Publicado em 28/04/2021 as 8:00pm
Da favela para o mundo: Bailarino brasileiro é contratado por companhia no exterior
O carioca Luis Fernando Rego, de 20 anos, enfrentou o preconceito dos amigos na comunidade onde morava por escolher o balé como profissão

Nem mesmo a violência que cerca a favela da Nova Brasília, no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro (RJ), ou os preconceitos por ser homem impediram Luis Fernando Rego de sonhar alto no balé. O que era apenas uma curiosidade ao levar a irmã mais nova para uma aula no projeto social ViDança, dentro da comunidade, se transformou em uma paixão, que fez o jovem de 20 anos alçar voos altos em pouco tempo. Nos primeiros pliés e frappés, aos 14 anos, o jovem demonstrou que tinha graciosidade e talento para se tornar um grande bailarino.
Vestir um collant apertado e sapatilhas o fez perder amigos e, até mesmo, de se aceitar como homem no balé. Filho do meio de 8 irmãos, criado por uma empregada doméstica e um manobrista, Luis Fernando conquistou os professores do Bolshoi Brasil, uma das maiores companhias de dança do mundo, em 2016. Formou-se na escola de Joinville (SC), foi escolhido para fazer parte da Companhia Jovem e, atualmente, está na Dinamarca, após ser contratado como integrante do Tivoli Ballet Skole.
A viagem aconteceu na semana passada, em 21 de abril. Nem nos seus maiores sonhos, o bailarino imaginava chegar tão rápido ao topo, em menos de 5 anos, desde que estudou no Bolshoi e virou um dos integrantes do corpo de dança. Durante a pandemia, em 2020, um dos seus vídeos conquistou um dos técnicos da companhia dinamarquesa, que veio ao Brasil e fez um teste com o jovem. Selecionado e sem medo de ir para outro país, mais distante ainda da família e da comunidade onde tudo começou, o carioca aceitou a proposta de um contrato de 1 ano, mas que já deve ser ampliado para dois. Ele espera apenas a permissão definitiva de trabalho e o visto de permanência na Dinamarca.
"A oportunidade veio através de todo o trabalho e do suor. Achei que demoraria mais, mas veio rápido. A princípio, vou ficar durante um ano com a recontratação do ano que vem, que está encaminhada. Vou trabalhar muito, porque não acaba aqui. Só saí do Brasil, porém, os sonhos, as metas e a determinação continuam", disse Luis Fernando.
Para Maikon Bollini, que acompanha Luis Fernando desde a sua chegada ao Bolshoi Brasil, o jovem é um grande exemplo de perseverança, dedicação e entrega ao trabalho. O professor afirma que o sucesso do carioca do Alemão está só no começo.
"Ele é quem está ditando o ritmo dos acontecimentos. Sempre teve essa ânsia de aprender e buscar mais, de se desenvolver a cada performance. Esse resultado vem da atitude positiva dele em relação à profissão, ao seu contexto de vida. Em nenhum momento, ele ficou sentado esperando. Trabalhou e batalhou muito na escola, para ser contratado, e agora está mostrando resultado", concluiu.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225
DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624 e Somerville (617) 591-9888.
I do My Finances- organize facilmente suas finanças pessoais. Crie estimativas futuras para suas economias. Controle suas informações financeiras do dia-a-dia. Acompanhe seu planejamento pessoal. Tenha 30 dias grátis agora. Acesse: www.idomyfinances.com