Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 18/02/2022 as 1:00pm

Brasileiros celebram aprovação da carteira de motorista para indocumentados em Massachusetts

A quarta-feira, dia 16, marcou um dia histórico para os imigrantes que vivem em Massachusetts e...

Brasileiros celebram aprovação da carteira de motorista para indocumentados em Massachusetts Projeto é aprovado pelos deputados

A quarta-feira, dia 16, marcou um dia histórico para os imigrantes que vivem em Massachusetts e estão em situação ilegal nos Estados Unidos. Depois do Comitê de Transporte ter aprovado o projeto de lei conhecido por “Work and Family Mobility Act”, na sexta-feira, dia 11, foi a vez da Câmara dos Deputados aprovar.

Controlada pelos democratas, a votação terminou com 120 votos a favor e 36 contra. Agora, a proposta segue para o Senado, que também é controlado pelos democratas. Analistas políticos acreditam que as chances de os senadores aprovarem também é grande.

Os democratas do Senado também esperam uma votação com maioria de dois terços dos votos.

Após passar por todos os processos e ser sancionado, os imigrantes indocumentados devem apresentar pelo menos dois documentos para obter uma carteira de motorista do estado. O primeiro deve ser um passaporte válido, não expirado, ou uma identificação consular, também válida e não expirada.

Um segundo tipo de identificação pode incluir uma carteira de motorista emitida por qualquer estado ou território dos EUA, uma certidão de nascimento, uma carteira de identidade estrangeira válida ou carteira de motorista estrangeira, ou uma certidão de casamento emitida em Massachusetts.

Pelo menos um documento deve conter uma fotografia.

A notícia foi uma das mais comentadas nas redes sociais dos brasileiros que vivem em Massachusetts. Ativistas e líderes comunitário celebraram está vitória e destacaram que o projeto está a um passo de ser aprovado.  

O brasileiro Danillo Sena, que atua como Deputado Estadual por Massachusetts, fez um discurso em apoio ao projeto e agradeceu ao presidente da Casa, Ron Mariano, por guiar o projeto de lei para votação. Ele também destacou os nomes das Deputada Tricia Farley-Bouvier e Christine Barber, principais autoras da proposta. “Esta proposta de lei tem sido uma prioridade para mim desde o primeiro dia. Fiquei orgulhoso de votar sim para aprovar o projeto”, disse ele que foi aplaudido de pé pelos seus colegas de trabalho.

A Mediadora Judicial, Sue O´Brien, disse que “esta aprovação foi um grande progresso” e que pela primeira vez na história de Massachusetts os deputados aprovam um projeto que pode beneficiar milhares de imigrantes. “Finalmente podemos crer em uma luz no final do túnel e será uma grande vitória para comunidade imigrante indocumentada”, disse. “Agora nos resta continuar com a positividade de uma aprovação pelo Senado”, finalizou.

Caption

A ex-vereadora por Framingham e candidata a Deputada Estadual, Margareth Shepard, disse que mesmo antes de entrar na vida pública, lutou lado a lado com os ativistas pela aprovação de um projeto que concedesse uma carteira de motorista para indocumentados. Em abril de 2015, ela ligou pela primeira vez para um deputado em Massachusetts e solicitou uma reunião e duas horas depois recebeu uma ligação para marcar o dia e hora do encontro, “Foi a partir daí que comecei a aprender como me relacionar com a classe política”, disse ela que ainda não ocupava nenhum cargo eleito.

Ela conta que naquele ano só dois deputados do Comitê de Transporte votaram a favor da lei e Chris Walsh foi um deles. “Tenho certeza de que hoje ele está com aquele sorriso matreiro nos lábios como que me dizendo ‘eu tinha certeza que você ia ajudar a fazer este projeto se tornar realidade’”, finalizou Shepard.

