Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 19/09/2021 as 1:30pm

Como ter um currículo de sucesso internacional

Uma pesquisa feita no Brasil, pela companhia de recrutamento Talenses mostrou que cerca de 91%...

Como ter um currículo de sucesso internacional recrutamento e seleção qual habilidade é mais importante na escolha de um candidato

Uma pesquisa feita no Brasil, pela companhia de recrutamento Talenses mostrou que cerca de 91% dos brasileiros sonham em morar e trabalhar fora do país. No entanto, para concorrer a essas vagas internacionais é necessário um curriculum estrangeiro que, em alguns países difere bastante do que estamos acostumados. Mas, se você também tem interesse em se concorrer a uma vaga internacional e não sabe como organizar o seu CV, fique por aí que vamos dar algumas dicas para te ajudar nessa tarefa.

Cuidado com o tamanho e as informações obrigatórias

Enquanto aqui no Brasil é necessário deixar o currículo mais enxuto, no exterior principalmente na Europa, o conceito é diferente. Nesses países é preciso colocar muito mais informação do que estamos acostumados. Então ao contrário de 1 única folha, que é o ideal por aqui, o correto fora do país é que o CV contenha de 2 folhas.

Já em relação às informações obrigatórias é essencial que você verifique as especificidades de cada país antes de montar o seu currículo, afinal cada um exige alguns dados como obrigatórios. Na Alemanha e Holanda, por exemplo, é muito importante colocar data de nascimento e foto, o que não é normal aqui no Brasil. Então sempre se atente ao país que você deseja enviar o seu curriculum.

Sumário

Outro dado importante que não costumamos ver por aqui é o summary – que corresponde ao sumário. Ele é basicamente um parágrafo onde você faz um resumão da sua experiência profissional, os idiomas que domina e as áreas que já atuou. Nessa parte devem conter dados concretos e suscintos e devem ser evitados os termos como “proativo”, “fácil de trabalhar em equipe” e afins. Foque no que realmente importa e resuma ao máximo as suas experiências de trabalho.

Experiências profissionais

Na parte do “carreer background” se atente ao formato para colocar as informações e lembre-se que no exterior todas as suas experiências contam, normalmente por aqui nós focamos apenas em colocar as que mais combinam com a vaga em questão, mas lá não.

Então organize todas as suas experiências por ordem cronológica, começando sempre do trabalho mais recente para o mais antigo. Também é importante colocar o mês, o ano e o país de cada cargo e, caso tenha feito intercâmbio ou algum trabalho internacional, pode colocar também nessa parte. É importante que a linha cronológica da sua vida esteja preenchida e o recrutador consiga entender por onde você passou e quais experiências teve.

Se atente à tradução

Muitas pessoas, na hora de escrever o currículo internacional traduzem apenas o cargo e as informações básicas contidas no documento. No entanto, lembrem-se que todo o documento deve estar traduzido para a língua do país em que você está aplicando, para realmente não perder as suas chances de conseguir a vaga.

Outro erro bastante comum é a utilização do google tradutor que, em algumas ocasiões, dá imprecisão nas palavras. Então você pode acabar escrevendo errado algum cargo que você ocupou, ou alguma experiência que viveu e acabou traduzindo com palavras erradas. Por isso o ideal, caso você não domine a língua estrangeira em questão, é pedir ajuda a um recrutador internacional ou então um tradutor para te ajudar nessa tarefa.

Sendo assim, se você também têm interesse em trabalhar fora do Brasil o ideal é sempre buscar por ajuda para não cometer nenhuma gafe e acabar perdendo a vaga para a qual você está aplicando, as nossas dicas também poderão te ajudar, se atente a elas!

Top News