Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 15/04/2022 as 10:30am

BRAZIL CONFERENCE 2022: VIII CONFERÊNCIA BRASIL NA HARVARD E MIT

A grande conferência Brasil na Harvard e MIT aconteceu nos dias 9 e 10 de abril no Hyatt...

BRAZIL CONFERENCE 2022: VIII CONFERÊNCIA BRASIL NA HARVARD E MIT Um dos momentos mais esperados pelos jovens estudantes é a HackBrazil, uma mostra competitiva de startups

A grande conferência Brasil na Harvard e MIT aconteceu nos dias 9 e 10 de abril no Hyatt Regency Cambridge, MA. Esta é a maior conferência realizada pela comunidade de estudantes brasileiros em Boston, com o propósito de promover a discussão de ideias sobre o futuro do Brasil. O evento contou com a participação de diversos alunos, professores, políticos, empresários, ativistas sociais, e artistas conhecidos como Luciano Huck e Antônio Tabet.

A inauguração da conferência não poderia ter sido melhor, os convidados de honra foram os dez jovens embaixadores, estudantes brasileiros que apresentaram seus projetos de intervenção com o objetivo de minimizar determinados problemas sociais brasileiros. As cinco regiões do Brasil foram muito bem representadas por esses jovens que são exemplo e inspiração. O primeiro painel composto pelos embaixadores foi moderado pela jornalista esportiva Glenda Kozlowski. Os projetos desenvolvidos pelas jovens mentes brasileiras variam desde estratégias para cuidados ambientais, como planos voltados para o campo da educação e geração de emprego e renda. Dos dez convidados, nove compareceram, os organizadores lamentaram a ausência de Sidney, um embaixador que infelizmente não conseguiu o visto para viajar aos EUA.

Monique Amoras, representando a região Norte do Brasil. Atua em uma Rede Internacional de Estudantes que promove o empreendedorismo social. Yasmin Moraes é da região Nordeste e apresenta um projeto de base material antirracista e feminista do Brasil, “Vulva Negra”. Raian Vasconcelos, da região Nordeste, ele lidera o maior preparatório gratuito do Brasil para o ENEM, Exame Nacional de Ensino Médio. Nas palavras de Raian “Nós acreditamos muito que o acesso ao ensino superior é fundamental para que muitos jovens possam conquistar novos voos, que sejam pessoais ou profissionais”. O jovem fala com entusiasmo que, “não existe país desenvolvido no mundo que não priorize a educação e que não dê oportunidade para os seus jovens”.

Graziele Gabriel, do Centro Oeste, levanta a bandeira dos quilombolas e povos indígenas. Defende com veemência a ciência que é produzida por esses povos. Alceu Fernandes também do Centro Oeste, representa o projeto,“Asas Integração Internacional”. O projeto visa internacionalizar a ciência do Brasil. “Compreendemos que a ciência não é um empreendimento solitário, mas sim coletivo, e quanto mais pessoas estão integradas para resolver os problemas complexos da humanidade, mais esses problemas serão melhor resolvidos, com mais mentes pensantes”. Isabela Nardi, representa o Sudeste brasileiro, cuja preocupação é cuidar das águas do rio Itabapoana, no estado do Espírito Santo, sua missão, desejo e sonho é de ver o rio reflorestado, restaurado e protegido, desde a nascente até a foz, no Oceano Atlântico. “Meu trabalho é levar a voz do Itabapoana a mais lugares, a mais pessoas promovendo a formação de lideranças e o engajamento político dessas comunidades”.

Diogo Bezerra, também representa o Sudeste. Se dedica ao ensino de Inglês e de programação de computadores para jovens da periferia, coordena o projeto “Mais 1 Code”: reprogramando a quebrada.  Do Sul do Brasil, a jovem Muriel representa a ABRIC, Associação Brasileira de Iniciação Científica. Para ela este projeto vai na contramão do que está acontecendo no Brasil: “Onde fazer ciência é algo precário, poucos jovens têm este sonho, principalmente em ser cientista e atuar dentro do país, mas por incrível que pareça tem gente querendo fazer isso, antes de entrar na universidade. Não sabemos o quanto de conteúdo científico é produzido no ensino médio. Na ABRIC, a gente divulga, dá monitoria e auxilia esses alunos”. Marcos Baldasi, do Sul do Brasil, representa o projeto “Vem ser protagonista”. A ideia é que os jovens moradores no interior do país enxerguem soluções para os lugares onde vivem. “A nossa ideia é pensar na base, em quem tem energia e brilho nos olhos para fazer esta mudança”.

As reflexões sociais e científicas foram permeadas por debates políticos, levando em consideração que a política é o motor principal que faz funcionar a máquina do país, para tanto a conferência convidou políticos, alguns dos possíveis pré-candidatos à presidência da república para uma sabatina, participaram deste painel os seguintes nomes: O ex-presidente Michel Temer, participou por teleconferência, Sérgio Moro, Jaques Wagner, Ciro Gomes, Simone Tebet e João Doria e Tabata Amaral Deputada Federal de SP.  

A voz do poder judiciário também se fez presente por meio dos representantes do Supremo Tribunal Federal: Estiveram presentes Luiz Roberto Barroso, Ricardo Lewandowski e a Ministra Carmen Lúcia participou por teleconferência.  Os ministros do STF defenderam a democracia brasileira e criticaram com veemência o populismo autoritário vigente no país.

