Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 7/09/2022 as 11:00am

Aymara Limma vai participar do Los Angeles Brazilian Film Festival, o maior festival de cinema brasileiro nos EUA

Após nomeação no LABRFF, em 2015, com o seu curta-metragem ‘Te Amo! Shabbat Shalom’, a carioca volta à casa e estreia como curadora. Em 2014, o filme venceu como Melhor Curta no Cinema at the Edge Independent Film Festival, em Santa Monica

Aymara Limma no Festival de Veneza_Foto de Fiorenzo de Luca

Premiada e indicada em festivais de cinema nos EUA, a atriz e diretora Aymara Limma participará da 15ª Edição do Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF), considerado o maior festival de cinema brasileiro nos Estados Unidos, de 5 a 8 de novembro de 2022. Mas, dessa vez, não estará entre os nomeados da premiação, mas como uma das integrantes do respeitável time de curadores, responsável por selecionar quem serão os concorrentes nas diversas categorias do festival.  A cineasta está muito feliz com a sua estreia no papel de curadora. “É uma honra e uma sensação de reconhecimento ser convidada para participar da curadoria de um festival tão especial e tão importante como o LABRFF. Tenho um afeto pelo festival e admiro muito a trajetória da premiação. A Meire Fernandes, diretora e fundadora do festival, faz um trabalho sério e maravilhoso”, diz a carioca, que, em 2015, com o seu curta-metragem “Te Amo! Shabbat Shalom”, concorreu entre os filmes Special Screenings do LABRFF, mas não levou. Já em 2014, o filme foi vitorioso na categoria Melhor Curta-metragem por Júri Popular no Cinema at the Edge Independent Film Festival, em Santa Monica, Califórnia (EUA).

A comédia romântica “Te Amo! Shabbat Shalom” conta a história de uma atriz que tenta conciliar sua carreira em Hollywood e as novas regras de sua conversão religiosa ao judaísmo. Aymara protagoniza e assina a direção, o roteiro e a produção do curta. Em tempo: o curta também foi selecionado para o Lucerne International Film Festival (LIFF), na Suíça.

Longe de Los Angeles devido à pandemia da Covid-19, Aymara, que hoje vive em Veneza, no Norte da Itália, matará as saudades de onde viveu, nos EUA, por quase uma década. Além de comparecer à cerimônia do LABRFF, a brasileira pretende ir para L.A., em outubro, para editar o seu primeiro longa-documentário feito em Veneza. Mas, por enquanto, ela prefere não dar detalhes sobre o novo projeto.

À frente de programa de TV e na cobertura do Festival de Cinema de Veneza

No momento, Aymara Limma está fazendo a cobertura da 79ª Edição do Festival de Cinema de Veneza, que começou no dia 31 de agosto e segue até 10 de setembro, para o seu programa de TV “Cine Arte Variety”, gravado em Veneza.  Serão vários especiais, com a presença da jornalista e crítica de cinema Flávia Guerra. “O Festival de Cinema de Veneza, assim como o Cannes, mora no meu coração. Um dos festivais que eu mais compareci em minha vida. Como sempre, está sendo incrível, os filmes concorrentes são maravilhosos, será muito difícil escolher vencedores. Infelizmente, este ano, não temos nenhum filme brasileiro. Os dias têm sido corridos, de muito trabalho, mas, também, muito gratificantes, tenho feito entrevistas com grandes atores e diretores para o meu programa. Além de ter como minha convidada a Flávia Guerra, que é maravilhosa, entende absolutamente tudo de cinema”, conta Aymara. O semanal, que já está em sua segunda temporada, é exibido em vários países, inclusive nos EUA e no Brasil, pelo canal VRT Channel.

No "Cine Arte Variety", Aymara tem entrevistado grandes nomes que contribuem para o mundo do entretenimento, como a dramaturga e diretora Christiane Jatahy, que, recentemente, ganhou o Leão de Ouro da Bienal de Teatro de Veneza, por sua carreira; a atriz e diretora Bárbara Paz, que levou o Leão de Ouro pelo filme “Babenco, alguém tem que ouvir o coração e dizer: parou”; os atores Lucas Till, protagonista da série americana “MacGyver”; Antônio Sabóia; Tony Servillo e Marcos Breda; os diretores Pitof Comar (“Mulher-gato”, da Warner Bros.), Mariano Cohn, Aly Muritiba e Milo Rau; a lenda do blues Bobby Rush e a cantora do Cirque du Soleil Camilla Bäckman; e Roberto Cicutto, o presidente da Bienal de Veneza.

Exposição de fotos com destaque na imprensa italiana

Aliás, foi em Veneza que Aymara apostou, de fato, no seu lado de fotógrafa. Em julho e agosto deste ano, ela fez sucesso com a sua exposição de fotografias de gaivotas “I am, Io sono, eu sou”, durante o badalado “Barch-in”, o cinema drive-in a bordo de um barco no Arsenal de Veneza, na Bacia do Arsenale, o antigo estaleiro da Sereníssima. A princípio, a mostra aconteceria apenas no “Cinema Barch-in”, mas a recepção tão positiva do público rendeu o convite para prorrogar a exibição, em uma semana, no próprio Arsenal de Veneza. A exposição teve citação na imprensa local, como La Piazzaweb, Arte.it, Cinemaitaliano.info, La Stampa e Adcgroup.it.  

No início da pandemia nasceu o “The Gabbiani Project” (“O Projeto Gaivotas”, em tradução livre), de maneira despretensiosa, mas tomou forma e, hoje, Aymara tem mais de dez mil registros de gaivotas. O processo de criação não foi fácil. “Foi bem difícil o início, por aqui (em Veneza). Muitas vezes era muito solitário. Com a pandemia, eu me senti ainda mais perdida e resolvi pegar a câmera e comecei a fotografar gaivotas. Fotografá-las me salvou durante o lockdown. Eu me apaixonei pelas gaivotas”, derrete-se ela, que pensa em percorrer com a sua mostra por cidades da Itália e de outros países da Europa e dos EUA.

Sobre Aymara Limma

Aymara Limma ou Brazilian Firecracker, como ficou conhecida em Los Angeles pela sua paixão e energia nos palcos, é uma atriz carioca, apaixonada pelas artes. Internacionalmente, atuou no longa “Cidade dos Anjos” (com Nicolas Cage e Meg Ryan), de 1998. No Brasil, em 2003, apresentou o espetáculo “As Aventuras de Tom Sawyer”, que venceu em quatro categorias o Prêmio Maria Clara Machado.

Indicada ao Prêmio Quality Gold 2018, na categoria profissional do ano, a atriz iniciou a carreira na TV, em 1989, com a minissérie “Capitães de Areia”, dirigida por Walter Lima Jr, na Rede Bandeirantes. Em sua formação, teve aulas com competentes professores do Tablado e renomados mestres em Hollywood, na Beverly Hills Playhouse (Milton Katselas e Jeffrey Tambor).

Aymara é roteirista, diretora, produtora e protagonista do premiado filme “Te Amo! Shabbat Shalom. E em 2016, ela lançou o curta-metragem “Incondicional”, em que mais uma vez assina o roteiro, a direção e produção e ainda estrela.

Top News