Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 15/10/2021 as 7:00pm

Premiado em concurso de fotografia, Percy Galimberti participou de exposição coletiva no Museu da Imagem e do Som de São Paulo

A paixão de Percy Galimberti pela arte em geral vem desde muito cedo. Ele é professor,...

Premiado em concurso de fotografia, Percy Galimberti participou de exposição coletiva no Museu da Imagem e do Som de São Paulo Percy nasceu no Peru

A paixão de Percy Galimberti pela arte em geral vem desde muito cedo. Ele é professor, trabalha como psiquiatra e psicoterapeuta na cidade de Sobral, Ceará. Nasceu em Ayacucho, no Peru, nas montanhas andinas, e viveu sua infância e adolescência em Lima, aonde a família voltou a morar quando ele tinha menos de dois anos de idade.

Aos 9 anos, no ensino fundamental, conheceu a poesia de Cesar Vallejo, e aprendeu a jogar xadrez com seu irmão adolescente. Em sua pré-adolescência estudou durante dois anos em Seminário Salesiano em Lima. Aos 15 anos foi premiado em concurso regional de poesia, e aos 16 anos ganhou o primeiro lugar entre alunos secundaristas, com um ensaio sobre as relações entre o Peru e Estados Unidos. Nesse mesmo ano foi aprovado nos exames de seleção para a Universidad Nacional Mayor de San Marcos, a principal e maior universidade do Peru, e aos 18 anos foi selecionado pela Embaixada do Brasil em Lima, para fazer parte do programa de intercâmbio universitário entre Brasil e Peru.

Como estudante da Faculdade de Medicina da USP, na década de 1970 (época de intensa repressão no Brasil), sentiu a necessidade de procurar ares de liberdade e viajou para Europa, depois de editar uma antologia bilíngue com a poesia de Cesar Vallejo, poeta peruano, na época ainda desconhecido no Brasil. Retornando, finalizou seus estudos.

Cursou especialização em Psiquiatria e Psicoterapia da Infância e Adolescência na Comunidade Terapêutica ENFANCE / Instituto de Psiquiatria Social.  No começo da década de 1990 ajudou a criar e implementar o Programa de Saúde Mental da cidade de Londrina (PR), onde cursou especialização em Saúde Coletiva (UEL).  Depois disso fez Mestrado em Sociologia na PUC-SP.

Em 1999 emigrou para os Estados Unidos, onde cursou doutorado em Political Economy & Public Policies na University of Texas / Dallas, e trabalhou como Cientista Pesquisador na Texas A&M University, até seu retorno ao Brasil em 2008, contratado para trabalhar na Rede de Saúde Mental de Sobral, CE, e aprovado no concurso para professor de Psiquiatria na Faculdade de Medicina da UFC, onde leciona até hoje.

Sua dissertação de mestrado O Caminho que o Dekassegui Sonhou – Cultura e Subjetividade no Movimento Dekassegui foi publicada como livro pela Editora da PUC-SP em coedição com a Editora da UEL, em 2002.  Sua tese de doutorado Teenage Pregnancy and School Dropouts in Texas foi publicada, também como livro, em inglês, pela Editora DVM Verlag, Saarbrucken, Alemanha, em 2008.

Já em Sobral, publicou, como organizador, junto com a professora Izabelle Mont’Alverne (UVA), os livros: Sociopolítica da Saúde – Desafios e Oportunidades, em 2018, e Sociopolítica da Saúde – A Importância do SUS em Época de Instabilidade, em 2021, ambos pela editora da UVA.  Este último, inclui um capítulo seu sobre a morte voluntária, tema de seus estudos de Pós-doutorado em Ciências Sociais na PUC-SP.

Premiado em concurso de fotografia com o tema “Saúde e Sociedade”, ainda como aluno da Faculdade de Medicina; participou de exposição coletiva no Museu da Imagem e do Som de São Paulo, e teve exposições individuais em galerias de São Paulo e do Paraná. Realizou documentário em Super-8 sobre a Comunidade Terapêutica ENFANCE (1979) e registrou, também em Super-8, o Show do Versus (1977, com a participação de Chico Buarque de Hollanda, Milton Nascimento, Bibi Ferreira, Ruth Escobar e outros expoentes da arte brasileira), cujas cenas até hoje se encontram inéditas.


Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

DENTISTA JOHN PALLOTTA- Fazemos limpeza profunda, limpeza comum, coroas, venneers. Estamos localizados no 19 Muzzey Way, 3rd floor, Lexington (MA). Ligue: (978) 230-9630.

ADVOGADO STEPHEN BANDAR- Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes.  Estamos localizados  no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.

VITÓRIA MEAT MARKET- Loucura nas promoções da Vitória Market. Venha e confira você mesmo. Açougue, pães de queijo, pães de sal, frutas, verduras, biscoitos e muito mais. Estamos em promoção!  Temos 5 localizações para melhro lhe atender: Everett, Revere, Peabody, Allston e Lynn. Ligue: (617) 381-4593.

BRZ Insurance- A corretora de seguros #1 dos Brasileiros na Nova Inglaterra. Aceitamos carteira do Brasil e de outros estados. Trabalhamos com todos os seguros: Seguro de casa, Carro, Moto, Barco, e Jet Ski, Caminhões, General Liability e Workers Compensation. Entre em contato conosco via Whatsapp ou visite a localidade mais próximo de você em Malden ou Famingham: www.brzinsurance.com ou  Whatsapp: (508) 603-6777 ou  Phone: (508) 603-6777 ou  Email: info@brzinsurance.com

Fonte: Por Selma Kamin

Top News