Publicado em 17/07/2022 as 9:00pm
Itamaraty esclarece porque redes sociais dos Consulados de Boston, New York, Miami e outros foram suspensas
Desde o começo deste mês, a comunidade brasileira nos Estados Unidos se deparou com a...
Desde o começo deste mês, a comunidade brasileira nos Estados Unidos se deparou com a “inexistência” das páginas nas redes sociais dos Consulados Brasileiros. Depois de várias ligações e e-mails enviados, a redação achou importante esclarecer o que está a acontecer. Em Massachusetts, para muitos a página do Consulado-geral do Brasil em Boston servia como fonte de informação e orientação sobre os serviços prestados.
Eles disseram que ficaram surpresos quando procuram a página e não encontraram e entenderam o que aconteceu, pois não conseguiram achar nem um comunicado que explicasse.
Conforme as informações do Itamaraty, seguindo instruções do Palácio do Planalto, “todas as embaixadas do Brasil no exterior e postos tiveram as contas de redes sociais suspensas de forma temporária”. Além disso, elas foram trocadas por novos perfis com regras rígidas sobre o que poderá ser publicado.
Ainda, segundo o comunicado, o motivo é início do período de defeso eleitoral, que começou no dia 2 de julho e vai até o dia 31 de outubro, caso haja segundo turno nas eleições. De acordo com as normas que o regem, é proibida a veiculação de publicidade institucional, independentemente de seu caráter eleitoreiro ou de seu teor informativo, educativo ou de orientação social.
Os consulados estão vedados de publicarem no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Flickr, TikTok, LinkedIn, SoundCloud ou qualquer outra rede social.
Quanto aos perfis pessoais dos chefes de postos, embaixadores ou de servidores, a responsabilidade é dos titulares das contas. Mas o Itamaraty recomenda que a mesma medida adotada nas contas oficiais seja replicada nos perfis pessoais.
Fonte: Da redação