Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 8/08/2022 as 10:00am

ENTREVISTA: Jovem escritora lança livro “Romãs incandescentes no inverno”

A voz que respondeu a esta entrevista tem um timbre angelical, muito meiga, mas ao mesmo tempo...

ENTREVISTA: Jovem escritora lança livro “Romãs incandescentes no inverno” No livro, utilizo aspectos mitológicos para trazer à tona sentimentos e temáticas que integram a experiência humana. Foto Mariana Ayumi

A voz que respondeu a esta entrevista tem um timbre angelical, muito meiga, mas ao mesmo tempo consistente, que inspira segurança. Seu nome é Yasmin Morais, conta com apenas 22 anos de idade, mas já tem um currículo admirável. Ela é natural de Salvador, na Bahia. Atualmente, está vivendo por um ano na França, na região da Occitânia, na cidade de Toulouse. No momento, faz bacharelado em Jornalismo na Universidade Federal da Bahia, com mobilidade acadêmica de um ano de estudos na Université Toulouse 2 Jean Jaurès, em Toulouse, na França. Yasmin faz parte do Centro de Estudo e Pesquisa em Análise do Discurso e Mídia da UFBA. Tem formação pela escola americana de líderes, Global Citizen Year Academy e já iniciou uma especialização em Estudos Afro-latino-americanos em Harvard University através do programa de educação a distância do The Afro-Latin American Research Institute em Harvard University, mas teve de abandoná-la por causa da mobilidade acadêmica. Yasmin é uma escritora apaixonada por mitologia, está lançando um livro que promete encantar o público leitor. A escritora concedeu uma entrevista exclusiva ao Brazilian Times, para falar sobre a sua obra literária.

BT: Como surgiu a ideia de escrever este livro: “Romãs Incandescentes no Inverno”?

YM: O anseio por escrever o livro nasceu das minhas próprias experiências estéticas, das inspirações que tenho na mitologia grega, na poesia clássica e nas autoras e compositoras contemporâneas que dialogam com aquilo que aprecio produzir como obra. No ano de 2020, o mundo vivenciava um dos seus capítulos mais aterradores, e eu estava no Brasil em companhia da minha família e longe da minha rotina social. Tendo sido esse um período de grandes dificuldades, comecei a vivenciar processos de autoconhecimento e me aproximei de maneira mais veemente do Mito de Perséfone, a deusa grega da primavera que é conduzida ao Mundo Inferior e se torna rainha após concluir o seu processo de individuação. Perséfone torna-se a si mesma, após vivenciar o caos e o medo no Submundo e superá-los, integrá-los. Eu diria que vivenciei algo similar durante o período pandêmico. E, assim como Perséfone, estou já florescendo para a minha Primavera. 

BT: Como foi o processo de produção desta obra? (gostaria que você nos contasse sobre quanto tempo durou para escrever o livro, como é a sua rotina de escrita, escreve todos os dias?)

YM: A produção da obra “Romãs Incandescentes no Inverno”, se levarmos em conta o período que compreende a produção do seu primeiro poema até o dia em que finalmente estava concluída, durou cinco anos. O primeiro poema que produzi, foi escrito por mim no ano de 2017, antes mesmo de haver desenvolvido o conceito da obra. Sinto que o Romãs possui a sua própria vida literária no mundo e o meu inconsciente já revelava partículas da galáxia que seria esse livro desde a minha adolescência.

Porém, o conceito da obra foi concebido apenas no ano de 2020, quando de fato imergi na produção dos poemas e da prosa poética. Durante o período em que trabalhei no Romãs, me dediquei integralmente e produzi de maneira constante, um hábito que desenvolvi na infância, quando fazia exercícios literários e publicava textos e crônicas em um extinto blog que criei no ano de 2015.

Atualmente, não tenho produzido poemas ou outras peças literárias no cotidiano. Afinal, tenho me dedicado aos estudos universitários e ao meu aperfeiçoamento como jornalista em formação. Sinto que após concluir uma obra, algumas escritoras apreciam usufruir desse momento de hiato. Parir um livro é deveras complexo, precisamos também repousar. Pois a produção de uma obra literária demanda muito de nós e daquelas que nos acompanham nesse processo.

