Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 16/09/2022 as 10:00am

EM MASSACHUSETTS - Organizações intensificam campanha “vote sim” para manter a lei da carteira de motorista para indocumentados

Um secretário de transporte da administração Michael Dukakis, a Associação de Chefes de...

EM MASSACHUSETTS - Organizações intensificam campanha “vote sim” para manter a lei da carteira de motorista para indocumentados Campanha vai orientar eleitores sobre importância da lei

Um secretário de transporte da administração Michael Dukakis, a Associação de Chefes de Polícia das Grandes Cidades de Massachusetts e o xerife do Condado de Middlesex, Peter Koutoujian, estão entre as figuras públicas que trabalharão para convencer os eleitores a manter a lei que concede carteira de motorista para imigrantes indocumentados no estado.

A lei que foi aprovada pelos legisladores, depois vetada pelo governador Charlie Baker, cujo veto foi derrubado pelos deputados e senadores, foi confirmada na cédula eleitoral na votação de 8 de novembro. Isso aconteceu depois que uma coalizão de republicanos conseguiu o a quantidade de assinaturas exigida para que a questão fosse inserida.

Agora, os apoiadores da lei iniciaram a campanha “Yes on 4” que já conta com o apoio de dezenas de autoridades policiais, oficiais, trabalhadores e grupos comunitários, organizações de direitos dos imigrantes e empresas locais.

O chefe de polícia de Lawrence, Roy Vasque, que é vice-presidente da Associação de Chefes de Polícia das Maiores Cidades de Massachusetts (MMCC, sigla em inglês), disse que votar sim para manter a lei é uma questão de bom senso. “Todos nós estaremos mais seguros se todos os motoristas na estrada passarem no teste de direção, tiverem seguro e carteira”, afirmou.

A campanha “Yes On 4” disse que todos os outros 41 membros do MMCC apoiam a medida que os democratas aprovaram em junho ao derrubar o veto do governador.

A campanha também conta com o apoio de mais de 270 grupos, entre eles a Massachusetts AFL-CIO, Alliance for Business Leadership e Cambridge Health Alliance.

Fred Salvucci, que atuou como secretário de transporte por um total de 12 anos sob o governador democrata Michael Dukakis, disse que “nenhuma lei faz mais” para melhorar a segurança rodoviária e a mobilidade do que esta. “Isso garantiria que mais motoristas passassem no teste de estrada e se tornassem segurados, além de permitir que as famílias realizassem tarefas essenciais legalmente, como levar seus filhos ao médico, escolas, ir ao mercado e trabalho”, disse.

O gabinete do secretário de Estado William Galvin anunciou na sexta-feira, dia 09, que a campanha por trás da revogação da lei apresentou 71.883 assinaturas de eleitores cadastrado a votarem, muito mais do que as 40.120 necessárias para inserir a questão na cédula de 8 de novembro.

A medida aparecerá como “Question 4” e o eleitor terá a opção de votar “Yes” ou “No”. Votando “sim”, ele estará apoiando a lei.

Vários ativistas brasileiros e organizações também intensificaram o trabalho para que os eleitores votem para manter a lei. Lídia Souza, presidente do New England Community Center, disse que “todos devem fazer o máximo possível para conscientizar as pessoas a votarem sim na questão 4”. Ela destacou que o Work and Family Mobility Act vai, não apenas garantir a segurança nas estradas, mas dar uma nova vida aos imigrantes.

Quem também vai conversar com os eleitores e mostrar a importância da lei são os três brasileiros que já foram eleitos para Deputado Estadual, Dan Sena (reeleito), Rita Mendes e Priscilla Sousa. Como eles venceram as primárias e não têm adversários, a eleição de novembro será apenas simbólica. Diante disso, o trabalho deles alcançar o máximo de eleitores possível para que votem sim na questão 4.

“Devemos manter como prioridade a luta para que em novembro os eleitores digam ‘sim’ para que o projeto já aprovado continue e entre em vigor no próximo ano”, disse Dan Sena. “Peço aos brasileiros que estão aptos a votar para não faltar a este dia importante e pedir aos seus patrões e vizinhos que também votem em favor da carteira”, acrescentou.

Danillo Sena foi reeleito
Lídia Sousa destaque que todos devem se unir para que a lei continue

Top News