Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 1/10/2021 as 7:00am

Psicóloga brasileira ajuda idosos que não falam inglês no Callahan Center, em Framingham

O Raymond J. Callahan Center, conhecido como Callahan Center, é um centro multifuncional da...

Psicóloga brasileira ajuda idosos que não falam inglês no Callahan Center, em Framingham Alana Dundon é Psicóloga, Analista Comportamental e tem mais de 15 anos de experiência na área

O Raymond J. Callahan Center, conhecido como Callahan Center, é um centro multifuncional da Prefeitura de Framingham, em Massachusetts, voltado para pessoas com mais de 55 anos, localizado na 535 Union Avenue em Framingham. A instalação, de 25.000 pés quadrados, totalmente acessível, oferece uma ampla variedade de programas de exercícios e recreativos por pouco ou nenhum custo para os participantes.

O Callahan Center conta com Assistentes Sociais que estão disponíveis para oferecer uma ampla gama de serviços para os idosos e suas famílias afim de ajudá-los no que seja necessário, como breve aconselhamento, encaminhamento para outras agencias que prestam assistencias e aplicaçoes para benefícios.

O local é um dos mais de 120 centros em todo o país que foram credenciados pelos Conselhos Nacionais de Envelhecimento / Institutos Nacionais de Centros para Idosos.

Para disponibilizar informações acerca de como funciona a instituição e ajudar a comunidade que faz parte desse público, a redação do jornal Brazilian Times conversou com a brasileira Alana Dundon. Ela é  Psicóloga, Analista Comportamental e tem mais de 15 anos de experiência na área.

Alana também é Coordenadora DME do centro e entre suas funções está o trabalho de coordenar e gerenciar o equipamento médico durável necessário para ajudar com proficiência os médicos e pacientes. Ela também ministro cursos e palestras há mais de três anos nos Estados Unidos e atualmente atua na Prefeitura como Divulgadora Bilingue dos Serviços e Programas do Callahan Center.

Um centro multifuncional da Prefeitura de Framingham voltado para pessoas com mais de 55 anos

Brazilian Times - Como vocês acolhem as pessoas? Há uma triagem ou cadastro de idosos, ou a família do idoso que recorre a vocês?*

Alana Dundon  - Para um atendimento com as assistentes sociais, faz-se necessário um agendamento prévio, visto que sou a única que fala português e espanhol e trabalho somente meio período. Quando recebo mensagem de alguém que precisa de alguma ajuda, posso verificar a melhor data para estarmos a assistente social e eu juntas para auxiliar essa pessoa. Muitas vezes as pessoas chegam até nós sem horário marcado, procuram o serviço que precisam e se podemos ajudar fazemos na hora, mas como recebemos muitas solicitaçoes para ajudar, o melhor é agendar, pois assim podemos dedicar um tempo adequado para o atendimento.

Caso as pessoas venham para participar de algum programa que o centro oferece, elas simplesmente chegam e participam. Alguns programas precisam que seja feito um registro antecipadamente. Dependendo da condição física ou mental e idade, a família nos procura e auxiliamos na necessidade da pessoa. A única pergunta que fazemos é sobre a idade, porque atendemos pessoas acima de 55 anos e se é residente de Framingham, porque alguns serviços ou programas só se aplicam a residentes da cidade.

O Raymond J. Callahan Center é conhecido como Callahan Center

BT- Quais serviços vocês oferecem?

AD- Entre os serviços prestados pelo Callahan center está:

- Empréstimo de equipamentos médicos  andador, cadeira de roda, cadeira para banheira, bengala, fraldas...);

- Comida congelada doadas pelo Daniel Table e produtos de limpeza para situações de emergência;

- Assistência para aquisição de SNAP (Programa de Assistência Nutricional Suplementar-food stamp), programa de aquecimento e eletricidade para pessoas com baixa renda;

- Recursos financeiros adicionais para auxilio familiar em caso de crise financeira;

- Orientação a respeito de doença de Alzheimer e Parkinson;

- Transporte para consultas médicas e compras em mercados;

- Pagamento ou subsídio para uso de serviço local de táxi - apenas para casos médicos. Neste caso o auxilio é para pessoas que necessitam ir à consulta médica fora de Framingham - e eu posso ajudar as pessoas com o agendamendo do táxi, servindo de intérprete. Nós temos informações sobre o ônibus e taxi em português.

- Opção de moradia pequenas, com assistência, asilos, etc;

- Breve aconselhamento - somente em inglês.

- Grupo de suportes para cuidadores, perda de visão, luto, melhora da respiração, avós que cuidam de netos - somente em inglês.

- Empréstimo de notebook, por 12 meses, para que possam se reconectar com a família ou amigos, pelo Zoom, sendo providenciado serviços através da RCN e Comcast e treinamento no uso do equipamento - somente para pessoas acima de 60 anos. Podemos providenciar voluntários que falam português para auxiliar nas aulas

BT- Quantas pessoas vocês atendem atualmente?

AD- Nós não contamos quantas pessoas. Nós temos um controle mais amplo que envolve todos os serviços. No último mês foram efetuados 375 atendimentos. Antes da pandemia, o centro atendia de 200 a 300 todos os dias. Hoje em dia atendemos de 50 a 60 pessoas por dia. Nós temos também alguns programas pelo Zoom, portanto as pessoas que não se sentem confortáveis em vir até o centro podem participar do conforto de suas casas.

BT- Como faz para ser voluntário do projeto?

AD - Existe um setor dentro do Callahan voltado para voluntariado. Os interessados em se voluntariar precisam apenas ligar e falar com Sam Swisher no telefone (508) 532-5980, Ext 4113. Mas o Sam não fala português, portanto eu posso traduzir para alguém que se interessar em se voluntariar e o meu Ramal é 4111.

BT- Há muitos brasileiros sendo acolhidos?

AD- Atendemos todas as pessoas acima de 55 anos de idade. Eu sou a única pessoa que fala português e espanhol e comecei a trabalhar em Agosto. Alguns brasileiros participavam do grupo latino-americano no passado, mas eles não deram continuidade. Nós temos um grupo que sempre participa no Dia Latino.

Nós queremos encorajar mais pessoas a vir conhecer o centro e o que nós oferecemos . Estamos pensando inclusive em oferecer nossos programas em outros locais, que não seja no Callahan, onde os brasileiros se encontram, visando atrair um maior público. A minha contratação se deu em função da comunidade brasileira conhecer muito pouco ou até desconhecer a existência do Callahan Center e o que é oferecido pela Prefeitura de Framingham, gratuitamente. Algumas vezes os brasileiros deixam de procurar pelos serviços prestados por não se comunicar em inglês. Agora não existe mais esse problema, porque sou bilíngue e posso auxiliá-los com a tradução.

O Callahan Center é um dos mais de 120 centros em todo o país que foram credenciados pelos Conselhos Nacionais de Envelhecimento

BT- O atendimento é realizado em mais de um idioma? Se sim, quais?

AD- Agora sim. Inglês, Português e Espanhol.

Para mais informações ligue para 508-532-5980, ext 4111 (Portugues).

E-mail: adundon@framinghamma.gov.

Entre na página da Prefeitura www.Framinghamma.gov/360/council-on-aging para outros serviços prestados aos idosos.

Residentes de outras cidades devem procurar o Conselho ou Centro para Idosos em sua região. Os serviços e recursos variam de uma cidade para outra.


Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624  e Somerville (617) 591-9888.

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Chelsea e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

Top News