Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 8/03/2022 as 6:00am

Mercado imobiliário de Goiânia atrai investidores

Goiânia pode ser considerada um case de sucesso quando o assunto for crescimento imobiliário. Afinal, a capital vem mostrando o seu potencial e atraindo investidores de todos os cantos.

Goiânia é uma das capitais brasileiras mais populosas do País, sendo considerada também a sétima melhor cidade do Brasil para investir em imóveis. Aliás, com o passar dos anos, o mercado imobiliário da capital se torna cada vez mais aquecido e resiliente.

Além disso, contrariando todas as expectativas financeiras trazidas pela pandemia, o setor imobiliário da capital de Goiás cresceu consideravelmente durante os últimos dois anos. Inclusive, apenas em 2021 o metro quadrado de Goiânia valorizou 21%.

Com isso, fica fácil perceber que a valorização contínua do mercado imobiliário goiano vem atraindo investidores de todo o País - não apenas da capital.

Mercado imobiliário de Goiânia - Panorama geral

Até pouco tempo, o valor do m² em Goiânia era considerado baixo, principalmente quando comparado aos valores praticados em outras capitais brasileiras.

No entanto, atualmente, o mercado imobiliário da capital está passando por uma transformação potente, ou seja, valorizando de modo constante e rápido.

Essa afirmação pode ser feita com base nos números levantados pelo mercado imobiliário da região, levantamento esse que mostrou que 2021 foi o sexto ano consecutivo de crescimento na venda de imóveis na capital goiana.

Veja o número de vendas dos últimos seis anos:

2016  1.669 unidades
2017  3.459 unidades
2018  6.473 unidades
2019  6.807 unidades
2020  8.460 unidades
2021  mais de 10.000 unidades

Goiânia fechou o ano de 2021 com 21% de valorização no metro quadrado dos imóveis novos da região, ou seja, a valorização dos apartamentos à venda em Goiânia superou os índices de inflação, IPCA e INCC do mesmo período.

Em resumo, o setor imobiliário de Goiânia vem se consolidando com o passar dos anos, mostrando um mercado sólido e confiável. O que explica os holofotes e a quantidade de investidores no mercado imobiliário da capital.

Setores mais valorizados da capital

De acordo com o índice MySide, os bairros que mais valorizaram em 2021 foram, respectivamente, o Setor Marista, com o valor do m² na média de R$ 7,7 mil; o Parque Amazônia com uma valorização de 30%; o Setor Serrinha, com 29,7% e o Setor Bueno com um aumento de 25% no valor dos imóveis.

O Setor Marista e o Setor Bueno são historicamente os bairros mais valorizados de Goiânia, inclusive o St. Marista foi a região que mais recebeu lançamentos imobiliários durante o ano passado, o número de novos empreendimentos chegou a 50.

Em 2022, o preço médio do metro quadrado de um apartamento novo de médio padrão na capital goiana será de R$ 7 mil. Para este balanço, o índice leva em consideração todos os bairros da cidade de Goiânia.

O que esperar para 2022

Em 2022, o mercado imobiliário de Goiânia deverá continuar aquecido, embora a expectativa seja de que os números alcançados durante o ano ficarão no mesmo patamar dos dígitos alcançados em 2021.

Afinal, não se pode ignorar o aumento da taxa básica de juros da economia brasileira (Selic) e as eleições presidenciais de 2022.

A expectativa da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO) é que em 2022 o aumento no valor dos imóveis fique entre 10% a 20%. Uma vez que, assim como o preço dos imóveis deve aumentar, o custo de construção também deve crescer.

Aliás, durante o período pandêmico, os principais problemas enfrentados pelo setor imobiliário de Goiânia foram justamente o aumento do preço dos materiais de construção e as paralisações das construções como medida preventiva contra a covid-19.

Mas vale frisar que o setor imobiliário de Goiânia mostrou-se um mercado resiliente e lucrativo com o passar dos anos, estabelecendo-se como um dos dos segmentos mais fortes do mercado imobiliário brasileiro.

Top News