornou uma marca respeitada no mundo da moda. Sua edição de maiô tem apresentado alguns dos nomes de maior sucesso do setor, desde o lançamento, há 56 anos. Sampaio está se juntando à elite ao lado de estrelas como Heidi Klum e Tyra Banks.

Em um ensaio aberto sobre o que significa fazer parte da SI, Sampaio elogiou a revista por ter criado mais uma edição que defende "um conjunto diversificado de mulheres bonitas e multitalentosas de forma criativa e digna", acrescentando que está "entusiasmada e honrada" em ter participado. Embora signifique muito para ela ser modelo para a SI, ela se sente ainda mais inspirada pela importância que isso tem para a comunidade LGBTQ como um todo.

Sampaio, que nasceu em uma vila de pescadores no norte do Brasil, tem usado sua plataforma para lutar pelos direitos dos transgêneros. Ela explica que a beleza de seu país é contrastada por crimes brutais contra a comunidade transgênero. Em entrevista anterior à Vogue, ela destacou que, em 2019, aproximadamente 129 pessoas trans foram assassinadas no Brasil.

"Nossa proteção vem de Deus. Mesmo com as novas leis, as pessoas não as respeitam e não cumprem amplamente, e as autoridades também não as estão aplicando", disse ela.

Seu sucesso como modelo não foi fácil, lutando uma difícil batalha contra a discriminação, mas ela percebe que seu status lhe dá a oportunidade de fazer diferença positiva. Além disso, Sampaio acredita que é sua responsabilidade defender a população trans do Brasil. 

"Eu reconheço que sou uma das afortunadas", ela escreve na SI, "e minha intenção é honrar isso da melhor maneira possível".

Nos últimos anos, as modelos transgênero têm ganhado visibilidade; aterrissando "primeiros", como capas de revistas, campanhas de beleza e anúncios na passarela. As viagens pessoais também foram compartilhadas com o público. Em 2019, o modelo americano Nathan Westling, ex-Natalie, detalhou sua decisão de transição em uma entrevista exclusiva para a CNN Style. Ele continuou a modelar para as principais marcas, incluindo o fechamento da passarela Verão-Primavera 2020 de Helmut Lang na New York Fashion Week.

Para Sampaio, mudar significa liderar pelo exemplo e espalhar amor e aceitação para uma pessoa de cada vez. “Acredito que pessoas melhores constroem um mundo melhor para todos nós, e defendo todo e qualquer que, como eu, sofre preconceito por não se adequar aos padrões da sociedade”.

A mensagem da brasileira para o mundo é de empatia retumbante. Ela promete perseverar em sua missão pela igualdade e continuar a encorajar as pessoas que são marginalizadas. Sampaio encerrou seu ensaio, com gratidão.

"Obrigado, SI, por me ver e respeitar como eu realmente sou. Por entender que mais do que tudo, sou humana. Obrigado por me apoiar em continuar a espalhar uma mensagem de amor, compaixão e unidade para TODOS".

 

 

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Chelsea e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

GARDINI LAW- Determinados a vencer. Você tem direitos. Imigração. Criminal. Trabalhista. Acidentes de carro. Estamos localizados em Someville e Waltham. Tel: 855-337-8440.

ATLAS CABLE- A melhor promoção da Comcast para você ter internet de 1GB. O triple play tem equipamentos HD, 185 canais americanos e lations. Por apenas: $79.99. Estamos localizados no 493 Broadway, Everett (MA). Ligue: (781) 816-7330.

Fonte: Da redação

Top News