Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 12/08/2022 as 9:00am

ALERTA DE GOLPE - Homem se apresenta como assessor jurídico do Consulado do Brasil em Boston para extorquir brasileiros

O estelionatário cria situações constrangedoras, envolvendo uma suposta adolescente para extorquir dinheiro das pessoas

Imagem usada no perfil do WhatsApp do estelionatário

 

A comunidade brasileira faz grave denúncia sobre uma nova estratégia de um golpista que cria uma situação real envolvendo principalmente homens. Eles atraem as vítimas com a participação de uma menina bonita, ela entra nas redes sociais, chama para conversar no privado, inicia um diálogo com apelo sexual, manda nudes e pede nudes da vítima, de tal forma que conseguem provas materiais para envolver a pessoa em uma situação na qual se enquadraria como pedofilia. Depois que eles conseguem envolver a pessoa, inicia o processo de extorsão. Foi o que aconteceu com o senhor CM, morador de New Jersey, que após passar por um sufoco resolveu fazer a denúncia ao jornal Brazilian Times. Ele pede a divulgação deste caso para evitar com que outras pessoas caiam na mesma armadilha que ele.

O fato aconteceu nesta semana, quando uma menina bonita entrou no messenger e começou a conversar, ela enviou fotos nua e pediu fotos dele também, mas ele não enviou nada pra ela, porém, fez comentários acerca da foto que recebeu, quando ele perguntou a idade da menina, ela disse ter 16 anos, ele pediu desculpas e não quis prosseguir com a conversa. Porém, no dia seguinte ele recebeu um telefonema de uma pessoa que se identificou como Doutor Flávio Siqueira, assessor jurídico do Consulado Brasileiro em Boston. “A pessoa é muito bem-preparada, é um estelionatário muito profissional, tem uma boa retórica que convence a gente”, diz CM. Flávio Siqueira, o estelionatário, fala para a vítima que recebeu uma notificação da delegacia do Brasil acusando CM de cometer um ato de pedofilia contra uma menor de 16 anos, CM teria pouca opção porque o caso estava na mesa de Flávio e que dali seguiria para a polícia, para a imigração e que muito em breve ele receberia uma notificação dos oficiais com ordem de prisão. Alegou que a família da menina está revoltada, e que ela tem problemas mentais e precisa fazer um tratamento psiquiátrico, portanto, eles pedem um acordo. A vítima deveria pagar o tratamento da menina para eles não darem prosseguimento na denúncia para a polícia brasileira e americana. Ele pediu o total de 24mil reais, que seria o valor do suposto tratamento, eles mandam o número de uma conta bancária para a pessoa fazer a transferência do dinheiro.

Importante destacar que o estelionatário faz uma pressão psicológica pesada na pessoa, porque ele tem em mãos o print da conversa, ele lê partes da conversa que a vítima teve com a suposta adolescente, para a vítima saber que ele realmente tem as informações.  Às vezes conseguem fotos e até vídeos das pessoas envolvidas.

O senhor CM confessa que já iria fazer a transferência do dinheiro, porém, resolveu entrar no google e pesquisar pelo nome de Flávio Siqueira, assessor jurídico do consulado brasileiro, foi aí que se deparou com uma matéria jornalística fazendo uma denúncia no “The Herald News”, matéria publicada em março de 2022 relatando outros episódios de golpe envolvendo essa mesma pessoa. Ele usa um whatsApp com o nome do consulado brasileiro de Boston e uma foto de perfil de um homem trajando farda de oficial do exército perto de uma bandeira do Brasil.

Sobre esse episódio, o Embaixador do Brasil do Consulado Geral de Boston, Benedicto Fonseca emite uma nota de esclarecimento à qual segue na íntegra.

NOTA À COMUNIDADE BRASILEIRA

O Consulado-Geral do Brasil em Boston tomou conhecimento de que indivíduo que se identifica como agente consular e assessor jurídico do Consulado tem contatado cidadãos brasileiros, por meio de mensagens em redes sociais e telefone, solicitando a transferência de valores para contas bancárias, sob alegação de que se trata de compensação por alegado crime cometido.

O mesmo indivíduo já havia sido denunciado anteriormente por tentativas de fraude. Em abril passado, o Consulado emitiu nota de alerta à comunidade brasileira sobre o tema.

O Consulado esclarece, uma vez mais, que se trata de fraude e tentativa de extorsão.

Embora, em seu perfil de Whatsapp, ele se apresente como funcionário do Consulado, e sua foto ostente a bandeira do Brasil, dando a entender que seria uma foto oficial, o Consulado esclarece que tal indivíduo não é funcionário e não tem qualquer vínculo com o governo brasileiro.

Em hipótese alguma, o Consulado solicita ou recebe valores por meio de transferência bancária. As taxas consulares são sempre recebidas mediante ordem de pagamento (“money order”) ou, no caso dos serviços presenciais, cartão de débito.

Agentes consulares e outros representantes do Consulado (como a assessora jurídica e a psicoterapeuta) estão autorizados a telefonar para cidadãos que tenham solicitado serviços consulares apenas para sanar dúvidas, fornecer esclarecimentos ou prestar assistência consular.

Com relação à assistência consular, trata-se de serviço prestado pelo Consulado sempre de maneira gratuita.

O Consulado informa que está tomando as medidas legais cabíveis ao caso, estando em contato inclusive com autoridades federais

O que aconteceu? Estelionatário usa o nome de Dr. Flávio Siqueira e do consulado brasileiro em Boston para aplicar golpes.

Como acontece o golpe? Uma menina bonita chama as pessoas nas redes sociais, provoca uma conversa de cunho sexual, ela manda fotos nua e consegue provas da pessoa para classificar como pedofilia e extorquir dinheiro da vítima.

O que fazer diante de uma suspeita? Chame a polícia e denuncie nos jornais.



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624  e Somerville (617) 591-9888.

ESL Academy- Matriculando estudantes domésticos e internacionais. Transfira-se de outras instituições educacionais para a ESL Academy. Mude seu status imigratório para F1. Faça sua aplicação fora do país. Reestabeleça seu status F1. Programas de 1 ano para o inglês como segunda língua. Níveis iniciante, intermediário, avançado e acadêmico. Ligue: (781) 313-8190. Cerca de $4mil por 1 ano, incluíndo livros.

Top News