Publicado em 15/04/2022 as 11:00am
Brasileiros que vivem em NH ameaçam boicotar eleição presidencial se não houver urnas no estado
Caiu como uma bomba na comunidade brasileira de New Hamphsire, quando o ativista...
Caiu como uma bomba na comunidade brasileira de New Hamphsire, quando o ativista comunitário Cosme Neles anunciou que o consulado brasileiro de Boston, em Massachusetts, através do Cônsul Benedicto da Fonseca que não haveria urnas para as eleições presidenciais no estado.
O anúncio já tinha sido pelo Brazilian Times no final de fevereiro e durante uma entrevista promovida pelo Grupo Mulher Brasileira (GMB) e sua diretora, Heloíza Galvão, Cosme foi informado sobre o assunto.
Ele disse que desconhecia o fato e ficou assustado, pois em 2018 o Latino Community Council, uma organização que ajuda aos brasileiros em NH, conseguiu urnas para Nashua, quando a embaixadora Glivânia de Oliveira era a cônsul.
“Me lembro que foi através de muita conversa para mostrar à embaixadora a necessidade de uma seção eleitoral em Nashua para facilitar aos brasileiros que queriam votar”, disse ele. “Para muitos é complicado se deslocar de um estado para o outro”, acrescentou.
O ativista destacou, ainda, que se houver urnas em Nashua, o número de eleitores será maior. Na última eleição, de acordo com ele, quase 800 brasileiros compareceram para votar. “Foi muito rápido a votação e eles não perderam horas de trabalho”, afirmou.
O brasileiro Ari Azamor, residente em Amherst (NH), disse que se o consulado persistir com a ideia de colocar urnas apenas em Boston, ele e sua família e alguns amigos irão boicotar a eleição. “Não vamos votar. Não tem lógica uma decisão desta. Teremos que ir duas vezes em Boston para votar (primeiro e segundo turno), além do custo com a gasolina que já está cara, teríamos que ir a Boston na noite anterior ou de madrugada para enfrentar as grandes filas”, disse. “Isso é insanidade”, se revoltou.
Paulo Cesar, um residente de Nashua, disse que prefere ficar em casa com a família a se deslocar até Boston. Ele também disse que pagar multa por não votar seria muito mais barato do que os custos que teria se viajasse para votar.
Além de Massachusetts, o consulado de Boston tem mais três estados sob a sua jurisdição: New Hampshire, Maine e Vermot.
Cosme relatou que conseguiu entrar em contato com uma pessoa responsável no Cartório Eleitoral do Exterior (TRE-DF). “Ela disse que não procede a informação de que haverá urnas apenas em Boston. “Tanta falta de informação e desencontro entre o que diz o consulado e o que fala as autoridades no Brasil deixa a população à mercê da incerteza”, afirmou o ativista.
“Esperamos que tudo se resolva da melhor forma possível e alerto aos brasileiros que o prazo final para a regularização eleitoral é dia 04 de maio”, finalizou.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
BRZ Insurance- A corretora de seguros #1 dos Brasileiros na Nova Inglaterra. Aceitamos carteira do Brasil e de outros estados. Trabalhamos com todos os seguros: Seguro de casa, Carro, Moto, Barco, e Jet Ski, Caminhões, General Liability e Workers Compensation. Entre em contato conosco via Whatsapp ou visite a localidade mais próximo de você em Malden ou Famingham: www.brzinsurance.com ou Whatsapp: (508) 603-6777 ou Phone: (508) 603-6777 ou Email: info@brzinsurance.com
CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.
CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801