Publicado em 2/07/2021 as 2:30pm
Coluna Arilda Costa
Entrevista com a escritora Cristiane Maria Martins Galvão Minha entrevista esta semana é...
Entrevista com a escritora Cristiane Maria Martins Galvão
Minha entrevista esta semana é com a escritora Cristiane Maria Martins Galvão. Ela é doutora em Educação pela California Lutheran University e possui Mestrado em Linguística Aplicada pela UNITAU.
A autora vive na Califórnia com sua filha e marido, e ensina Língua Inglesa para crianças e adultos. É defensora do PLH (Português como Língua de Herança) e da educação bilíngue. É também apaixonada por ensino online colaborativo e tem dedicado sua carreira profissional à formação de professores de língua inglesa. Escreve e faz podcasts, promovendo o PLH e a educação bilíngue com o objetivo de motivar e encorajar famílias para que não deixem de ensinar o português como língua de herança aos seus filhos.
O seu tema favorito, o que te inspira?
O meu tema favorito é assuntos que ensinem sobre a cultura brasileira e dos Estados Unidos. Eu me inspiro em fatos reais que eu vivenciei em algum momento da minha infância e também nas coisas que quero que minha filha que tem seis anos possa vivenciar. Eu escrevo para famílias e para crianças que estão aprendendo o português como língua de herança.
O que você escuta enquanto escreve ou você prefere o silêncio?
Prefiro o silêncio. Me distraio facilmente, então o silêncio me ajuda a concentrar melhor.
Quanto tempo você leva para escrever um livro?
Depende. Tenho livros que estou escrevendo há dois anos. Já o meu livro “Quando Estou no Brasil: Na Casa da vovó” foi escrito em um final de semana. Sempre escrevo quando a inspiração vem e depois deixo o texto de lado por um tempo. Assim, eu volto com um olhar crítico e faço as modificações necessárias. Tenho vários textos que ainda serão publicados. Então, mesmo que a escrita aconteça rapidamente eu demoro um pouco para publicar, pois gosto de ler, reler e fazer as modificações necessárias no texto.
De onde vêm os seus personagens? São inspirados em pessoas reais ou em fatos?
Meus personagens são baseados em pessoas reais. Meus livros infantis têm sido inspirados na minha filha, na minha mãe, minhas sobrinhas e irmã. Tenho alguns textos que ainda não foram publicados que foram inspirados em meus alunos, em situações que vivenciei durante a pandemia e ao longo da minha carreira de professora. Um dos meus livros foi baseado em uma brincadeira que eu e a minha filha criamos. Eu acredito que compartilhar coisas que eu vivo com a minha filha traz a história para mais perto dos meus leitores.
Quem você diria que são seus antepassados literários - aqueles de quem você aprendeu mais?
Meu pai e todos os irmãos dele escreveram e publicaram livros, artigos em jornais e poesias. Minha mãe conta que, apesar de não ter publicado nenhum livro, sempre gostou de escrever. Então, cresci com esse modelo na minha família. Gosto de Cora Coralina, Maya Angelou, Clarice Lispector e Carlos Drummond de Andrade. Gosto muito de poesia, pois tem tanto sentimento, tanta conexão com a vida e com as relações humanas, tem tanta reflexão sobre o cotidiano. Tudo isso me conecta à leitura e à escrita. Depois que minha filha nasceu, vieram as histórias infantis e a vontade de ler tudo que não consegui ler na infância.
O que seus textos trazem como inspiração para outras pessoas?
Os meus textos são focados na conexão família, laços culturais, afeto e aquisição da língua portuguesa por meio da leitura. A maioria dos leitores tem comentado que quando leem o meu livro “Quando Estou no Brasil: Na Casa da Vovó” para os seus filhos, eles e as crianças viajam na imaginação e sentem saudades do Brasil, pois o livro fala sobre experiências que as crianças podem vivenciar ou já vivenciaram quando visitaram o Brasil.
O livro “Giulia, A Menina Astronauta” é um livro que inspira meninas a serem cientistas, astrônomas e quem sabe até astronautas um dia. É um livro para despertar a curiosidade das crianças. O meu desejo é que meus textos proporcionem aos leitores um sentimento de conexão com as raízes e cultura brasileira e que também despertem a curiosidade sobre diversos assuntos. Espero também que sejam um bom recurso para educadores ensinando o português como língua de herança (PLH).
Quais foram seus livros publicados até agora?
No momento, tenho dois livros publicados. “Quando Estou no Brasil: Na Casa da Vovó” e “Giulia, A Menina Astronauta”. Ambos foram publicados independentemente e estão disponíveis na Amazon.
Cita o melhor momento da sua carreira como escritora.
O momento em que recebi os meus livros impressos pelo correio. É uma sensação muito boa! Também não posso deixar de mencionar que um dos melhores momentos é quando tenho o reconhecimento dos leitores. Quando eles entram em contato para contar sobre o que eles mais gostaram na história. É muito gratificante.
Três coisas que ainda estão na sua lista de desejos?
Poder ir ao Brasil todos os anos. Viajar para a Itália. Ser professora universitária aqui nos Estados Unidos.
Você poderia antecipar uma história que você gostaria de escrever, mas ainda não escreveu?
Sim. Uma autobiografia. Apesar de eu ser jovem, já vivenciei tantas coisas que acho que vai ser uma história interessante de ser compartilhada. Mas quero publicar uma autobiografia daqui a dez anos apenas. Por enquanto estou só anotando as ideias.
Qual é a parte mais fácil e a parte mais difícil de escrever um livro?
Na minha experiência, a parte da escrita foi a mais fácil se comparada à parte financeira. Não é barato publicar um livro infantil. Há também a parte de encontrar os profissionais certos que te ajudarão a transformar o seu livro em realidade. Tive sorte e encontrei dois ilustradores incríveis. No momento, acho que a parte mais difícil é a parte de marketing, de alcance de leitores.
Algum projeto na gaveta para um futuro próximo?
Sim. Tenho alguns livros infantis em inglês que espero poder publicar em breve.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
VICTORIA REALTY- Venha realizar o seu sonho de morar na Flórida- Compra, venda e aluguel. Agente vai achar o lugar perfeito para você investir, ou morar na Flórida. Alugamos casas para temporada de férias. Ligue para Marcia Aguiar: (321) 286-6038 ou Andressa Santos: (407) 729-6983
SEGURO DENTAL- Oferecemos mais de 350 serviços. Ligue: 1-855-662-6550 ou acesse: dental50plus.com/Brazil.
BENCKE CONSTRUTORA- Invista no melhor para você, em Itapema, Santa Catarina. Desde 2004 construíndo sonhos. Financiamento direto com a construtora. www.benckeconstrutora.com. Para mais informações ligue: (617) 440-8471.
WRA REALTY- Flórida- As melhores oportunidades da Flórida. Deixe nossos especialistas encontrarem a oportunidade certa para você! Encontramos a melhor opção para você investir o seu dinheiro na Flórida e aumentar o seu rendimento. Invista em PROPRIEDADE! Fale com a corretora brasileira Fernanda Pizzamiglio. Tel: (508) 364-4606. Endereço: 7065 Westpoint Blvd. Suite 102- Orlando, FL 32835. Email: nandapizza@hotmail.com. Site: www.wra-usa.com