Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 13/05/2021 as 5:00pm

Famílias imigrantes detidas no Texas são levadas de avião à Califórnia para deportação

Quando Gabby Fajardo e seu filho de cinco anos, Gerard, atravessaram sorrateiramente a fronteira...

Famílias imigrantes detidas no Texas são levadas de avião à Califórnia para deportação Imigrantes são levados do Texas para outros estados e em seguida enviados para o México

Quando Gabby Fajardo e seu filho de cinco anos, Gerard, atravessaram sorrateiramente a fronteira entre Estados Unidos e o México perto de Brownsville, no Texas, no mês passado, eles poderiam ter continuado a jornada sem serem detectados.

Mas se entregaram às autoridades na esperança de uma nova chance de outro pedido de asilo depois que um foi rejeitado.

Em vez de ouvir os argumentos, a imigrante disse que os agentes do Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteira (CBP, sigla em inglês) a levaram para um centro de detenção superlotado em Donna, Texas.

Depois, ela e o filho foram colocados em um avião para San Diego, na Califórnia, a cerca de 2.500 quilômetros de distância de onde estavam, e deportados para Tijuana, México.

A mulher, inicialmente, pensou que estava sendo autorizada a permanecer nos Estados Unidos para aguardar seu pedido de asilo. “Fiquei muito feliz e animada porque pensei que iríamos ficar, que eles estavam nos levando a um juiz e isso nos deixou muito felizes”, disse ela ao The National, jornal que torno sua história pública.

“Quando vi que íamos pegar um ônibus para continuar nosso caminho, li uma placa que dizia 'câmbio de moeda' e fiquei com medo porque estes locais ficam apenas na fronteira. Então eu vi o murdo e comecei a chorar”, relatou ela.

A imigrante está entre os milhares de requerentes de asilo que cruzaram ilegalmente a fronteira do México para os EUA desde que Joe Biden se tornou presidente, em janeiro, criando sua primeira grande crise de imigração.

Em março, agentes do CBP prenderam mais de 170.000 pessoas ao longo da fronteira sul. Acredita-se que esse número se repita em abril, seguindo a tendência de alta desde o final do ano passado.

O aumento nas detenções na fronteira criou um grande desafio para a administração Biden, que luta para criar locais de emergência para lidar com os imigrantes, muitos deles crianças e adolescentes.

Em março, o estado mexicano de Tamaulipas, na fronteira com grande parte do sudeste do Texas, parou de aceitar imigrantes famílias que o governo dos EUA enviava de volta para o México.

Como resultado, os Estados Unidos começaram a transportar pessoas para outras regiões que fazem fronteira com estados mexicanos que não adotaram tal política. “Eles dizem para os imigrantes que os estão levando para liberdade condicional para ficar nos Estados Unidos, que estão sendo processados. Os agentes mentem e não dizem que os detidos estão sendo mandados de volta para o México”, disse Erika Pinheiro, diretora de litígios e políticas da Al Otro Lado, um escritório de advocacia que ajuda imigrantes e que representa Fajardo. “Muitas pessoas que encontramos aqui dizem que nem sabem em que país estão... eles estão desorientados”, finalizou.

Os ativistas lutam para que esta prática seja interrompida e que as famílias tenham direito de ficar diante de um juiz e tentar ficar nos Estados Unidos.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

ADVOGADA NORKA SCHELL- Conhecimento, experiência e resultado. Imigração, divórcio, casos criminais.  Estamos localizados  em NY e região. Ligue: (212) 258-0713.

WRA REALTY- Flórida- As melhores oportunidades da Flórida. Deixe nossos especialistas encontrarem a oportunidade certa para você! Encontramos a melhor opção para você investir o seu dinheiro na Flórida e aumentar o seu rendimento. Invista em PROPRIEDADE! Fale com a corretora brasileira Fernanda Pizzamiglio. Tel: (508) 364-4606. Endereço: 7065 Westpoint Blvd. Suite 102- Orlando, FL 32835. Email: nandapizza@hotmail.com. Site: www.wra-usa.com

Top News