Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 29/08/2022 as 5:00pm

Coluna Saúde da Mulher

Coluna Saúde da Mulher

 

Psoríase: Sintomas e Relação Com a Autoestima

Agosto é conhecido como o mês de conscientização da psoríase nos Estados Unidos. Por se tratar de uma doença crônica e de causa desconhecida, muitas pessoas tem dúvidas de como tratar e principalmente sem permitir ter a autoestima afetada devido ao preconceito. Como entender esta doença e as formas de tratamento é o tema de hoje.

A psoríase é considerada uma doença autoimune inflamatória, ou seja crônica, quando o próprio organismo ataca o sistema de defesa do corpo impossibilitando a cura. O surgimento de lesões ocorre quando as células dermatológicas são atacadas pelo sistema de defesa  sendo a causa ainda desconhecida. Acredita-se que fatores genéticos e imunológicos estão relacionados com as possíveis causas, assim também como certos gatilhos que podem desencadear ou agravar as crises, como: banhos longos e muito quentes, uso de determinados medicamentos, temperatura baixa, infecções e o estresse.

A psoríase pode afetar pessoas de todas as faixas etárias e gênero, porém é mais comum entre jovens adultos. A psoríase se apresenta através de diferentes tipos, assim como os sintomas.

Os principais tipos de psoríase

Psoríase em placas ou vulgar: Responsável por mais de 90% dos casos, afetando principalmente o couro cabeludo, joelhos, dorso e cotovelos. Provocam vermelhidão cobertas por escamas esbranquiçadas. É comum o paciente se queixar de coceiras e rachaduras na parte afetada pelas lesões.

Psoríase ungueal: Afetam as unhas das mãos e pés provocando um crescimento irregular, podendo levar a deformidade e mudança de cor.

Psoríase palmoplantar: as lesões podem ser notadas pelo o surgimento na palma das mãos e sola dos pés.

Psoríase artropática ou artrite psoriásica: Se destaca por causar inflamações por outras partes do corpo, assim como as articulações, provocando rigidez nas juntas, dores e inchaço.

Psoríase gutata:  Comum entre crianças e jovens, a psoríase gutata se diferencia da vulgar pois apresenta lesões menores e mais finas que se assemelham ao formato de  gotas que surgem nos membros assim como no couro cabeludo e tronco.

Psoríase invertida: Atingem axilas, virilha, dobra dos joelhos e cotovelos, embaixo dos seios por atingir áreas do corpo que transpiram mais.

Psoríase pustulosa: Parecidas com as lesões vulgar, no entanto se caracteriza pelo aparecimento de bolhas com pus, podendo afetar todo o corpo ou uma única área.

Psoríase eritrodérmica: Sendo o tipo mais raro, provoca ardência intensa e coceiras por todo o corpo acompanhado de manchas vermelhas.

 Diagnóstico e Tratamento

Somente um dermatologista está apto para determinar tanto o diagnóstico quanto o tratamento adequado. Porém em caso de suspeita, a pessoa pode procurar um clínico geral que deverá encaminhar para o especialista para confirmar as possíveis suspeitas do quadro. Apesar de ainda não haver cura, existem várias formas de tratamento. Cada pessoa deve receber uma orientação individual para o tipo de sintoma, ou seja, o medicamento que sua amiga recebeu não deve ser usado por você sem indicação médica.

O dermatologista pode indicar o tratamento ideal que normalmente é ajustado conforme o resultado obtido. Os medicamentos mais comuns variam entre pomadas que possuem produz a redução da inflamação mas também podem ser utilizados medicamentos orais ou injetáveis. Geralmente as pessoas que seguem corretamente as orientações médicas obtém sucesso no tratamento ao perceberem a diminuição e até o desaparecimento dos sintomas.

 Quando a autoestima é comprometida

Por causa da aparência da pele é muito comum que pessoas portadoras da psoríase se queixarem de baixa autoestima. A vergonha e o preconceito das pessoas somadas com a falta de informação levam tanto os pacientes quanto as pessoas que convivem ao desconforto de se aproximarem. Quero deixar bem claro que a psoríase não é uma doença contagiosa e por isso não se deve ter medo do contato ou convívio com um portador.

É muito importante também que toda a família se envolva no apoio ao tratamento de quem sofre de psoríase buscando inclusive ajuda psicológica de especialistas licenciados. Infelizmente é comum que pessoas que são portadores da psoríase desenvolverem depressão evitando, inclusive, o convívio social devido a vergonha e o medo do preconceito. Como a causa ser desconhecida e de se tratar de uma doença crônica, é fundamental que o dermatologista recomende o auxílio de terapia e outras atividades que ajudem na melhora do estado emocional.

Da próxima vez que você se deparar com alguém que sofra de psoríase ofereça apoio e carinho e aos primeiros sintomas procure ajuda.

(Fonte Veja Saúde - Maria Tereza Santos, 2020)



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

BRZ Insurance- A corretora de seguros #1 dos Brasileiros na Nova Inglaterra. Aceitamos carteira do Brasil e de outros estados. Trabalhamos com todos os seguros: Seguro de casa, Carro, Moto, Barco, e Jet Ski, Caminhões, General Liability e Workers Compensation. Entre em contato conosco via Whatsapp ou visite a localidade mais próximo de você em Malden ou Famingham: www.brzinsurance.com ou  Whatsapp: (508) 603-6777 ou  Phone: (508) 603-6777 ou  Email: info@brzinsurance.com

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Top News