Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 25/08/2021 as 10:03pm

"LEAVES"

por Victor Vauban Junior O dramaturo e diretor maranhense Victor Vauban Junior estreia a sua...

por Victor Vauban Junior

O dramaturo e diretor maranhense Victor Vauban Junior estreia a sua mais recente produção teatral, “LEAVES”, nesta Quinta-feira 12 de Agosto as 20 horas.

“Ria, Chore, Pense”

‘LEAVES’ foi escrito e dirigido por Victor Vauban Junior. A peça que traduzida literalmente significa, “Folhas” é classificada como drama doméstico. Para se inspirar e escrever seus trabalhos, Vauban sempre busca inspiração nas palavras da falecida cantora e ativista política Nina Simone, “O dever do artista é refletir os tempos”. Neste drama doméstico, o Sr. Vauban nos apresenta Muriel, uma dona de casa dedicada que vive feliz da vida com seu marido, Curtis e seus dois filhos, James e Rhonda. Eles são uma família Americana de classe média que vive uma vida normal em Syracuse, Nova York. Apesar da típica aparência feliz e convencional, esta família, como qualquer outra família, guarda segredos.

Neste drama social, Vauban aborda temas como família, lealdade, colorismo, unidade, assimilacionismo e saúde mental, que ainda é um tabu na comunidade Afro-Americana. “Procuro facilitar uma compreensão mais profunda de nós mesmo e dos outros, e uma maior aceitação de diferentes culturas e modos de ser, para que não possamos ser tão facilmente colocados uns contra os outros. Ao atingir esse objetivo, haverá uma comunidade mais bem informada e com menos discriminação e mais feliz.

O trabalho de Vauban está aos poucos ganhando reconhecimento do público e da crítica por sua abordagem envolvente e consciente de temas delicados que são tabu em nossa sociedade, como saúde mental, assimilacionismo, encarceramento em massa de pessoas de cor, colorismo com uma abrangência acadêmica e social da cultura negra. Seu principal objetivo como homem de teatro é promover a mudança social em direção à criação de uma comunidade mais segura, mais informada e coesa. Assim recentemente o DC Metro Theater Arts definiu a peça “LEAVES” – “é um triunfo da escrita, direção, atuação e design; a peça vai levá-lo às lágrimas, ao mesmo tempo que o preencherá com uma melhor compreensão das lutas da vida e da essência do amor verdadeiro. É uma peça que deve ser vista.”

SOBRE O DRAMATURGO

Radicado nos Estados Unidos desde 2003, o ator maranhense que começou sua carreira no teatro do Colégio Universitário em São Luis do Maranhão com o extinto grupo teatral, “Nova Semente” liderado por Lucia Nascimento e consequentemente Josimael Caldas. O brasileiro diz buscar inspirações no cotidiano e nos fatos ao redor do mundo que influenciam o desenvolvimento da humanidade. O menino que deixou São Luis do Maranhão em busca de novas oportunidades de trabalho nunca imaginou que um dia estaria vivendo em um pais estrangeiro falando e escrevendo em um outro idioma que não fosse o da sua terra natal; mas, sempre teve ambições. Sendo de descendência humilde, Victor mudou-se para o Rio de Janeiro com sonhos de um dia virar ator de telenovela, o que aconteceu, mas não do jeito que imaginava. Fez algumas participações em telenovelas e seriados da Rede Globo e da extinta Rede Manchete, onde concluiu não haver oportunidades para atores do seu biotipo. Com visão de ampliar suas chances no disputado mercado artístico começou a fazer aulas inglês no Instituto Brasil-Estados Unidos (graças ao Deputado estadual Antônio Neto que na época deu-lhe uma carta de referência na época); e aulas de dança com os professores (saudoso) Valter Ribeiro, Charles Nelson, Claudia Ribeiro, Valéria Monã, Mestre Boca Nua (capoeirista) e Gilberto de Assis, consagrados nomes da dança moderna e afro no Rio de Janeiro. Consequentemente entrou para a Escola Nacional de Circo da Praça da Bandeira, o que lhe abriu as portas para um novo universo. No circo trabalhou com o Beto Carrero Show, Os Trapalhões, Grand-Bartholo Circus, Circo Tihany e Gran-Circus Norte Americano.

Em Nova York, Vauban teve seus trabalhos publicados no Writer's Guild, The Guild Magazine e teve suas peças lidas no workshop do Teatro Clássico do Harlem. Ele descobriu a sua paixão pela arte da literatura escrita no "Writers in Performance" sob a tutela do diretor do programa Mario Giacalone no Tribeca Performing Arts Center. Em 2018 e 2019, teve suas peças produzidas no Strawberry Theater Festival on recebeu várias nominações e premiações de melhor ator (Xavier Michael), melhor atriz (Antonia Badon) e melhor peça Victor Vauban Junior, respectivamente.

“LEAVES” está fazendo temporada de verão no East Village em Manhattan.

 

ONDE: THEATER FOR THE NEW CITY

155 First Avenue (between 9th and 10th Streets)

East Village

 

ELENCO: Dierdra McDowell, Ben Rowe, Patricia Fields, Soyini Crenshaw, Cassandra Borgella, Riyadh Rollins, Lianne Awah, Alton Ray, Matthew Harling.

Costume design: Carolyn Adams

Set Design: Matteo Esposito , Lytza R. Colon, Victor Vauban Jr.

Light and sound: Geoffrey Christopher and Dayvis Ferreras,

 

QUANDO: August 12th to August 29th, 2021.

Thursday to Saturday 8:00 PM

Sundays 3:00 PM

Top News