Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 21/06/2021 as 8:30pm

Coluna Saúde da Mulher

Os Benefícios à Saúde de Atividades Físicas   Estamos nos aproximando do verão e junto...

Os Benefícios à Saúde de Atividades Físicas

 

Estamos nos aproximando do verão e junto com o calor e as férias escolares várias são as oportunidades de aproveitar os próximos noventa e dois dias.  Porém, depois de tanto tempo dentro de casa se protegendo do Covid-19, como é possível voltar ao equilíbrio físico de antes ou aprender novos hábitos saudáveis que possam ser mantidos durante todo o ano?

 

Verão + Atividades Físicas = Saúde

 

Você  já parou para se perguntar como vai ser esse que marca o primeiro verão após o término do mais longo e tenebroso “inverno” de todos os tempos, também conhecido como “isolamento social”?

Foram quinze meses de muitas dúvidas e sofrimento devido à crise mundial formada pelo Coronavírus.

O governo estadual oficializou o fim de uma era jamais vivida pela humanidade, quando encerrou o período que incluía uma lista de restrições com o único objetivo de salvar vidas.  O sacrifício valeu a pena mas não termina por aqui. A pandemia ainda é uma realidade para todos nós. Mesmo que você já esteja vacinada contra a Covid-19 é necessário manter os cuidados preventivos tão importantes por muito tempo, principalmente por causa das variantes e o número de pessoas que ainda não estão protegidas através da vacina.

 

Porém agora que podemos aproveitar o verão sem o impedimento de frequentarmos locais públicos como: academias, parques públicos e outros eventos realizados a céu aberto, precisamos nos organizar para não desperdiçar esse curto período de dias mais longos e quentes para fazer atividades físicas. Não tem mais desculpa para ficar dentro de casa olhando para as paredes com vontade de comer tudo que não faz bem pois são muitas as opções de atividades gratuitas ou não. 

 

Os benefícios à saúde de atividades físicas ao ar livre

 

Você já parou para refletir o motivo da aparência feliz nos semblantes das pessoas durante o verão? Parece que sorrimos mais, olhamos mais nos olhos das outras pessoas. São inúmeros os benefícios de atividades físicas não somente para o corpo mas para a cabeça também. Mesmo que você já conheça todos os benefícios à saúde relacionados às atividades físicas que incluam hábitos saudáveis vale muito a pena rever alguns desses benefícios através das dicas abaixo.

 

  1. Atividades físicas contribuem para o aumento do nível de vitamina D no sangue - A vitamina D contribui na prevenção da depressão, osteoporose, derrame, infarto, câncer e outras doenças. O sol é o principal responsável pela produção ou ativação da vitamina D no organismo. Basta apenas 15 minutos por dia durante algumas vezes por semana de exposição ao sol para garantir a produção necessária. É importante avaliar se existe deficiência da vitamina D através de exames de sangue, mas é fundamental sempre o uso correto de protetor solar para proteger dos raios ultravioletas para evitar o câncer de pele.

 

  1. Atividades físicas contribuem para regular a autoestima - provavelmente esse seja o motivo de encontrarmos tantas pessoas mais felizes durante o verão. Atividades físicas regulam o organismo através da fabricação de hormônios responsáveis pelo o humor. Fazer exercícios físicos ao ar livre ou até mesmo uma simples caminhada proporciona bem-estar, fortalece os cinco sentidos como: olfato, audição, tato, audição e paladar além de ajudar a interagir com outras pessoas.

 

  1. Atividades físicas ao ar livre contribuem para aumentar a queima de calorias - alguns estudos afirmam que quem pratica exercícios físicos ao ar livre queima 10% a mais de calorias. Pessoas que fazem caminhadas ou corridas ao ar livre gastam mais calorias do que as que fazem a mesma atividade em uma esteira ergométrica. Quando atividades físicas são realizadas ao ar livre ao invés de dentro de um local fechado como na academia, por exemplo, existe uma interação com a natureza que proporciona a capacidade de permanecer por mais tempo na atividade e por isso a queima maior de calorias é possível. Além disso, fazer exercícios ao ar livre requer utilização de superfícies nem sempre planas, o que leva ao corpo a superar novos desafios a cada caminhada.

 

  1. Atividades físicas ao ar livre contribuem para fortalecer a imunidade - pesquisam apontam que fazer exercícios ou outras atividades físicas ao ar livre contribuem para o fortalecimento do organismo contra doenças. Algumas pesquisas descobriram que fazer 30 minutos de exercícios físicos ao ar livre combate a pressão alta.

 

Dicas simples para hábitos saudáveis

 

É muito fácil encontrar várias atividades disponíveis, incluindo gratuitas em todo estado e principalmente na região de Boston como:

  1. As bibliotecas públicas locais possuem oportunidades de desconto ou até ingressos gratuitos tanto para museus quanto para galerias de artes e outros espaços culturais disponíveis para quem é membro. Procure no website com antecedência para reservar o seu ingresso.
  2. Praias, lagos, piscinas e reservatórios aberto ao público com estacionamento e salva-vidas na maioria das vezes.
  3. Boston Garden - localizado no centro de Boston, o jardim oferece áreas de lazer e pedalinhos com entrada gratuita.
  4. Freedom Trail - Um passeio pelas histórias que marcaram a formação e vários outros acontecimentos políticos da Nova Inglaterra. O caminho é formado por tijolos vermelhos que indicam toda a trajetória dos principais eventos. É possível encontrar online o mapa do Freedom Trail gratuito.

(https://freetoursbyfoot.com/boston-tours/#walks)

  1. Faneuil Hall Marketplace (Mercado do Faneuil Hall) com restaurantes, lojas, shows gratuitos ao ar livre, música e muito mais.

 

Essas são algumas de muitas atividades e eventos a disposição para aproveitar durante todo ano e principalmente durante o verão. O importante é poder fazer algo que saia da rotina e acrescente experiência, conhecimento e saúde, muita saúde. Aproveite! 

 

Coluna Saúde da Mulher

Lidia Ferreira

www.plataformadigitalfeminin.com

 

 

Fonte: Lidia Ferreira

Top News