Publicado em 30/04/2021 as 3:00pm
Maioria dos detidos pelo ICE no sul da Flórida recusou vacina contra COVID
A maioria dos imigrantes detidos em dois centros de detenção no sul da Flórida recusou a...
A maioria dos imigrantes detidos em dois centros de detenção no sul da Flórida recusou a vacina contra a COVID-19 na semana passada, de acordo com documentos judiciais.
Dados federais, divulgados na segunda-feira, dia 26, mostram que 222 imigrantes estão sob custódia do Departamento de Imigração e Alfândga (ICE, sigla em inglês) no Broward Transitional Center (BTC), em Pompano Beach, e no Glades County Detention Center, em Moore Haven. Desse número, 144 optaram por não receber a vacina, o que significa 65 por cento, enquanto que 78 foram vacinados.
A implantação da vacina nos dois centros faz parte de um acordo na Justiça Federal de Miami. O único outro caso relatado sobre detentos do ICE sendo vacinados é em New York, depois que um juiz federal criticou a agência por "não fazer nada para vaciná-los".
O acordo judicial faz parte de um processo de direitos civis iniciado há mais de um ano por ativistas de imigração. A ação coletiva, movida no início da pandemia em abril de 2020, inicialmente buscava a libertação de milhares de detidos em Glades, Broward e no Centro de Processamento Krome, em Miami-Dade, enquanto a COVID-19 se espalhava.
Na queixa original de 111 páginas, os detidos alegam que o confinamento viola seus direitos e cria um risco de aumentar a doença ou gerar mortes.
Embora a população do centro de detenção tenha sido significativamente reduzida para permitir o distanciamento social e muitos deles foram libertados como resultado de uma ordem judicial, cerca de 75 por cento permaneceram sob detenção devido a contravenções anteriores, acusações criminais, acusações pendentes ou porque aguardam deportação. Um ano depois, como parte de um acordo final, o ICE concordou em vacinar os detidos em todos os três centros.
Os detentos de Glades que receberam a vacina estão programados para receber a segunda dose no dia 14 de maio. As autoridades não divulgaram quando os detidos de Broward receberão a segunda dose. Também ainda não foi divulgado quando os detidos de Krome terão direito à vacina.
"Os detidos que se recusaram foram informados de que se mudarem de ideia, serão vacinados com base na disponibilidade", informou o ICE ao tribunal, observando que Glades manterá uma lista atualizada com as novas admissões e os atuais detentos que desejam receber a vacina.
"O Departamento de Saúde da Flórida retornará a Glades para administrar as vacinas quando houver dez ou mais pessoas na lista", disse o ICE.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801
CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Chelsea e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.
Resurgence Skin Care- em Mt. Vernon (NY), oferece os melhores tratamentos de estética. Rejuvenescimento facial, tratamento contra celulite, depilação, tratamento pré e pós operatório e muito mais. Ligue: (914) 409-3752.