Publicado em 31/05/2022 as 12:00pm
Músico santista é único brasileiro a se apresentar em simpósio internacional de jazz no Texas
Ele foi o único brasileiro a se apresentar no simpósio bianual em Austin (Texas) da ISJAC – sigla para Sociedade Internacional de Compositores e Arranjadores de Jazz.
Da redação
O Jazz é uma das formas de expressão musical mais sofisticadas, e os Estados Unidos são o berço do estilo. Por conta disso, o país conta com muitos artistas premiados no gênero e faculdades com programas de renome mundial que formam músicos profissionais a partir do ensino do jazz.
O músico santista Adolfo Mendonça é um pianista que se mudou para os Estados Unidos para realizar o seu mestrado em jazz e, hoje, realiza o seu PhD em educação musical na University of Iowa. Ele foi o único brasileiro a se apresentar no simpósio bianual em Austin (Texas) da ISJAC – sigla para Sociedade Internacional de Compositores e Arranjadores de Jazz. A organização é uma comunidade internacional de músicos de jazz que inclui nomes de prestígio como Randy Brecker, Maria Schneider, John Clayton e, até a data de seu falecimento, Chick Corea.
Adolfo, que além de músico, é educador e pesquisador, apresentou sua pesquisa analisando a estrutura de composições do pianista norte-americano Lyle Mays, falecido em 2020. Apenas 20 apresentações de posters selecionados para a prestigiosa conferência, que também teve apresentações de compositores emergentes e outros já consagrados na cena norte-americana, como Jim McNeely e Terri Lyne Carrington. Os posters científicos e apresentações musicais foram realizados por professores universitários e músicos de prestígio dos Estados Unidos, Europa e Ásia.
“Na área de pesquisa científica, a área musical é tipicamente menos respeitada e, isso acontece ainda mais no jazz. Existem apenas duas grandes conferências de jazz nos Estados Unidos e, por isso, fiquei surpreso de ser o único brasileiro me apresentando aqui neste ano. Conheci músicos brilhantes de todos os continentes aqui e me sinto privilegiado de ter essa oportunidade”. Adolfo revela que seus planos futuros incluem concluir a gravação de seu primeiro álbum, concluir o seu PhD e lecionar em universidades. Antes de se mudar para os Estados Unidos, o músico foi professor do Conservatório Municipal de Guarulhos, já realizou diversos workshops voluntários em universidades e conservatórios públicos no estado de São Paulo e diz que tem interesse em continuar a colaborar com o ensino de música no Brasil.
Adolfo Mendonça
Mestre em performance de jazz pela University of South Florida
Professor do Conservatório Municipal de Guarulhos
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
ATLAS- Seu celular parcelado é aqui. Todas as marcas de Iphone e Samsung. À partir de $22,23 por mês. Ligue para Atlas Celular. Parcelamos seu celular em até 36 vezes sem juros. Ligue: (781) 730-2915.
Mass Bay Community College- as inscrições de outono estão abertas. As aulas são no campus online. Programas de 70 graus e certificado. Acesse: www.massbay.edu/OpenHouse
Beneficial Financial- você e a sua família sempre em boas mãos. Somos a empresa mais confiável no mercado de seguros com milhares de clientes satisfeitos em todo o mundo. Seguros de saúde à partir de $90 por mês. Ligue para Luiz Silva: (561) 302-2947.