Publicado em 26/05/2021 as 6:00pm
Respeite o nosso cabelo! Livro “As Princesas Encaracoladas” aborda questões atuais e necessárias
O livro “As Princesas Encaracoladas” foi escrito por Cláudia Kalhoefer, enfermeira,...
O livro “As Princesas Encaracoladas” foi escrito por Cláudia Kalhoefer, enfermeira, bacharel em Direito, educadora parental, colunista do Mães Mundo Afora, criadora do instablog My Precious Kids e que também cumpre sua maior missão: ser mãe dos três filhos preciosos, Noah de 8 anos, Agatha de 6 anos e Alice que tem 4 anos.
A obra conta a história real de duas irmãs americanas (filhas da autora): Agatha e Alice, que amam os contos de princesas, mas perceberam que a maioria delas tem belezas que replicam apenas os modelos de meninas brancas e com cabelos lisos. Então as meninas, que possuem cabelo cacheado, começaram a questionar porque as princesas dos livros e filmes não tem os cabelos como o delas.
De uma forma simples e leve, a obra fala sobre aceitação, inclusão e diversidade. Ele ensina ao pequeno leitor que os cabelos cacheados, longos, curtos, crespos ou lisos são todos únicos, lindos e especiais. A Agatha e a Alice compartilham que as crianças devem se amar do jeitinho que elas são e que todos nós devemos aprender a enxergar a beleza única de cada um, sem preconceitos e julgamentos.
“As Princesas Encaracoladas” é um exercício de empoderamento que as crianças devem exercer em seu cotidiano, para se amarem como são e respeitarem umas às outras.
Obra baseada na realidade
A ideia de produção do livro surgiu através de uma situação real que aconteceu com a autora. Cláudia relata que sua filha se sentia triste por ter o cabelo cacheado e especialmente porque uma amiguinha disse que ela não poderia ser princesa porque tem o cabelo cacheado. Foi quando percebeu que precisava lidar com isso da melhor forma, para que a filha não se sentisse inferior por não ter cabelo liso.
“Eu sou cristã e pedi a Deus para me dar uma luz. Fui dormir e acordei pensando ‘porque não escrevo um livro’? Minha filha gosta muito de livros e de princesas. Então pensei: vou contar a rotina dela, mas colocar ela de princesa, de vestido e tudo. Vou empoderar minha filha”, detalha Claudia.
A autora conta que também sofreu bullying na escola por ter os cabelos cacheados e suplicou a mãe dela para que alisasse seus cabelos, pois a mesma não aguentava mais ouvir que o seu cabelo era feio e ruim. Ela tinha apenas seis anos de idade e desde então, passou mais de trinta anos alisando os cabelos para se sentir bonita e ser aceita pela sociedade.
Ao deparar com a história da sua filha, Claudia decidiu educar pelo exemplo. Hoje ela está em transição capilar, se aceita do jeito que é e usa os cabelos naturalmente. Ao escrever o livro, a mesma se curou do trauma que sofreu na infância e conseguiu elevar a autoestima da filha que hoje ama ter os cabelos cacheados e se sente uma princesa de verdade.
Ainda segundo a autora, o objetivo da obra não é falar que algum cabelo é mais bonito que outro, mas que todos são bonitos, são maravilhosos e precisam ser respeitados e valorizados dentro da própria singularidade.
Prêmio e reconhecimento
Em razão dessa belíssima obra, Claudia ganhou o prêmio de “Melhor do Brasil nos Estados Unidos”, na categoria “Melhor escritora brasileira nos EUA - Infantil”. O evento tem o objetivo de celebrar e unir a comunidade brasileira nos EUA, assim como, promover a cultura e literatura brasileira.
Atualmente o livro está em 1º lugar na lista de mais vendidos da Amazon no Brasil, na categoria “em Jogos e Passatempos para Adolescentes e Jovens Adultos”.
Conheça mais a escritora Cláudia Kalhoefer
Cláudia é formada em enfermagem e direito. Trabalhou como Supervisora de Enfermagem em UTI-Neonatal e Pediatria em renomados hospitais no Brasil, como Hospital São Paulo e Instituto da Criança (Hospital das Clínicas). Quando estava terminando a faculdade de Direito, conheceu seu marido, que é americano.
Casaram-se e mudaram-se para o Colorado, nos EUA. Apesar de todos os desafios vivendo longe da família e dos amigos brasileiros, o amor venceu e o casal é muito feliz com sua família: três crianças preciosas e uma cachorra linda. Ter uma família grande sempre foi o sonho de Cláudia.
Atualmente, ela é Escritora, Educadora Infantil certificada pela Positive Discipline Association e Colunista do Mães Mundo Afora, @maes.mundo.afora (rede de apoio para Mães expatriadas). É também coautora dos livros: Coletânea Mãe e Coletânea Universo Feminino, mas a sua principal obra é o livro: As Princesas Encaracoladas.
Com informações: www.maesmundoafora.com
Acompanhe o trabalho da Cláudia Kalhoefer através das redes sociais:
Instagram: @myprecious_kids @asprincesasencaracoladas
Facebook: https://www.facebook.com/mypreciouskidsoficial/
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCwJn9Eqyf4ct6cZypsEZvSw
Para adquirir o livro, acesse o link: https://www.amazon.com/Princesas-Encaracoladas-Portuguese-Claudia-Kalhoefer/dp/B092L3GL6P