BT: Como foi o processo técnico de produção? (gostaria que voocê falasse da parte técnica do livro: O livro tem quantas páginas? Ele tem ilustrações? como foi o contato com a editora. Foi fácil para você conseguir uma editora para realizar o seu livro?

YM: Sinto que fui muitíssimo agraciada durante o processo de produção da obra. A começar pelo fato de que o meu original foi aceito pelo Selo Auroras, da Editora Penalux. Este selo é exclusivo para a publicação de mulheres e possui curadoria da escritora, jornalista e editora Dani Costa Russo. Ao longo da trajetória, Dani acolheu a mim e a minha obra de forma singular, me auxiliando e ensinando a respeito de questões específicas dentro do mercado do livro e me conferindo a liberdade para que pudesse opinar e trabalhar em conjunto na escolha de profissionais e dos pormenores da obra. 

O “Romãs Incandescentes no Inverno” possui ao todo 124 páginas e contém ilustrações autorais e inspiradas no Mito de Perséfone feitas pela ilustradora e designer Thais Menezes. Foi de suma importância conseguir realizar a produção desta obra cercada por mulheres habilidosas, talentosas e que contribuíram para que o livro fosse o que ele se tornou. Nesse processo, fiz amigas e consegui compartilhar aspectos íntimos da minha arte e da forma como aprecio expô-la no mundo. O livro também conta com um ensaio fotográfico realizado pela fotógrafa Mariana Ayumi, inspirado no Mito de Perséfone e protagonizado por mim.

BT: Sobre o conteúdo do livro: Qual é o tema principal que você propõe dialogar com os seus leitores?

YM: O livro “Romãs Incandescentes no Inverno” é uma coletânea de poemas e prosa poética dividida em quatro atos, cada qual seguindo uma ordem cronológica em relação à própria história do Mito de Perséfone. No livro, utilizo aspectos mitológicos para trazer à tona sentimentos e temáticas que integram a experiência humana, como o amor, o autoconhecimento, a melancolia, a felicidade e a morte simbólica. Esse livro possui uma alma muito sensível e através dele busco estabelecer um diálogo luminoso e obscuro com a leitora e o leitor. Pois ler o Romãs é como adentrar os jardins de Perséfone e permitir que nossas próprias almas contem as suas histórias.

BT: De onde vem esta paixão pela mitologia grega? Quem foi a sua inspiração?

YM: A mitologia grega faz parte da minha vida desde a infância, pois cresci escutando os mitos através das narrações do meu pai. Por conta disso, afirmaria que essas histórias nutriram em mim uma forte memória afetiva. Quando era uma criança, também tive contato com a coleção de livros “Percy Jackson & os Olimpianos”, que narra a história de um rapaz que se descobre semideus e filho de um dos três grandes deuses da mitologia grega.

BT: Quais são as suas principais referências literárias?

YM: Algumas das minhas referências literárias mais marcantes são Elizabeth Grant (Lana Del Rey), o autor russo Vladimir Nabokov, escritores brasileiros como Rita Santana e Cruz e Sousa e autores de língua inglesa como Oscar Wilde, Edgar Allan Poe e L. M. Montgomery. Afirmaria que cada um desses autores evoca em mim admiração por sua qualidade técnica, vanguardismo, sua paixão e suas capacidades em nos conduzir aos seus próprios mundos, deslumbrantes ou caóticos, através da Literatura.

BT: Para você, qual foi o maior desafio para se publicar este livro?

YM:O meu perfeccionismo. Passei longos anos temendo o erro e as consequências de não alcançar a perfeição. Somente após acolher as minhas inseguranças e permitir que eu, como escritora, pudesse me tornar aquilo que de fato sou, consegui sentir a confiança necessária para finalmente permitir que o livro viesse à público e realizasse os seus próprios voos.