Um dos momentos mais esperados pelos jovens estudantes é a HackBrazil, uma mostra competitiva de startups que tem o objetivo de solucionar grandes problemas brasileiros por meio de ideias inovadoras e empreendedoras. A equipe vencedora ganha um prêmio em dinheiro e apoio para acelerar a startup, montar protótipos e conectar pessoas para que soluções concretas possam resolver os problemas apresentados.

Foram cinco equipes finalistas, dessas, três, levaram a premiação em dinheiro. A primeira classificada foi a equipe do aplicativo “naPorta” que desenvolveu um sistema de mapeamento de código postal virtual nas favelas brasileiras para fazer a entrega de produtos de vendas online e delivery. A apresentação da equipe foi empolgante, o jovem empreendedor Sanderson Paju fez um discurso crítico lembrando que a imagem da favela é associada violência, pobreza, marginalização e perigo. Porém, ele advertiu que enquanto os povos das favelas são marginalizados, abandonados a sua equipe enxerga as favelas como grandes potências econômicas, um lugar de povo trabalhador, consumidor que tem o desejo e o direito de realizar compras online e receberem as suas encomendas na porta de sua casa. A equipe recebeu um cheque no valor de setenta e cinco mil reais.

A equipe classificada em segundo lugar foi com o projeto “Plific” que propõe a inclusão dos jovens no mercado de crédito, eles veem o crédito como ferramenta de trabalho, o projeto recebeu o valor de vinte mil reais. Em terceiro lugar ganhou a equipe com o projeto “MaindSun”, com o propósito de democratizar o acesso a energias renováveis. Eles desenvolveram uma tecnologia que identifica o desperdício de energia nas indústrias, comércio e residências.Eles receberam uma premiação no valor de cinco mil reais.

Os primeiros classificados ganharam o valor de setenta e cinco mil reais, de acordo com Sanderson, o idealizador do projeto: “ Esse  prêmio será totalmente investido no desenvolvimento de uma tecnologia para mapear as comunidades e dar um CEP para todos. Nós vamos desenvolver esta tecnologia com o maior parceiro de mapeamento do mundo, que é o Google acelerator for startups”. Revela emocionado.

Sanderson, vem de uma comunidade periférica de São Paulo e diz que a ideia surgiu ao sentir a dor de não poder receber encomendas compradas online, por não ter um CEP, sempre tinha que retirar as encomendas nos Correios, ou na casa de um parente ou amigo.

Quanto à emoção em ganhar em primeiro lugar, Katrine diz que: “É um sentimento de gratidão por todo trabalho que a equipe tem feito, vem se aprofundando e entendendo cada vez mais o modelo de negócio, foram dias, meses e um ano de muito trabalho duro, muita parceria. Desde o início a gente pensou em um time que complementasse um ao outro, quem é muito bom na parte de marketing, quem é muito bom na parte de operações e quem é muito bom na parte tecnológica. Cada um foi se complementando, olhar para trás e ver tudo que a gente construiu e onde a gente está agora, não tenho palavras para dimensionar tudo que a gente está vivendo”.

Sobre as perspectivas futuras, Leonardo Medeiros declara: “As perspectivas futuras são as mais óbvias, que é estar no maior número de comunidades possíveis, ajudando o máximo de pessoas, entregando o máximo de mercadorias, fazendo chegar o que nunca chegou, desenvolvendo as pessoas da comunidades que além de não receberem as suas encomendas elas sofrem pela falta de inclusão, empregabilidade e de mercado, então a gente quer levar isso para o máximo de pessoas e o máximo de comunidades, a gente quer reconhecer sempre quem está com a gente e desenvolver o máximo de moradores que estão com a gente, tem os entregadores e os líderes operacionais. Hoje estamos em uma comunidade que a nossa líder operacional é o nosso pilar, a base da nossa pirâmide, ela está no Rio de Janeiro torcendo muito, Luana é a nossa líder operacional que sempre iremos reconhecê-la. Ela está segurando as pontas enquanto estamos aqui ganhando este prêmio que é para eles também.

 A maior preocupação da Brazil Conference é fazer com que a ciência e a tecnologia caminhem em direção ao desenvolvimento social do Brasil. Todas as palestras podem ser assistidas na plataforma do youtube. Acesse o link que segue:

(28) Brazil Conference - Dia 1 - 09 de Abril 2022 - Sala BALLROOM CD (Principal) - YouTube

A grande conferência Brasil na Harvard e MIT aconteceu nos dias 9 e 10 de abril no Hyatt Regency Cambridge, MA
Brazil Conference 2022
Diogo Bezerra do Sudeste. Coordena o projeto “Mais 1 Code” reprogramando a quebrada.
Os convidados de honra foram os dez jovens embaixadores, estudantes brasileiros
Yasmin Moraes é da região Nordeste e apresenta um projeto de base material antirracista e feminista do Brasil, “Vulva Negra”
Raian Vasconcelos, da região Nordeste, ele lidera o maior preparatório gratuito do Brasil para o ENEM, Exame Nacional de Ensino Médio

 

Fonte: Eliana Marcolino

Top News