Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 29/07/2021 as 5:00pm

Fazendeiros reclamam de sujeira deixada por imigrantes que atravessam a fronteira

Oficiais do Departamento de Alfandega e Proteção de Fronteira (CBP, sigla em inglês)...

Fazendeiros reclamam de sujeira deixada por imigrantes que atravessam a fronteira Evan Means, do Concerned Far West Texans

Oficiais do Departamento de Alfandega e Proteção de Fronteira (CBP, sigla em inglês) relataram que fazendeiros locais reclamam de cercas rasgadas, pessoas invadindo suas propriedades e deixando lixo, incluindo sacolas plásticas que prejudicam o gado quando ingeridas.

Agricultores e pecuaristas também sentem "danos colaterais" causados pela imigração ilegal.

Evan Means disse que a imigração ilegal cresceu a olhos vistos em Far West Texas. “Sempre tivemos tráfego de imigrantes, mas eram principalmente pessoas em busca de trabalho. Mas agora, com tantas pessoas chegando, não sabemos quais são suas origens e o que elas querem”, disse. “As cercas foram cortadas, o gado foi retirado, as pessoas invadiram nossa casa de hóspedes e deixaram o chuveiro ligado por três semanas. Encontramos lixo, mochilas e sacolas em todas as nossas propriedades”.

Means disse que vizinhos com “um grande coração” gostariam de ajudar as pessoas necessitadas que podem estar com fome ou sede, mas o tamanho dos grupos que estão surgindo agora levanta preocupações.

“O cartel é grande perigoso para a comunidade, então não sabemos quem está nesses grupos que eles estão enviando. Eles podem ser todos inofensivos, mas pode haver alguém do cartel infiltradi, o que é uma ameaça, pois pode estar carregando entorpecentes”, disse ela. “Não sabemos quem está em nossa propriedade, às vezes não sabemos quem está em nossa varanda”.

Means falou em nome do grupo Concerned Far West Texans, que consiste em residentes dos condados vizinhos de Brewster, Presidio e Jeff Davis, e que visa aumentar a conscientização sobre a situação dos imigrantes em suas fazendas e pequenas cidades fronteiriças.

Ela disse que os residentes estão “muito agradecidos” pela Patrulha de Fronteira, mas alguns querem que os funcionários em Washington, D.C., venham até a fronteira e ouçam as preocupações daqueles que estão sofrendo os efeitos da imigração ilegal em primeira mão.

“Eu sinto que as pessoas em posições de poder precisam conversar com os fazendeiros, com os habitantes locais e ver como isso os está afetando e seus meios de subsistência”, disse ela. “Ser capaz de saber que somos ouvidos e que as pessoas estão vendo o que está acontecendo aqui é muito importante para nós”.

Ela disse que os residentes estão “muito agradecidos” pelo trabalho que o Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteira (CBP, sigla em inglês), mas alguns querem que os funcionários em Washington, D.C., venham até a fronteira e ouçam de perto as preocupações daqueles que estão sofrendo os efeitos da imigração ilegal. “Eu sinto que as pessoas em posições de poder precisam conversar com os fazendeiros, com os habitantes locais e ver como isso os está afetando, bem como aos seus meios de subsistência”, disse ela. “Ser capaz de saber que somos ouvidos e que as pessoas estão vendo o que está acontecendo aqui é muito importante para nós”, continou.

Policiais locais, como Danny Dominguez, xerife do condado de Presidio, dizem que o aumento de imigrantes e as reclamações dos cidadãos estão esgotando seus recursos. “Estou com falta de mão de obra, mas quando um delegado sai para fazer esse tipo de tarefa (lidar com imigrantes), isso os afasta dos cidadãos do condado e me incomoda um pouco”, disse.

O xerife disse ter empatia com os agentes do CBP, que também precisam deixar seus postos ao longo da fronteira para processar um grande número de imigrantes. Mas ele deseja que o México intensifique o controle do tráfico de pessoas.

“Localmente fazemos o nosso melhor, mas é realmente o lado mexicano que tem que fazer isso porque são eles que permitem que as atividades do cartel e enquanto o dinheiro continuar entrando, não vai parar”, disse Dominguez. “Os cartéis querem apenas o dinheiro no bolso e não se importam”, continuou.

Autoridades do CBP disseram que grande parte do tráfego de imigrantes na área de Big Bend, no Texas, vem da cidade fronteiriça mexicana de Ojinaga e de outros lugares no estado de Chihuahua. As autoridades federais se recusaram a identificar os grupos responsáveis pelo aumento do tráfico de imigrantes

Top News