Publicado em 15/04/2022 as 2:00pm
JORNALISTA BRASILEIRA NOS EUA LANÇA LIVRO SOBRE BILINGUISMO INSPIRADO NA FILHA
Lane Baptista lança o seu primeiro livro infantil intitulado, Os Dois Idiomas de Sophia. Ela é...
Lane Baptista lança o seu primeiro livro infantil intitulado, Os Dois Idiomas de Sophia. Ela é jornalista, artista e escritora. Formada em jornalismo pela UniverCidade, no Rio de Janeiro. Pós-graduação em fotografia na University of California, San Diego (UCSD) é mestre em Artes Visuais na Tufts University/Museum of Fine Arts, Boston. Lane é carioca veio para os Estados Unidos estudar inglês, primeiramente morou em Nova York, depois foi para a Califórnia e atualmente mora em Boston. Já soma 17 anos de América. Atua Como jornalista e também tem uma empresa de fotografia.
A autora nos conta que, a ideia de escrever o livro surgiu em 2020, durante a pandemia. “Os Dois Idiomas de Sophia foi inspirado na minha filha e baseado em uma situação real: o bilinguismo. Eu tinha como propósito ensinar alguma lição através das páginas ilustradas da obra. Escolhi o bilinguismo não só porque aplico esse modelo educacional em casa, mas por fazer sentido no mercado de literatura infantil. Para mim, foi importante abordar esse assunto de forma lúdica para que as crianças e os pais se sintam engajados, se identifiquem e se divirtam com a personagem do livro”.
Ao ser perguntada sobre o processo da escrita, Lane explica que, embora seja jornalista com atuação no mundo das letras por muitos anos, ela confessa que ficou surpresa com a complexidade que é escrever um livro infantil. A autora argumenta que não é tão simples quanto parece. Explica que, o fato de os livros serem curtos, com poucas palavras e muitos desenhos, não significa que são fáceis de serem escritos, conforme descreve: “O escritor precisa se entregar por completo a esse universo de "faz-de-conta". Existe uma necessidade de adaptação do vocabulário na criação da história que deve ser direcionado à faixa-etária do público-alvo da obra. O desenvolvimento do enredo e estilos de escrita. As muitas edições até chegar à versão final. Cada detalhe é planejado minuciosamente. É um processo encantador para quem é apaixonado pela literatura infantil”.
A autora afirma que tão importante quanto o texto, são as imagens. Um livro infantil bem ilustrado enriquece o texto e estimula o prazer da leitura na criança, além de contribuir para a construção da identidade do livro.
“Acredito que a ilustração, assim como o texto escrito, educa, estimula a imaginação e dialoga com a criança. A arte que o Romont Willy criou para esta obra atrai as crianças pela sua beleza e ajuda a contar a história. Os Dois Idiomas de Sophia foi um livro cuidado passo a passo por toda a equipe de criação, com reflexão e preocupação pelo resultado final. As páginas do livro trazem uma perfeita integração entre o verbal e o não verbal.”
Para além do processo criativo, o escritor precisa contar com apoio de uma editora para materializar o projeto, nesse caso, a autora teve o suporte da ABC Multicultural, a editora que apreciou a história, acolheu e publicou o livro e vem fazendo um trabalho de divulgação. “Estamos muito felizes com a aceitação do livro ao redor do mundo”. A escritora conta animada.
Para concluir, Lane ressalta a importância, o gosto e o prazer pela leitura e a relevância do bilinguismo: “Quando a gente lê a gente transcende; a gente viaja por meio de histórias e imagens. Quando a gente ensina, a gente vai além da língua. A educação bilíngue vai além do ensino de um outro idioma. Estamos presenciando uma mudança repentina no mundo. A importância de dominar dois ou mais idiomas não é mais um diferencial, mas, sim, uma necessidade. Quanto mais cedo introduzirmos o estudo de diferentes idiomas na educação infantil melhor”.
Onde encontrar o livro?
*Em todo o mundo: Amazon e no site da ABC Multicultural
https://www.amazon.com/dp/1949363961
*No Brasil: Amazon, Americanas, Carrefour, Casas Bahia, Estante Virtual, Extra, Magazine Luiza, Mercado Livre, Ponto Frio, Shoptime e Submarino
Fonte: Eliana Marcolino