Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 15/08/2022 as 10:00pm

Ativistas estão preocupados com habitação para requerentes de asilo em Portland (Maine)

Dois hotéis que atualmente servem como abrigos temporários não receberão mais pessoas em nenhum tipo de programa de assistência a partir de 1º de janeiro de 2023

Ativistas estão preocupados com habitação para requerentes de asilo em Portland (Maine) Comfort Inn não aceitará mais requerentes de asilo

Dezenas de pessoas em busca de asilo chegam a Portland, Maine, toda semana, apesar do anúncio emitido pela cidade, em maio, de que não poderia mais garantir moradia para estas pessoas.

Uma opção que eles estão usando atualmente são os hotéis no sul da cidade que atuam como abrigos temporários no sul da cidade. No dia 02, a Câmara de Vereadores votou para permitir que os hotéis mantivessem suas licenças em meio a preocupações dos bombeiros e chefes de polícia de South Portland em relação ao aumento nas ligações para o 911.

Essa votação colocou algumas condições para os hotéis, incluindo oferecer serviços abrangentes de saúde e serviços sociais no local, manter uma lista de hóspedes, realizar verificações frequentes de quartos e muito mais.

Uma dessas condições afeta tanto o Days Inn quanto o Comfort Inn. Estes dois hotéis já avisaram que não aceitarão mais pessoas em nenhum tipo de programa de assistência a partir de 1º de janeiro de 2023. Isso inclui requerentes de asilo, de acordo com o gerente da cidade de South Portland, Scott Morelli. "Onde essas famílias vão dormir neste fim de semana ou na próxima?", indagou Tobin Williamson, gerente da Coalizão dos Direitos dos Imigrantes do Maine. "É muito imprevisível. Às vezes, há apenas algumas famílias e poucos indivíduos que chegam, e então, sem razão, na próxima semana veremos algumas dúzias. É difícil alocar recursos quando você não sabe quantos imigrantes receberemos a cada semana”, acrescentou.

As condições impostas aos hotéis também citam o prazo de 1º de março de 2023 - a data prevista de abertura do Centro de Serviços para Sem-teto da Riverside Street de Portland - após o qual os hotéis pagarão uma multa diária até US$ 500 por hóspede que ainda estiverem hospedadas no local.

Os hotéis podem pedir às organizações que colocaram as pessoas para reembolsá-los. "Certamente será um problema para o qual queremos conscientizar e incentivar as pessoas a pensar proativamente sobre isso,  para que não deixemos para a última hora para tentar encontrar um lugar seguro para alguém ir" , afirmou Andrew Bove,  vice-presidente presidente de trabalho social da Preble Street.

As pessoas que buscam asilo ainda podem ir ao Howard Johnson and Quality Inn, mas Williamson diz que para cada quarto que fica vago, há dezenas de requerentes de asilo a espera. No entanto, ele reconheceu que os hotéis não são a configuração ideal para famílias, porque a maioria não tem cozinha e outros itens básicos de uma casa.

Ele destacou que famílias e grupos comunitários estão tendo que ligar para encontrar lugares para ficar.

Em um comunicado enviado ao News Center Maine, Morelli disse que não deveria caber a um hotel determinar se alguém tem ou não direito a um abrigo.

"Precisamos de reformas que mexam na forma como o sistema opera, incluindo um programa estatal para ajudar famílias e indivíduos com reassentamento neste estado", escreveu Morelli em um e-mail.

Top News