A diretora-executiva do Centro do Trabalhador Brasileiro, Lenita Reason, destacou que o trabalho ainda não parou e que o projeto passou pelos deputados, mas precisa ser aprovado pelos senadores e sancionado pelo governador Charlie Baker. “Mas um degrau muito importante foi avançado”, disse ela que foi uma das ativistas que mais trabalhou pela aprovação do projeto. “E você, faz parte do time que está ajudando nesta batalha enviando cartas e e-mails ou está apenas na plateia, de braços cruzados, esperando pela vitória para só aproveitar dos benefícios?”, indagou ela ao conclamar a comunidade para continuar pressionando os legisladores. “Não seja uma esponja. Seja um guerreiro e junte-se a nós e todos que estão arduamente na frente desta batalha”, continuou.

Lenita está muito confiante que dessa vez a aprovação tem muito mais chance de acontecer. “Fizemos tudo o que podíamos até agora”, finalizou.

O ativista da área de saúde e ex-candidato a deputado federal, Michael Mecenas, disse que ficou “super feliz com a aprovação” e acrescentou que já tinha passado o tempo deste projeto ser apresentado pelos legisladores de Massachusetts. “Como eu tinha falado em minha campanha, fui um dos ativistas que lutou a favor da carteira de motorista para indocumentados porque acredito que se trata de uma necessidade básica de todo imigrante que mora no estado”, disse. “Com o resultado esmagador desta quarta, ficou claro que a maioria está do lado do projeto e os imigrantes já podem sonhar com sua carteira de motorista”, continuou.

Mecenas lembrou que ainda faltam duas etapas, o Senado e o Governador Charlie Baker, “mas o mais importante foi o projeto passar pelos deputados. “Aqui na região onde eu resido, no Cape Cod, não existe transporte público como na Grande Boston e os imigrantes precisam se locomover para ir ao trabalho, escolas, supermercados entre outros locais. Com a aprovação deste projeto, a ansiedade e pânico será amenizado entre os motoristas. Ninguém mais vai dirigir com medo de ser parado pela polícia e poder ser deportado”, explicou. “Temos uma luz no fim do túnel e estou feliz em fazer parte disso”, finalizou.

Quem também celebrou foi a ativista e presidente da Associação de Mulheres Empreendedoras (AME), Lilian Mageski. Ela disse que o momento é para celebrar, mas manter a luta para que o projeto passe em todas as etapas. “Agora vai para a votação do Senado e estamos muito perto dessa conquista”, disse. “Mas este já é um momento histórico e podemos celebrar por termos chegado até aqui”, seguiu. “Orgulhosa demais e vamos comemorar”, finalizou.

O Senador Jamie Eldridge disse que conheceu o brasileiro Danillo Sena há 20 anos. “Na época ele era um estudante brasileiro na Acton Boxborough Regional High School e me disse com lágrimas que queria ser um cidadão dos EUA. Hoje, aquele jovem se tornou um deputado estadual e fez um discurso inspirador sobre a importância da carteira de motorista para imigrantes indocumentados”, disse. “Estou muito orgulhoso de Dan defender este projeto de lei que ajuda os imigrantes, especialmente a comunidade brasileira que muitas vezes vive nas sombras da sociedade”, continuou. “Como Dan disse no plenário da Câmara, este é um projeto de lei de segurança pública e também para a justiça racial, social e do imigrante”, finalizou.



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

McGovern Honda of Boston em Everett- Carros novos e semi-novos -Fianciamento fácil -Financiamento com carteira internacional -Financiamento com ITIN -Mal crédito ou sem crédito -Todos os carros -Todos os carros são Honda Certified. Informações: 100 Broadway, Everett (MA)02149. Ligue: (617) 865-2184

BRZ Insurance- A corretora de seguros #1 dos Brasileiros na Nova Inglaterra. Aceitamos carteira do Brasil e de outros estados. Trabalhamos com todos os seguros: Seguro de casa, Carro, Moto, Barco, e Jet Ski, Caminhões, General Liability e Workers Compensation. Entre em contato conosco via Whatsapp ou visite a localidade mais próximo de você em Malden ou Famingham: www.brzinsurance.com ou  Whatsapp: (508) 603-6777 ou  Phone: (508) 603-6777 ou  Email: info@brzinsurance.com

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Chelsea e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Top News