Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 7/05/2022 as 8:00am

Octávio Deluchi: músico, violonista e compositor brasileiro, premiado pelo IBLA Grand Prize

Seu interesse pela música surgiu quando se mudou para Prados, uma vez que tanto a cidade, quanto a região do Campo das Vertentes são espaços extremamente prolíficos para o fazer musical e cultural.

Camila Oliveira

Octávio Deluchi, tem 24 anos é músico, violonista e compositor. Natural de São João Del Rei (MG), ele cresceu na cidade de Prados e em 2019, com objetivo de fazer mestrado na Virgínia, partiu para os Estados Unidos. Agora, quase 3 anos depois, ele já é mestre e atualmente, doutorando pela Stony Brook University, residente da cidade de Nova Iorque/Long Island, onde também desenvolve seu trabalho na área como performer.

Seu interesse pela música surgiu quando se mudou para Prados, uma vez que tanto a cidade, quanto a região do Campo das Vertentes são espaços extremamente prolíficos para o fazer musical e cultural.

"Assim como a grande maioria da comunidade local, também fui aluno da Lira Ceciliana e de eventos como o Festival de Música de Prados e o Inverno cultural da UFSJ. O violão veio primeiro e nunca saiu. A composição é mais recente, diria que até como uma diversão, nas peças que foram publicadas em 2020 e 2022", explica Octavio.

Para ele, todos os professores e mentores que teve, por maior ou menor tempo, foram fundamentais para seu crescimento, por isso, ele tem uma profunda admiração por todos eles, nos mais diversos âmbitos.

"Atualmente trabalho e recebo orientações de João Luiz e tem sido uma experiência incrível. Outras referências que tenho ou que tenha estudado São Guilherme Vincens, Fábio Zanon, Robert Trent, Paulo Martelli, Vladmir Cerqueira e Ian Guest, que recentemente passou para outro plano", continua o brasileiro.

Quando questionado sobre as realizações profissionais que o marcaram, Octávio foi categórico: ele é apaixonado pelas realizações pequenas e diárias. "Para mim, todas as outras são consequências disso. Todos os concertos são importantes, e subir no palco é uma experiência incrível sempre", detalha.

 

Sobre o IBLA Grand Prize

Recentemente ele participou e foi premiado pelo IBLA Grand Prize, evento que acontece anualmente na Itália, e é aberto a instrumentistas, cantores e compositores de quaisquer idades e nacionalidades. Nele, os músicos são incentivados a apresentar a música que mais amam e que representa sua visão musical, e foi exatamente o que ele fez.

"Me inscrevi em 2020 e estava com malas prontas, mas por conta da pandemia tal edição foi feita on-line. Agora, felizmente foi possível voltarmos aos concertos presenciais, eles selecionaram alguns dos premiado dos últimos anos para sair em turnê, na qual fui um dos laureados", explica.

Oficialmente são promovidos concertos no Japão, Itália e Estados Unidos. Por conta de restrições de viagem relacionadas a pandemia em 2021, entretanto, ele não participou da etapa Europeia. Foram feitos concertos na Virgínia, e agora ele está no Arkansas. Também tocará no Tennessee e a etapa final é no Carnegie Hall, semana que vem, em Nova Iorque.

Para conhecer mais seu trabalho e acompanhar sua rotina profissional, acompanhe seu trabalho através do site: www.octaviodeluchi.com ou siga as redes sociais: Instagram: @odeluchi. Facebook e Youtube: octaviodeluchi.

Crédito das fotos: Albert Salgado



Top News