BT: Você já publicou outros livros antes, ou seria esta a sua primeira obra?

YM: O “Romãs Incandescentes no Inverno” é o meu primeiro livro solo. Mas já participei de antologias de poemas e contos no Brasil. Fui publicada nas coletâneas "Tributo aos Orixás" (2018), "Profundanças 03" (2019), "Narrativas Negras e Insubmissas em tempos de isolamento social " (2020), "Fábulas e Lendas Africanas Reimaginadas" (2021) e "Um Pé de Ancestralidade" (2021).

Um livro de Yasmin Morais.Foto Mariana Ayumi

BT: Quais são as suas expectativas com este lançamento?

YM: Estou muitíssimo feliz, pois lançar o Romãs se trata de um sonho que se torna realidade. Sou escritora e me reconheço como tal há anos, desde cedo percebi que essa é a substância em minha alma e tenho me dedicado ao trabalho literário por longos períodos desde então. Entretanto, a inserção no mercado literário pode ser desafiadora para jovens escritoras negras, já que nossas narrativas e habilidades literárias foram subalternizadas ao decorrer dos séculos nos países de origem colonial, como o Brasil.

A minha expectativa é ser lida e partilhar com as e os leitores essas experiências estéticas em forma de poemas e prosa, tocar os seus corações e inspirá-los de alguma maneira. Desejo que o livro reafirme a sua própria vida no mundo. Almejo levá-lo para diversos estados e regiões durante o meu regresso ao Brasil. Pois, dessa forma poderei conhecer face a face quem tem apoiado o meu trabalho há anos.

BT: Como está a sua agenda de apresentação desta obra?

YM: Como estou vivendo fora do Brasil pelo período de um ano, tanto a pré-venda como o futuro lançamento oficial no mês de agosto ocorrerão em formato digital. Desde o anúncio do livro, tenho realizado a publicidade e gerido eventos em torno da obra e das temáticas mitológicas e poéticas nas minhas redes sociais, em especial no Instagram (@yasminescritora). Porém, ao retornar ao Brasil em 2023, o livro terá lançamento presencial em pelo menos dois estados.

BT: Onde o leitor poderá encontrar o seu livro?

YM: O livro está disponível no site da Editora Penalux e poderá ser adquirido em todo o Brasil durante e após o período da pré-venda, que se estenderá até o dia 22 de agosto. Adquirir o livro ainda na pré-venda é algo de suma importância. Pois, as vendas nesse período são essenciais para a autora e para a editora. Por conta disso, recomendo que quem deseje adquirir o livro, priorize comprá-lo ainda nesse período. Após a pré-venda, as vendas internacionais também estarão disponíveis mediante Amazon e envios internacionais feitos pela própria editora sob solicitação.

BT: Palavras finais: Que mensagem você deixaria para as pessoas que almejam publicar um livro?

YM: Acredite no potencial do seu trabalho. Seja organizada (o), dedique-se à escrita e ao aperfeiçoamento das suas habilidades literárias, não tema expressar os aspectos artísticos que você deseja. Mas caso tema, siga em frente ainda assim. O mundo está ávido por escritores apaixonados e suas histórias profundas e exuberantes. Compartilhe o seu presente com o mundo. Compartilhe as suas histórias.

Yasmin Morais,22 anos, lança seu primeiro livro.Foto Mariana Ayumi

 



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

BRZ Insurance- A corretora de seguros #1 dos Brasileiros na Nova Inglaterra. Aceitamos carteira do Brasil e de outros estados. Trabalhamos com todos os seguros: Seguro de casa, Carro, Moto, Barco, e Jet Ski, Caminhões, General Liability e Workers Compensation. Entre em contato conosco via Whatsapp ou visite a localidade mais próximo de você em Malden ou Famingham: www.brzinsurance.com ou  Whatsapp: (508) 603-6777 ou  Phone: (508) 603-6777 ou  Email: info@brzinsurance.com

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Fonte: Eliana Marcolino

Top News