Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 28/07/2022 as 3:30pm

ICE transfere imigrantes detidos na cadeia de NY sem aviso prévio

Autoridades de imigração confirmaram as transferências para City Limits, na terça-feira, e advogado dizem que cerca de 35 detidos foram enviados da cadeia do condado de Orange para o Mississippi

O Departamento de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE, sigla em inglês) transferiu abruptamente dezenas de pessoas que estavam sob custódia no Orange County Correctional Facility de New York para outros locais. A denúncia foi feita por organizações que fornecem representação legal gratuita aos imigrantes detidos no local. Elas classificaram as medidas como “imprudentes”.

Desde a semana passada, advogados do Projeto de Unidade da Família Imigrante de NY (NYIFUP, sigla em inglês), que representam as pessoas detidas no local, perguntam se a agência de imigração estaria transferindo detidos depois de ouvir rumores de seus clientes e o ICE negou esses planos.

Mas os ativistas relataram na segunda-feira, dia 25, que pelo menos 35 detidos foram transferidos para o Mississippi e dois para o Centro de Detenção Federal de Buffalo (Batavia), “sem qualquer aviso prévio às famílias ou ao advogado”.

Os ativistas disseram, ainda, que pelo menos 60 transferências foram feitas.

Um porta-voz do ICE confirmou na tarde de terça-feira que “em 25 de julho, vários detidos foram transferidos da cadeia do condado de Orange para as instalações do ICE no Mississippi e New York como parte de uma redução da população prisional que afeta todas as agências que usam a instalação”, mas não forneceu um número de quantas pessoas foram transferidas. “Para acomodar várias demandas operacionais e atender aos requisitos emergentes, o ICE transfere rotineiramente indivíduos para instalações e locais designados com base no espaço e recursos disponíveis, de acordo com as necessidades da agência e de suas parceiras com as quais coordenamos esforços de todo o governo", acrescentou o porta-voz.

No domingo, os defensores receberam várias ligações de imigrantes dentro do Orange County Correctional Facility. “Estou ligando em nome daqueles que ainda estão no OCJ no Housing D1 para que o público saiba que eles estão nos transferindo sem nos dizer para onde estamos indo”, diz um comunicado do Envision Freedom Fund, citando um imigrante detido na instalação.

De acordo com as políticas de transferência do ICE, os membros da família “ou outros” não precisam ser notificados sobre tais mudanças. Mas se um detento tiver um advogado registrado no tribunal, o ICE deve notificar o advogado. Referindo-se às transferências de segunda-feira, o ICE disse que o escritório de campo de NY fez as notificações de advogados e detidos de acordo com a política de transferências da agência.

Fonte: Da redação

Top News